Brasil,

Prédio residencial Mais Sustentável do País

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natasha Heinz
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Perspectiva fachada - Divulgação Perspectiva fachada - Divulgação

Projeto da Capitânia Investimentos Imobiliários, IDEA BAGÉ une sustentabilidade, tecnologia e eficiência

Prédio Residencial Mais Sustentável, Inteligente e Eficiente do País Está em Construção em Porto Alegre, Rio Grande do Sul

O conceito Idea de empreendimentos agrega inovação e diferenciais exclusivos, além de reunir todos os atributos sustentáveis em um único empreendimento...

Um empreendimento inédito no mercado imobiliário do Brasil está em fase final de construção em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O IDEA Bagé será um edifício residencial inovador, com diferenciais exclusivos voltados à sustentabilidade. Com um sistema com 130m² de paineis fotovoltaicos, terá capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial do prédio e, ainda, até um terço da energia a ser consumida pelos 14 apartamentos que o compõem. Além disso, o empreendimento alia tecnologia e automação para o consumo consciente de água e energia, com chuveiros ecológicos, aplicação de Internet das Coisas (IoT) e fachada autolimpante e termicamente e acusticamente eficiente. Com investimento inicial de R$ 8 milhões, o empreendimento tem previsão de finalização para dezembro deste ano.

"O IDEA Bagé se soma a um padrão de empreendimentos que a Capitânia Investimentos Imobiliários trouxe ao mercado, porém agregando inovação e diferenciais exclusivos", afirma o arquiteto e sócio da Capitânia, Renato Turquenitch. Segundo ele, o prédio foi totalmente projetado para atender os conceitos ecofriendly, como por exemplo: um sistema de aquecimento de água central, que se vale de tecnologia sustentável para transformar o calor do sol em água quente e painéis fotovoltaicos para geração de energia, utilização de lâmpadas LED em toda área condominial, portaria virtual autônoma e aplicação de Internet das Coisas (IoT), que permitirá ao morador acompanhar em tempo real, via aplicativo instalado em seu smartphone, o consumo de água, gás e energia do prédio e de seu apartamento e do prédio.

Economia de água

Outro diferencial do IDEA Bagé é a utilização de misturadores e chuveiros ecológicos, que chegam a reduzir em até 60% o consumo de água. "Para ter uma ideia, os chuveiros normais costumam ter uma vazão que varia de 18 a 30 litros por minuto. O chuveiro que será instalado nos apartamentos do IDEA Bagé tem uma vazão constante de 10 litros por minuto, que atende aos requisitos de construções sustentáveis. Isso ajuda a diminuir o impacto negativo no ambiente, e ainda proporciona uma boa economia na conta de água todo mês, sem tirar a sensação de conforto do banho”, destaca Mauro Touguinha, engenheiro e sócio da Capitânia.

Mauro conta ainda que o prédio contará com aproveitamento de água da chuva e da gerada por condensação nos aparelhos de ar-condicionado. “Se 20 aparelhos de ar-condicionado ficarem ligados por dia no prédio, conseguiremos economizar uma média de 400 litros de água diariamente”, destaca o engenheiro.

Fachada autolimpante e termicamente eficiente

Um dos fatores que tornam o IDEA Bagé exclusivo é a sua fachada com acabamento autolimpante, que garante a eliminação de pó e sujeira a partir da água da chuva, mantendo o bom aspecto do prédio com praticidade e economia. O projeto também prevê que a fachada seja acústica e termicamente eficiente, o que colabora para a redução do consumo de energia para climatização no interior do prédio além da utilização de vidros duplos insulados nos dormitórios.

O IDEA BAGÉ

Localizado no coração do bairro Petrópolis em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o IDEA Bagé representa uma visão de futuro sustentável, inteligente, econômico e confortável. O empreendimento conta com 14 apartamentos de 112 e 100m², cada um com três suítes, duas vagas de estacionamento (com depósito e espera individual para carro elétrico), sacadas e brises móveis na fachada, para melhor aproveitamento da luz e garantia de conforto térmico. O IDEA Bagé oferece bicicletário, portaria autônoma virtual, iluminação 100% em LED e sensores inteligentes que medem instantaneamente os consumos de água, energia e gás e controlam os sistemas do prédio, por meio da Internet das Coisas (IoT).

CONCEITO IDEA

Um prédio é projetado para uma vida útil de 50 anos. Estudos mostram que os custos de morar num apartamento – condomínio, portaria, segurança, lavagem e repinturas da fachada, água, luz e gás, entre outros – ao longo destes 50 anos, chegam próximos ao valor de sua aquisição. O conceito IDEA nasceu do desafio que a Capitânia se impôs de reduzir o custo de morar nestes 50 anos, oferecendo ao mercado prédios sustentáveis, econômicos e eficazes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar