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Natura identifica aumento da qualidade de vida de sua rede de consultoras

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Simões
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Dados constam no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Consultoras Natura, ferramenta estratégica da empresa para acompanhamento e gestão das Vendas por Relações

No Dia da Consultora de Beleza (22/09), a Natura comemora avanços no Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras Natura (IDH-CN), que cresceu 3,1% em 2019 em comparação a 2017. As principais razões para esse aumento são os investimentos realizados pela empresa em saúde e educação financeira para essas profissionais.

Em 2019, os indicadores de saúde registraram um aumento de 11,5%, enquanto os de educação financeira cresceram 26,1%. O índice também mostra que, ao trabalhar como consultora Natura por um ano, o IDH da profissional aumenta, em média, 1,8%. Além disso, as Consultoras Natura possuem cerca de 12,4 anos de estudos, uma média acima do IDH do Brasil, que é de 7,7 anos. No tópico Cidadania, contudo, foi registrado uma queda de 15,5% devido à piora na percepção sobre política e vida pública.

Para a Natura, ter o seu próprio índice é de imensa importância. É a partir desses números que é possível entender os impactos da atividade de consultoria na vida dessas profissionais, bem como suas particularidades. "Dessa forma, podemos criar estratégias de gestão e de investimento social. Nós queremos entender como podemos contribuir para que nossas consultoras tenham uma melhor qualidade de vida. Afinal, a Venda por Relações é o que faz a empresa ser o que ela é hoje em dia", comenta Penelope Uiehara, diretora de marketing e relacionamento da Natura.

Alguns aspectos impulsionaram o crescimento do IDH-CN, como os investimentos da Natura em educação financeira em períodos de crises, incluindo cursos de economia doméstica via WhatsApp, além de orientações contra fake news e digitalização do modelo de negócio. A saúde também é uma questão importante, por isso foram realizadas diversas ações em apoio às consultoras durante a pandemia de Covid-19. Entre elas, a criação de um fundo emergencial para profissionais em situação de vulnerabilidade, que já atendeu cerca de 3.350 consultoras desde abril; a criação de uma Rede de Apoio e Proteção às Mulheres Vítimas de Violência pelo Movimento Natura, que pode ser acessada pela ferramenta TINA, a qual teve 1.834 acessos entre 26 de março e 11 de setembro; e investimentos em atendimento psicológico, telemedicina, auxílio remédio, tele-ajuda e seguro internação.

Entenda o IDH-CN

Entre 2008 a 2010, a Natura foi uma das principais parceiras do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A empresa contribuiu para a promoção da campanha "Brasil Ponto a Ponto", criada para definir o tema do Relatório Brasileiro de Desenvolvimento Humano. A partir daí, a companhia começou a procurar meios de compreender a própria influência no mundo em relação ao desenvolvimento humano, iniciando um projeto de adaptação de metodologia agregada do IDH, focado em expansão de direitos e liberdades individuais.

Em 2013, o economista Flávio Comim, ex-consultor do PNUD, desenvolveu o IDH-CN, o primeiro indicador de desenvolvimento humano corporativo criado no mundo. O índice é composto por três pilares: cidadania, saúde e educação. Já seu cálculo é baseado nos indicadores IDH-Saúde, IDH-Conhecimento e IDG-Trabalho, tendo sido estruturado a partir de paradigmas da ONU, respeitando as liberdades básicas individuais e a promoção do bem-estar.

O que a Natura já faz

A Natura já vem colocando em prática ações voltadas para o cuidado e proteção da mulher há algum tempo. Em 2019, a companhia criou o Comitê de Enfrentamento à Violência Doméstica, também disponibilizou um canal 0800, em que colaboradoras vítimas de violência no Brasil têm acesso a psicólogos, orientações, assistentes sociais e advogados. Já em 2020, a Natura aderiu à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres, organizada pelo Instituto Avon, com apoio da ONU Mulheres, suporte técnico da Fundação Dom Cabral e participação de outras empresas.

A Natura também possui a causa Cada Pessoa Importa, focada em educação, geração de renda e diversidade. Desta forma, busca garantir o acesso de toda a sua rede a uma renda digna, alimentação, moradia, educação, assistência médica, transporte, entre outras necessidades essenciais.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 1.8 milhão de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura".


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