Brasil,

A nova relação da sociedade com a limpeza gerada pela pandemia

A nova relação da sociedade com a limpeza gerada pela pandemia

No Dia Mundial da Limpeza, além das ações largamente incentivadas ano a ano, há uma “nova realidade” a ser difundida

*Por José Renato Demian Ferreira

Se até antes da pandemia, e nos últimos anos, o mundo vinha experimentando uma maior conscientização da sociedade com relação à limpeza do planeta, durante ela todo o processo se intensificou substancialmente: a limpeza reforçou seu papel fundamental na saúde e no bem-estar das pessoas e passou a ser vista como estratégica nos estabelecimentos ligados ao público.

Por isso, neste Dia Mundial da Limpeza 2020 (World Cleanup Day), que acontecerá no dia 19 de setembro, mais de 180 países estarão mobilizados com a ajuda de voluntários para 24 horas de limpeza de cidades, bairros, praias, praças e parques. A ação simboliza a necessidade de conscientização de todos para a problemática do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Este ano, em decorrência da COVID-19 – e da “nova realidade” nela embutida – foi criado o Movimento #EuCuidoDoMeuQuadrado, cujo objetivo é incentivar a prática de ações de cuidados iniciando pelas residências e externando para os espaços públicos para que sejam reconhecidos como extensão das casas. As ações são as mais simples e incluem separação dos resíduos para reciclagem, compostagem, hortas, plantio, revitalização de espaços, mutirão de limpeza etc. Precisamos concordar que o momento é mais do que adequado, afinal essa necessidade pontual estimula cada um a cuidar do seu quadrado e a incentivar o outro a fazer o mesmo.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest revelou que sete em cada dez brasileiros mudaram seus hábitos de higiene desde que os casos de coronavírus foram confirmados no país. Dentre outros, a casa, o local de trabalho e os estabelecimentos comerciais também se tornaram motivo de preocupação e isso fez com que muitos cuidados começassem a ser tomados. Nas moradias, por exemplo, o estudo apontou que 60% dos entrevistados aumentaram a quantidade de produtos usados para higienizar o local onde vivem.

Trazendo a questão para nosso negócio, que trata diretamente de limpeza e higienização, podemos confirmar os dados desta e tantas outras pesquisas que vêm sendo realizadas e que acompanhamos muito de perto: a sociedade está preocupada e isso pode mudar toda uma cultura e o modo de como se enxerga a situação.

E o que sempre debatemos enquanto especialistas, sobre a importância de uma limpeza de forma profissional seja nos ambientes domésticos ou de uso profissional, ser mais e melhor difundida no Brasil se dá justamente para cuidar da saúde, preservar o meio ambiente, prevenir acidentes de trabalho, otimizar mão de obra e ainda economizar água e energia, outra grande e necessária preocupação.

Assim, a escolha correta de produtos, máquinas e acessórios para os serviços de limpeza, combinada com as técnicas adequadas de higienização, garantem o bem-estar de todos. E isso tem ficado cada vez mais nítido. Parece tratar-se mesmo de um caminho sem volta...felizmente...

* José Renato Demian Ferreira é Diretor Geral da JactoClean – empresa do Grupo Jacto, referência nacional em soluções para limpeza e higienização, que desenvolve produtos, sistemas e serviços inteligentes para uso residencial, comercial, profissional, industrial e no agronegócio.


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