Brasil,

TV brasileira: 70 anos transmitindo histórias

TV brasileira: 70 anos transmitindo histórias

70 anos da TV no Brasil

Maurício Kakassu

Neste mês, a televisão brasileira completou sua sétima década, são 70 anos levando informação, educação, cultura e entretenimento para pessoas, sem distinção de classe, credo ou raça. Qualquer um pode conhecer novos lugares sem sair da sala de casa; assistir a um bom espetáculo sem precisar pagar pelo ingresso ou esperar na fila; estudar sem precisar deslocar para outro local... São tantas vivências que a TV aberta nos proporciona e, muitas vezes, não percebemos a grandiosidade do seu serviço.

Tudo que é transmitido pela TV aberta chega a nós de forma gratuita, pois é de conhecimento de todos sua importância para a população e para o Brasil. A cadeia de valor, formada pelos canais de TV, fabricantes de receptores e transmissores, empresas de software e as universidades e centros de pesquisa, gera milhares de empregos no país, promove o desenvolvimento de tecnologia local e é referência internacional – motivo de orgulho para todos nós.

Existe um ditado que diz “o brasileiro não desiste nunca”, e como boa brasileira, assim é a nossa TV aberta. Nestes 70 anos de história, surgiu o serviço de TV por assinatura, plataformas de streaming e outras formas de entrega de conteúdos audiovisuais, mas, ainda assim, a TV aberta continua a se desenvolver, porque sabe que é a principal fonte de informação e entretenimento da população brasileira.

Em 1950, quando começou, o sinal da TV aberta era analógico, sua imagem era em preto e branco e o som era mono. Na década de 1970, passou a transmitir imagens coloridas e, no final dos anos 1980, o som virou estéreo. Em 2007, o sinal começou a ser digital, a imagem virou HD e o som passou a ser em 5.1. E, agora, nos anos 2020, completando 70 anos de história, a TV aberta reserva o melhor para os próximos anos, pois, assim como nós, ela se adapta ao tempo e as novas tecnologias.

A televisão evoluiu para ter recursos como o targeted advertising, VOD, HDR e áudio imersivo, possibilitando que a população tenha acesso ao estado da arte da tecnologia em seus lares e um serviço com cada vez mais qualidade e, o melhor, sem custo.

E, aos 70 anos de caminhada, a TV aberta brasileira mantém o entusiasmo de um jovem adolescente que espera ansiosamente pelo futuro e, se depender dos profissionais da sua cadeia de valor, e dos telespectadores que a prestigiam, a viagem continuará sendo fantástica!

Maurício Kakassu é superintendente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD).

SOBRE O FÓRUM SBTVD

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo