Brasil,

Inovação: da redução de combustível a um futuro mais próspero e sustentável

freepik freepik

Veja como duas empresas se uniram para mudar completamente o rumo da redução de combustível no mundo

Foram 190 reuniões, mais de 380 horas de trabalho, envolvendo uma equipe de cerca de 15 profissionais. O foco era alinhar o conceito e a implantação do projeto em 8.500 veículos durante um ano de testes no total. Todo esse esforço foi feito para concluir a solução que duas empresas ousaram elaborar para mudar completamente o rumo da redução de combustível no mundo.

A equipe da Pointer By PowerFleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custos, precisava entender como reduzir mais o combustível de uma frota com eficácia e muito além do que já apresentava.

Diante da necessidade de se implantar uma solução inteligente, que compreendesse as complexidades operacionais de sua frota, Antonio Machado, Diretor de Suprimentos e Logística da Telemont Engenharia – gigante do setor de telecomunicações e com presença em nove estados e no Distrito Federal –, buscou uma empresa no mercado que conseguisse compreender sua linguagem técnica, chegando à Pointer. Através do CEO da Pointer, Daniel Schnaider, visionário e entusiasta de grandes oportunidades, e de seu time, esse enorme desafio foi aceito. O objetivo era criar uma ferramenta que atendesse aos anseios da Telemont, colocando-a à frente do mercado com essa inovação mundial.

Assim, o Pointer Smart Fuel foi desenvolvido para que a redução de combustível atingisse o equilíbrio em todos os seus pilares: social, econômico e ecológico. Com o uso de uma tecnologia avançada, a solução é capaz de entregar dados exatos, que dão credibilidade ao gestor da frota ao entregar a quantidade precisa de combustível que será utilizada por trajeto de cada veículo. Dessa forma, foi possível constatar a economia de cerca de 26% de combustível por mês na frota de 1.450 veículos da Telemont operante no Centro-Oeste, região onde ocorreu o início do rollout do programa. Além disso, em relação à sustentabilidade, as estimativas também alcançaram a mesma porcentagem em redução de poluentes.

Antonio Machado ressalta que a solução, chamada internamente de Combustível 360 (CB360), garantiu melhorias em menos de um mês após a implantação.

“Era imperativo criarmos uma ferramenta que considerasse a complexidade de nossas operações, tendo como fundamento o princípio de uma ‘cota justa’, ou seja, que nossos colaboradores não fossem prejudicados, mas também que a empresa não tivesse custos desnecessárias neste que é um dos maiores insumos da organização. Por trás desse sistema, temos um complexo ‘organismo vivo’, amparado por inúmeras regras de negócios e algoritmos, que permite dimensionarmos precisamente o volume necessário de combustível para atendimento às nossas atividades de campo. Foi um enorme desafio e uma grande conquista, tendo em vista que não há nada similar no mundo! Isso somente foi possível usando a larga experiência do time da Telemont em gestão de frotas e a expertise da equipe da Pointer em entender nossa ‘linguagem’ e traduzi-la em uma solução. Em adição a isso, aplica-se nossa preocupação em reduzir a emissão de gases poluentes, tornando a empresa mais consciente sobre a necessidade contínua de preservar o meio ambiente”, explica.

Para Daniel Schnaider, a escolha da Telemont foi primordial. “Primeiramente, temos que destacar as equipes. Para entregar um produto inovador, dezenas de pessoas de ambos os lados trabalharam como uma equipe coesa, com comunicação franca, transparente, e determinada pelo sucesso do projeto. Temos que ressaltar a coragem da Telemont de ser pioneira, de pensar fora da caixa e a liderança do Antonio Machado e do Leonardo Assunção, que foram primordiais para este sucesso conjunto”, comenta.

Sobre a Pointer By PowerFleet Brasil: a multinacional de origem israelense iniciou operações em 1994 e está presente no Brasil desde 2010. Em 2019, foi adquirida pela norte-americana PowerFleet®. A companhia é especializada no desenvolvimento de ferramentas, serviços e tecnologias para a gestão inteligente de frotas de empresas e locadoras, com foco em soluções de telemetria. Além de possibilitarem uma redução de custos em torno de 20%, seus produtos proporcionam o monitoramento remoto dos veículos, diminuindo a incidência de fraudes, desvios de conduta e roubo de cargas. Reúne cerca de 50 mil carros, motocicletas, caminhões e implementos rodoviários rastreados no Brasil. Visite o site.

Sobre a Telemont: há 45 anos, a Telemont presta serviços essenciais para o desenvolvimento do Brasil, se destacando nos segmentos de telecomunicações, energia e TI. Com capilaridade nacional, está presente em nove estados e no Distrito Federal, atuando em áreas como comunicação de voz, banda larga e dados, tecnologia da informação, transporte multimídia e gestão de sistemas de energia. Com uma equipe de mais de 14 mil profissionais que atuam com dedicação e empenho, a Telemont traduz os valores organizacionais em ações práticas e garante a excelência operacional e qualidade em seus atendimentos. Além disso, a empresa busca promover uma maior diversidade e inclusão, pois acredita que a pluralidade das equipes traz mais conhecimento, respeito às múltiplas possibilidades de vivência, inovação e integração entre as áreas. Conheça mais sobre a Telemont.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo