Brasil,

De olho no futuro: Grupo Mafra estrutura inovação e faz parceria com startups

Pandemia contribuiu para acelerar transformação digital da empresa, que busca simplificar o mercado da saúde por meio da tecnologia

O Grupo Mafra, líder na distribuição de medicamentos e materiais hospitalares, identificou, por meio de uma pesquisa realizada entre clientes, que a implementação de processos digitais pode reduzir os custos com estoques de medicamentos e com mão-de-obra da cadeia de suprimentos (planejamento, compras e armazenagem) - juntas, essas atividades representam mais de 45% dos custos operacionais de um hospital, segundo dados do setor.

Por acompanhar os fluxos de compras dos clientes utilizando softwares de gestão de logística, a empresa já possuía uma base de dados de estoques. Agora, vem realizando mudanças significativas em direção a uma nova fase digital, com o objetivo de simplificar o mercado da saúde por meio da tecnologia.

"Estamos em um processo contínuo de aculturamento na inovação e isso envolve toda a empresa, não apenas as áreas operacionais", explica Guilherme Tavone, Gerente de Inovação e Transformação Digital do Grupo Mafra. "Para isso, o direcionamento para os clientes é fundamental."

Essa trajetória se intensifica desde 2018, quando o Grupo começou uma mudança de mindset com busca por referências externas e com novas lideranças. Foram formados times voltados exclusivamente a inovação, e a empresa firmou parcerias com a AP Interactive - uma consultoria de transformação de negócios - e com o DistritoHC - iniciativa do Hospital das Clínicas da qual a companhia é hoje um dos mantenedores e que é um dos principais hubs de healthtechs do país.

O esforço já gera resultados. A empresa começou a entregar soluções como a central de inteligência de logística em parceria com a startup Comprovei, e implementou dois projetos com o intuito de acelerar processos burocráticos: um com a startup Checklistfacil, que visa a digitalização de documentos, e outro com a startup Visto Sistemas, para gestão de documentação regulatória para empresas de saúde.

A premissa do Grupo é além de concentrar no seu território de conhecimento em serviços de logística e distribuição, expandir também o serviço de inovação e tecnologia e desta forma, auxiliar hospitais a se dedicarem exclusivamente ao atendimento aos pacientes. "Encontramos nas Healthtechs o caminho ideal, já que muitas delas trazem soluções específicas de segmentos da saúde que antes ficavam sob a gestão hospitalar, porém demandam outras áreas de conhecimento necessárias a um setor bastante regulado como o de saúde", afirma Tavone.

Esse processo também ocorre internamente, onde a companhia vem realizando treinamentos para acelerar procedimentos. Uma das soluções foi a otimização dos fluxos da área comercial, que se relaciona diretamente com a área de logística e de compras dos hospitais, em um aplicativo para celular chamado "Mafra Conecta", que traz em tempo real as informações de estoques e necessidades de compra dos clientes de acordo com o seu fluxo padrão.

Para este ano, o Grupo Mafra prevê entregar novas soluções aos hospitais. Uma delas é a "Hospital 4.0", que tem como objetivo oferecer consultoria e gerar mais valor agregado, beneficiando desde a gestão hospitalar até os próprios pacientes. "Nosso portfólio de produtos, em insumos e medicamentos, atende mais de 90% da demanda de um leito hospitalar, o que nos dá grande conhecimento sobre as necessidades hospitalares. A partir de um projeto piloto, estamos estudando soluções para aumentar a eficiência da operação e em custos, desde o pedido até a utilização no leito do paciente", antecipa o executivo.

Sobre o Grupo Mafra

Fundado em 1996, o Grupo Mafra é líder na fabricação e distribuição de materiais e medicamentos hospitalares, com produtos e soluções presentes em mais de 90% dos leitos do país. Com capital 100% nacional, a empresa atua com frota própria e possui mais de 20 unidades operacionais e Centros de Distribuição em todas as regiões do território brasileiro. São mais de 3.500 funcionários diretos.

Com o propósito de cuidar de cada vida através da simplificação da gestão de materiais e medicamentos, a companhia é a principal credenciada para representação de laboratórios e fabricantes de referência mundial no Brasil, além de atuar de forma integrada desde a fabricação até a entrega ao cliente final, o que reforça seu compromisso em ser a melhor empresa na oferta de soluções confiáveis, ágeis e inovadoras para o mercado da Saúde.

O Grupo Mafra é composto pelas empresas Mafra Hospitalar, Expressa, HealthLog, Tecnocold Vacinas, Diagnóstica Cremer, Byogene, Biogenetix e Vitalab e dona de marcas conhecidas como a Cremer, a Topz e a Embramed.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo