Brasil,

Ítalo Ferreira e Silvana Lima Foram os Campeões do Torneio de Cunho Social “Onda do Bem”, da WSL

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Deborah Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Com show de imagens e manobras e muitos desafios, inclusive o de surfar à noite, misturando atletas da elite mundial com celebridades, torneio teve como campeões também o modelo Paulo Zulu e a apresentadora Érica Prado

Celebração, confraternização, solidariedade e também muita competição – foi assim o torneio ‘Onda do Bem’, promovido pela World Surf League – WSL, na noite de ontem (18), cujos vencedores foram o atual campeão mundial do Championship Tour Ítalo Ferreira, que levou troféus de duas disputas, na Profissional Masculina e na dos Super Aéreos; e a cearense que representará o Brasil nos Jogos de Tóquio/2021, Silvana Lima, vencedora da categoria Profissional Feminina. O torneio foi um espetáculo de cor e imagens, que mostrou atletas com muita habilidade, em altas manobras, em praia que só foi revelada no encerramento para não causar aglomeração: Itamambuca, em Ubatuba/SP. (Assista um pouco do evento: https://we.tl/t-17yInHYWYU).

De formato único, ‘Onda do Bem’, teve uma variedade de desafios que ajudaram a reviver a emoção do surfe competitivo, em um cenário de imagens incríveis, repleto de cores e luzes neon, de pranchas e jet ski iluminados com LED e balões enormes posicionados estrategicamente no mar e na areia com as marcas que embarcaram nesta aventura – apresentação de OI e patrocínios Jeep, Havaianas e Red Bull –, que encantou quem assistiu pelas plataformas da WSL, com transmissão para o mundo inteiro, e pelo canal de TV por assinatura SporTV.

Em uma disputa emocionante, onde todos ‘tiraram uma onda’, após baterias envolvendo os 10 melhores surfistas brasileiros, Ítalo Ferreira, que parecia uma ‘máquina’ (surfou 9 em menos e 25 min), com muitas manobras, rasgando as ondas, conquistou a vitória. Mas não foi tarefa fácil, a disputa foi acirrada e Yago Dora, especialista nos aéreos, deu muito trabalho ao campeão mundial - inspirado, arrepiou no mar, mostrando muita velocidade nas ondas. Nos últimos cinco minutos, Ítalo virou o jogo, conquistando a liderança por apenas um décimo de vantagem na pontuação (13,64), ultrapassando Dora (13,63). Competiram ainda na grande final: Miguel Pupo, sétimo do ranking mundial, de família de campeões no esporte, surfou muito; e o novato promissor Lucas Vicente, campeão mundial na categoria Pro Júnior da WSL. Todos comprovaram estar com uma preparação física incrível para o retorno ao CT.

Mesmo antes, a semifinal Masculina foi um show à parte, com enfrentamento entre oito feras, onde despontou o campeão mundial de 2015, Adriano de Souza, o Mineirinho, grande líder da geração Brazilian Storm, que estará se despedindo das competições após a temporada de 2021, e neste torneio mostrou muita técnica e habilidade, sua marca, dando grandes rasgadas nas ondas.

‘Onda do Bem’ teve uma bancada de juízes legends, que ficaram de olho na velocidade e nas manobras dos surfistas. Ícones do esporte: Fábio Gouveia, duas vezes campeão brasileiro de surfe profissional; Andrea Lopes, tetracampeã brasileira profissional (1999, 2000, 2001, 2003 e 2006), foi a primeira brasileira a ingressar no circuito mundial, em 1991; e Rico de Souza, que acumula vários títulos, incluindo de campeão brasileiro (1972 e 1973), e já fez muito pelo esporte, projetando vários talentos, desde a década de 70. “Estou muito feliz e sempre acreditei que o Brasil teria este espetacular resultado que alcançamos hoje, com vários surfistas brasileiros na elite do surfe mundial”, diz a lenda.

Ítalo venceu também a disputa dos Super Aéreos (13,34 pts), quando os atletas foram puxados pelo jet ski para que pudessem ganhar velocidade e tinham 4 minutos de bateria para a performance. O resultado foram empolgantes aéreos, na qual Lucas Chumbo, considerado um dos melhores atletas de ondas gigantes do mundo, ficou com o segundo lugar (9,34 pts) . “Foi difícil surfar a noite, tinha que usar LED para ver a onda e então executar a manobra. Mas achei bem legal”, disse Ítalo. E antes mesmo de ganhar as provas, já deixou claro em entrevista “quero o troféu”. Já Dora afirma: “Foi bem difícil, por estar escuro, mas o risco ainda é bem maior em Pipe....eu gosto de desafios e estou curtindo essa brincadeira”.

As surfistas também arrebentaram, com manobras funcionais. Silvana Lima venceu a bateria Profissional Feminina (9,27 pts), após proporcionar lindas imagens com LED rasgando a onda, e ao disputar páreo a páreo com e Chloé Calmon (8,83), considerada rainha do longboard, campeã pan-americana e líder do Ranking Mundial da WSL, na qual os comentários sobre sua participação foram só elogios: ‘muito elegante e é lindo vê-la deslizando na onda na prancha grande’. Mas a vitória ficou com a veterana: “O balão iluminado no mar ajudou um pouco para visualizar as ondas, e peguei duas boas”, conta Silvana.

Nas disputas das celebridades, o modelo Paulo Zulu e a apresentadora Érica Prado, venceram na categoria Celebridades Masculino e Feminino. “Muito bom estar aqui ao lado dessas feras do esporte e, ainda mais, porque surfo há 47 anos”, fechou Zulu, após levar a taça.

Em outro ponto alto do torneio, os participantes foram divididos em cinco equipes, com cinco integrantes cada, em uma grande bateria de 50 minutos, na qual cada surfista tinha até 10 minutos para pegar duas ondas em revezamento, passando a vez para o próximo. Cada time tinha uma cor e os temas eram nomes das etapas do tour mundial: Rio (Rio de Janeiro/Brasil), Gold Coast (sul de Brisbane/Austrália), J-Bay (Jeffreys Bay, África do Sul), Teahupo’o (ilha do Taiti, Polinésia Francesa) e Pipe (Pipeline, Havaí/EUA).

A equipe vencedora da noite foi a Rio, formada por Yago Dora, Adriano de Souza, Julia Duarte, Paulo Vilhena e Danni Suzuki. A equipe Pipe (Ítalo Ferreira, Lucas Vicente, Papatinho, Érica Prado e Chloé Calmon) estava na liderança, mas perdeu 5 pontos e foi penalizada por estourar o tempo. Alguns momentos foram únicos e ficarão marcados na história do “Onda do Bem”, como nas performances de Julia Duarte, campeã nacional Pro Junior (2019) e Miguel Pupo. Ambos saíram da água aplaudidos e levaram ao delírio atletas e staff que acompanhava o torneio.

"Uma noite especial que vai ficar guardada na historia e no coração como o dia que as estrelas do nosso esporte se uniram a convidados famosos mais do que especiais, que se transformaram em fãs e competidores para celebrar a vida, o surfe e fazer o Bem!", afirma Ivan Martinho, CEO da WSL para a América Latina.

A iniciativa da Liga em promover o ‘Onda do Bem’, no ano em que a temporada 2020 foi cancelada, devido a pandemia da Covid-19, foi muito elogiada por todos os competidores e envolvidos no torneio, que teve do início ao fim um astral contagiante. “Onze brasileiros estão na elite do surfe mundial e oito deles estão aqui. Celebrando o esporte ao vivo, reunindo feras, e sendo transmitido para o mundo todo”, elogiava no final da transmissão a apresentadora Glenda Kozlowski. E os comentários de Carlos Burle, ícone do surfe, atleta de ondas grandes, não ficaram para trás: “A WSL tem um coração gigante, estamos orgulhosos. Hoje o surfe brasileiro está em festa. Fazer o bem sempre brilha”, se referindo ao evento ser por uma causa social.

“Onda do Bem” arredou doações durante a transmissão, por meio de um QR Code, cujo valor será destinado ao Projeto Ondas (imagens: https://we.tl/t-l6AG15vVZJ), do ex-atleta do WCT e bicampeão brasileiro de surfe Jojó de Olivença, que beneficia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, utilizando o surfe como instrumento de aprendizado e inclusão social. O projeto foi escolhido pelos atletas por meio de votação.

Entre os demais participantes do torneio estavam os sufistas de elite: Jadson André, campeão mundial Júnior; Peterson Crisanto; Alex Ribeiro; Deivid Silva; e Wiggolly Dantas. E as surfistas femininas Tops da Liga: além de Julia Santos, grande promessa no longboard; e a carioca Karol Ribeiro, segundo lugar no Circuito Latino-Americano de Surfe (2018). E, ainda, as celebridades: ex-judoca Flavio Canto, apresentador do programa de lutas Sensei Combate, no SporTV; e os atores Klebber Toledo e Paulo Vilhena; as free surfers Marina Werneck e Alana Pacelli; a atriz Larissa Murai; e a atriz Danni Suzuki. E o ambiente ficou mais completo ainda ao som de Camilla Brunetta DJ, que comandou as picapes com surf music.

O torneio aconteceu com rígidos protocolos de segurança, seguindo as práticas determinadas pela Organização Mundial da Saúde - OMS. Todos participantes e staff passaram pelo teste de Covid-19. “Onda do Bem” Faz parte da WSL Countdown, uma série de torneios regionais de pré-temporada nos EUA, Austrália, França e Portugal, que trazem toda ação do surfe competitivo aos fãs do esporte durante o atual período restrito de viagens internacionais. Depois do Brasil, o WSL Countdown segue para Europa.

Iluminação especial – Enquanto acontecia “Onda do Bem”, a Ponte Estaiada sobre o Rio Pinheiros, um dos cartões postais da maior metrópole do país, ganhou iluminação especial na cor laranja -- que lembra o entardecer - o sunset nas praias – e se remeteu ao torneio realizado no mesmo instante. A iluminação especial na ponte tornou-se possível graças à intervenção da SPTuris (Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo) -- imagem: https://we.tl/t-nFWf5LEoJr.

SOBRE A WSL - A World Surf League, criada em 1976, é a principal plataforma do surfe e dos surfistas no mundo inteiro. A WSL está dedicada a mudar o mundo através do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e narrativas autênticas para motivar a comunidade global a viver um lifestyle com dedicação, originalidade e entusiasmo. Trata-se de uma organização global com sua sede principal em Santa Monica, Estados Unidos, e escritórios regionais para a América do Norte, América Latina, Europa, África, Ásia, Australásia e Havaí. Tem uma profunda apreciação pela rica herança do surfe, promovendo progressão, inovação e performance nos níveis mais altos do esporte. A WSL é composta por Circuitos e Eventos, celebrando os melhores surfistas do mundo em todas as modalidades, realizando anualmente mais de 180 campeonatos globais para coroar os campeões mundiais em todas as divisões; pela WSL WaveCO, onde a inovação encontra experiências inéditas; e pela WSL Studios, que oferece as melhores narrativas através das competições, lifestyle e conservação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar