Brasil,

Parceria do UDF com Defensoria Pública oferece atendimento jurídico gratuito à comunidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sammy Eduardo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições completa um ano neste mês de setembro; Já são mais de 150 casos atendidos e alto percentual de resolução de conflitos

A parceria entre o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, e a Defensoria Pública do Distrito Federal, completa um ano neste mês de setembro. A parceria é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições e oferece atendimento gratuito para a comunidade. O convênio já ajudou na resolução de mais de 150 casos e dispõe de alto percentual na resolução de conflitos.

Por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas do UDF, alunos da Instituição realizaram estágios no Programa de Interação Acadêmica, que é desenvolvido pela Escola de Assistência Jurídica (Easjur), que por sua vez, é ligada ao Núcleo de Iniciais da Defensoria Pública do DF. As atividades são supervisionadas por professores do Centro Universitário.

A professora Fernanda Santos Sampaio Santoro, docente de Direito do UDF, indica o êxito na resolução de conflitos recebidos e o conhecimento prático adquirido pelos alunos na atuação junto ao público hipossuficiente, mister da Defensoria Pública. “O programa possibilita por todos os meios pedagógicos, o conhecimento dos alunos acerca dos diversos atendimentos práticos que permitem o desenvolvimento e aplicação dos conceitos recebidos na teoria. Dessa forma, oferecemos especializado atendimento às pessoas que precisam do Acesso à Justiça e não podem arcar com custas processuais e honorários advocatícios. Além disso, é uma forma de capacitar ainda mais os estudantes para o exercício da advocacia colaborativa, da cidadania, de modo a compreender a vivenciar os dramas humanos", avalia a docente.

Segundo o NPJ do UDF, só no segundo semestre de 2019 houve 94% de êxito na resolução dos conflitos. Já no primeiro semestre deste ano, mesmo com a pandemia de COVID-19, o percentual foi de quase 70%.

Ao todo, foram mais de 150 casos trabalhados, que proporcionaram a pacificidade e a oportunidade de utilizar a voz como meio de exercício da justiça. Ainda segundo a professora do UDF, a atividade proporciona a humanização do atendimento e da própria satisfação do assistido, bem como indica aos estudantes o caminho prático de concretização do acesso a uma ordem jurídica justa por meio de alternativas de solução adequada de controvérsias.

Roberta Mendes Fonseca, aluna do UDF, e que participou do programa no segundo semestre de 2019, credita à vivência na Defensoria a confiança na mediação como meio de solucionar conflitos.

“Aprendi bastante com as histórias das pessoas e percebi a importância da mediação para atender a população mais carente e viabilizar de forma rápida e benéfica uma solução para os problemas delas. Acredito muito na solução de conflitos por meio da mediação e os momentos que presenciei na Defensoria percebi isso", comenta.

Entre os casos de pequenos conflitos passíveis de soluções via mediação, Roberta cita o exemplo de casais que não sabem como se divorciar ou acertar a pensão alimentícia, a partilha de bens ou outra desinteligência dessa natureza.

Por sua vez, a Defensora Pública do Distrito Federal, por meio da Dra. Maria José de Nápolis, avalia que a parceria mostra o sucesso e a importância da interação entre o Poder Público e a academia, em um contexto de harmonização do sistema de Justiça.

“A Defensoria Pública do Distrito Federal e o Núcleo de Prática Jurídica do UDF fazem um trabalho de suma importância aos assistidos. Não somente de prestação do serviço jurídico aos hipossuficientes, mas de proteção à dignidade humana e fomento ao direito à felicidade”, diz.

ATENDIMENTO DISPONÍVEL

Devido ao cenário de pandemia, foram iniciados atendimentos virtuais em menor escala como: marcação de audiências, análise de processos e petições, resolução de conflitos, ajuizamento de ações e atendimento para resolução de dúvidas pertinentes a imbróglios jurídicos.

O programa de atendimento jurídico do NPJ é voltado a comunidades carentes e, via atendimento remoto, oferece serviços jurídicos essenciais de forma gratuita.

Os interessados no atendimento devem entrar em contato com o NPJ do UDF, pelo número de WhatsApp e/ou endereço de e-mail a seguir: (61) 99982-3166 e

SERVIÇO
Atendimento tele presencial do NPJ do UDF:
Entre em contato pelo WhatsApp: (61) 99982-3166
Ou e-mail:

Sobre o UDF - Criado em 1967, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) é a primeira instituição particular de ensino superior da capital do Brasil. Instituição tradicional no ensino de Direito, o UDF conta também com cursos respeitados na área de negócios, da saúde e de tecnologia, além de oferecer cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, e programas de extensão voltados à comunidade externa. Ao todo reúne mais de 16 mil alunos e integra a Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.udf.edu.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar