Brasil,

Retomada Consciente! 4 Dicas Para Que Salões de Beleza Atraiam Clientes e Ofereçam Segurança e Tranquilidade Na Hora do Atendimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Peloche
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Desde que a reabertura gradual do comércio e estabelecimentos, como salões de beleza, foi autorizada, atrair o cliente e fazer com que ele se sinta seguro para frequentar o local tem sido o desafio de empresários e comerciantes. Diante desta nova realidade, o Instituto Embelleze inseriu na rotina de aprendizado dos alunos instruções de protocolos e orientações sobre a prevenção do COVID-19 e os cuidados necessários na hora do atendimento, o que viabilizará um relacionamento saudável entre profissional e cliente. São 4 passos que podem fazer a diferença e determinar o fluxo de clientes do local

:: O MOMENTO É DE EMPATIA

Assim como para o profissional, o momento é de readaptação e cautela para o cliente. Por isso, uma das orientações inclusas no protocolo de ensino do Instituto Embelleze, a maior rede de ensino profissionalizante de beleza da América Latina, é trabalhar a empatia.

"Orientamos todos nossos alunos, ao realizarem atendimentos, seja em salões ou a domicílio, a se colocarem no lugar do cliente. Sempre pensarem no que ele julga necessário em um estabelecimento quando precisa de qualquer tipo de serviço. Eu quero que todos estejam de máscara? Então também vou exigir isso no meu negócio. Fico mais tranquilo quando medem a temperatura das pessoas? Então também vou seguir esse protocolo. Me sinto seguro quando vejo um ambiente higienizado? Então vou sempre manter meu estabelecimento limpo", conta Douglas Baptista, gestor pedagógico da rede.

Para o profissional, seguindo esse protocolo, todos os outros acabam sendo consequência. "Orientamos o profissional a se colocar no lugar do cliente antes de tudo e entender que a situação de quem vai receber o serviço é tão delicada quanto a de quem está oferecendo", complementa.

:: TRANSPAREÇA OS PROTOCOLOS QUE ESTÃO SENDO SEGUIDOS

A confiança que o cliente adquire no serviço do profissional começa antes mesmo do atendimento, afinal, ninguém paga por algo que não sabe se pode confiar. Por isso, especialmente agora, é fundamental deixar claro antes dos procedimentos, os protocolos de higiene que estão sendo seguidos e os cuidados que estão sendo tomados.

No caso do Instituto Embelleze, todas as unidades estão sendo preparadas e adaptadas para o retorno das aulas presenciais. Alexandro Torres, supervisor do Comercial e Marketing da unidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, comenta sobre os ajustes estruturais que estão sendo feitos no ambiente. "Já na entrada é possível ver as mudanças. Tapetes sanitizantes para a sola dos calçados, balizadores para ordenamento de filas, além de um banner explicativo. Já na parte interna, estão sendo instaladas divisórias de acrílico para as mesas de atendimento do curso de manicure, divisórias plásticas entre as cadeiras para o curso de cabeleireiro e dispensadores de álcool gel em todo a unidade", conta.

Segundo Alexandro, assim como qualquer profissional que oferece um serviço ou procedimento deve tranquilizar seu cliente, a rede também tem mostrado aos novos profissionais da área da beleza todas as mudanças que estão sendo feitas, dessa forma, eles já se sentem seguros para a retomada das aulas presenciais e aprendem como usar essa comunicação para fazer o mesmo com os clientes.

:: VALORIZE E COMUNIQUE SEUS ESFORÇOS

A internet tem sido grande aliada das pessoas durante a pandemia, principalmente dos empreendedores, que têm encontrado nas redes sociais o espaço para se manterem próximos dos clientes. A plataforma, exclusiva para os alunos Instituto Embelleze, e as mídias sociais, como o Instagram, têm sido peça chave para divulgar, por exemplo, as orientações específicas de higiene preparadas especialmente para cada curso. Durante as aulas, a rede tem mostrado a importância da internet neste momento para que os alunos que já atuam no mercado, comuniquem seus clientes dos esforços que têm sido feitos para que os atendimentos continuem da maneira mais segura e transparente possível.

De acordo com o gestor pedagógico, as pessoas não podem mais fazer cursos profissionalizantes sem aprenderem o poder das redes sociais e da internet como um todo para a divulgação e valorização do trabalho. "Sempre buscamos destacar em sala de aula como as mídias sociais são parceiras dos empreendedores, principalmente para quem está iniciando a carreira. Damos dicas de como conquistar visibilidade nas principais redes sociais, como criar conteúdos interessantes e que abram espaço para a interação dos seguidores, e como demonstrar que o seu trabalho é realmente profissional e agora momento que vivemos, ainda mais seguro".

:: ORIENTE QUE OS CLIENTES TAMBÉM SIGAM AS RECOMENDAÇÕES

No Instituto Embelleze, as recomendações para a retomada envolvem o uso de máscaras e luvas descartáveis, protetor facial de acrílico, higienização de macas e cadeiras, antes e depois de cada atendimento, e higienização diária e constante de materiais. As mesmas recomendações seguem para os atendimentos pessoais dos alunos. "Recomendamos aos alunos que possuem salão próprio que inclua medidas de segurança, como medir a temperatura do cliente e ter um tapete de higienização dos calçados. É uma forma de manter o atendimento ativo e seguro a todos", sinaliza Douglas.

Esse é o caso de Carina Paschoal, de 41 anos e Juliana Nascimento, de 34, elas são alunas do curso de cabeleireiro no Instituto Embelleze, e têm cumprido os mesmos protocolos que são passados em aula, em seus espaços de atendimento. Inclusive, exigindo que os clientes também cumpram protocolos de segurança. "O uso de máscara é obrigatório, peço para que o cliente não traga acompanhante e limpe o calçado antes de entrar no estabelecimento. É preciso que o cliente se sinta seguro no local, mas nós também temos que zelar pela nossa segurança e das próximas pessoas que receberão o atendimento", comenta Juliana.

Sobre o Instituto Embelleze

Fundado em 1998, o Instituto Embelleze é a maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza. Aderiu ao franchising em 2003, após parceria firmada com a SMZTO Holding de Franquias. Pioneira no setor, a rede acredita que é possível transformar vidas por meio da educação e capacitação de profissionais na arte de embelezar. Presente em todo o território nacional, a marca possui quase 300 unidades em todo o Brasil e inicia o processo de expansão internacional com duas unidades inauguradas no Equador e uma nos Estados Unidos. Em 17 anos, já são mais de 2 milhões de profissionais formados como cabeleireiro, barbeiro, maquiador, depilador, manicure e pedicure, designer de sobrancelhas, entre outras especializações. Em 2018, a rede recebeu o seu décimo Selo consecutivo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar