Brasil,

Grafitaço alerta para importância da reciclagem em comunidade de SP

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Inzinna
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

No próximo sábado (03/10), artistas de diversas regiões de São Paulo fazem um grafitaço no Jd. São Remo, zona oeste da capital, para conscientizar os moradores sobre a importância de reciclar o lixo que produzem. A iniciativa do projeto Óleo pelo Futuro reúne nove grafiteiros para colorir o Escadão São Remo, com a temática reciclagem e meio ambiente, mostrando para a população como cada um pode fazer a sua parte para deixar a comunidade mais limpa.

Camilo Thomaz Benedito, popularmente conhecido como Sapiens, é um dos convidados. Formado em Ciências Sociais, ele usa o grafite e a intervenção urbana como formas de questionar a sociedade e promover ações cidadãs, com trabalhos no Brasil, Canadá, Cuba e Portugal. A paulistana Ziza é outro destaque, com traços característicos que privilegiam a figura feminina, com influência da diáspora africana. Morador da São Remo, Izu é mais um dos artistas que se juntam ao grafitaço, conhecido por seus grafites de abelha espalhados pela capital paulista.

Também participam os grafiteiros Joks, Monster Ectoplasma, Dimy Unclear, Douglas Santos, Mirage, Cléo (Tamojunto) e John (Tamojunto) – com trabalhos reconhecidos em todo o Brasil.

Ação Social | Reciclagem também gera renda

O grafitaço faz parte do projeto Óleo pelo Futuro, que conscientiza a população sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado. Para incentivar a reciclagem no Jd. São Remo, desde setembro, óleo usado e garrafas plásticas podem ser trocados por dinheiro em pontos de coleta da comunidade, com o uso do aplicativo Óleo pelo Futuro, criado pela CICLA, especializada no desenvolvimento de projetos de economia circular, em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Com a implantação da plataforma online, os moradores passarão a receber R$0,50 por cada litro de óleo usado coletado e poderão vender garrafas plásticas, que valem R$ 0,50 o quilo.

“Como o nosso objetivo é expandir o uso do aplicativo, e o mesmo sistema de compensação financeira para outras comunidades no próximo ano, convidamos grafiteiros de diferentes comunidades de São Paulo, o que permite um intercâmbio de estilos e ajuda a difundir o projeto para outras regiões, além da São Remo”, diz Daniel Carvalho, CEO da Cicla.

Sobre a Cicla:

A CICLA é uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos de economia circular, logística reversa empresarial e sistemas de coleta seletiva. Fundada em 2011, a organização conecta indústrias, cooperativas de reciclagem, catadores, coletores e sociedade, colocando em prática soluções eficientes para diminuir a geração de resíduos sólidos urbanos e aumentar as taxas de reciclagem no Brasil, fortalecendo organizações de catadores e promovendo mobilizações sociais.

Nos últimos nove anos, a Cicla já desenvolveu projetos em parceria com grandes empresas como Gerdau, Grupo Boticário e Instituto Coca-Cola. Mais recentemente, a consultoria firmou um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a realização da campanha Óleo pelo Futuro, de conscientização da população sobre a importância de reciclar o óleo de cozinha.

Sobre o Óleo pelo Futuro:

O projeto Óleo pelo Futuro é desenvolvido pela Cicla em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com foco no fortalecimento da economia circular por meio de apoio às cooperativas, à abertura de uma central de beneficiamento e na mobilização e conscientização da população sobre a importância de reciclar o óleo de cozinha. A iniciativa coloca em prática o sistema de economia circular, em que os cidadãos entregam óleo usado em pontos de entrega do projeto, esse óleo é enviado a cooperativas onde é tratado e depois revendido para indústrias (em sua maioria, produtoras de sabão, detergentes e até tintas à base de óleo e biodiesel). Entre 2017 e 2020, a campanha deu suporte para a coleta de 14 milhões de litros de óleo, envolvendo mais de 90 cooperativas em todo o Estado de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar