Brasil,

Justiça brasileira cadastrou mais de sete milhões de novos processos por meio do SAJ em 2019

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luan Martendal
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Análise da Softplan com base nos dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indica que índice de produtividade dos seis Tribunais Estaduais que utilizam o SAJ evoluiu 27% entre 2016 e 2019

Mais se sete milhões de processos judiciais - 97% deles eletrônicos - ingressaram no Sistema de Automação da Justiça (SAJ) ao longo de 2019, conforme dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) analisados neste mês pela Softplan, empresa desenvolvedora do software. O SAJ é um dos principais sistemas de gestão processual na Justiça Brasileira e está presente em seis dos 27 Tribunais de Justiça do Brasil, nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul e São Paulo - este último, o maior Tribunal de Justiça do mundo em volume de processos.

Hoje o SAJ é utilizado por cerca de 3,5 mil magistrados e 92,1 mil servidores de 1ª e 2ª instâncias, em todas as competências processuais, e é considerado um recurso que influencia todos os aspectos operacionais, táticos e estratégicos da Corte.

Segundo Tiago Melo, gerente de Produto e especialista em Ciência de Dados Aplicada à Justiça na Softplan, o custo direto da operação e manutenção de um sistema de gestão de processos, seja ele público ou privado, é relativamente baixo e corresponde a aproximadamente 1% da despesa total da instituição. Em contrapartida, o impacto do sistema na organização é significativo. “É esse sistema que impulsiona a prestação jurisdicional, juntamente com a estrutura física disponível do Tribunal, infraestrutura de TI e o corpo técnico-jurídico de servidores e magistrados”, ressalta Tiago Melo.

Produtividade e celeridade

Os Tribunais SAJ também se destacam nos índices de produtividade. O principal deles, o Índice de Atendimento à Demanda (IAD) ficou em 1,12, o que significa que a cada 100 novos processos, 112 foram julgados, reduzindo o estoque de processos pendentes. O resultado foi melhor ainda no IAD da Fase de Conhecimento, que é a fase processual que demanda maior esforço cognitivo dos magistrados e serventuários dentro dos gabinetes. Este indicador fechou o ano em 1,259.

Outros dois indicadores apresentaram resultados consistentes: o Índice de Produtividade do Magistrado (IPM), que mede a quantidade de processos baixados dividida pela quantidade de magistrados atuantes, e o Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), que mensura o nível de eficiência dos Tribunais levando em conta aspectos relacionados a despesas, produtividade e força de trabalho. Em 2019, 1.711 processos foram baixados em média por magistrado, evolução de 23% comparado a 2016, com o uso do SAJ. O resultado do IPC-Jus tem um comportamento similar. Em 2019, o crescimento desse indicador é 27% superior ao aferido em 2016. O IPC-Jus varia de 0 a 1, sendo 1 o valor de referência para o Tribunal mais eficiente em cada grupo de porte. O IPC-Jus entre os Tribunais SAJ foi de 0,806 no ano passado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo