Brasil,

Startup desenvolve detector de raio-x pioneiro no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  EMBRAPII
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O projeto foi desenvolvido no modelo EMBRAPII que incentiva empresas de todos os portes e segmentos a inovarem

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) apoiou o desenvolvimento de um detector de raio X, de última geração e inédito no mercado nacional, utilizado para realização de experimentos científicos. Através do uso de radiação Síncrotron, tipo de radiação eletromagnética de alto brilho, a tecnologia tem como objetivo estudar propriedades microscópicas. A iniciativa é da startup Pi-Tecnologia e foi desenvolvida com pesquisadores da Unidade EMBRAPII - Instituto Eldorado, em Campinas, no interior paulista.

O equipamento pode ser utilizado em diferentes situações, como por exemplo, com proteínas relacionadas a doenças, análise de rochas para exploração petrolífera, estudo de fósseis, aplicações em agricultura e até em pesquisas envolvendo bactérias e vírus, como por exemplo o SARS-CoV-2 (Coronavírus), para fins de desenvolvimento de medicamentos e vacinas.

Segundo os pesquisadores do Instituto Eldorado, atualmente este detector de raios X é utilizado nas instalações do CNPEM, em Campinas, por meio do LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron), realizando pesquisas em materiais dos mais diversos tipos (orgânicos ou sintéticos). Este detector será utilizado no novo acelerador de partículas do Brasil, o Sirius.

"A grande inovação do projeto é ter tido a ousadia de desenvolver um equipamento de altíssimo desafio e complexidade tecnológica, que é utilizado nos mais modernos experimentos científicos. Atualmente, existem poucas empresas aptas à construção deste tipo de equipamento e a PITEC, além de conseguir desenvolver este produto, o fez de forma ainda mais atrativa, se comparado com os principais concorrentes internacionais. Destacam-se com principais características do produto, a capacidade de geração de 2 mil imagens por segundo e também o fato de oferecer uma grande área de sensores sem área inativa, permitindo desta forma obter inúmeras imagens de altíssima resolução, em curto espaço de tempo", explica Fernando Idalirio, pesquisador responsável pela projeto da Unidade EMBRAPI - Instituto Eldorado.

Apoio para startups

A EMBRAPII é uma organização social que tem contrato de gestão com o Ministério da Educação (MEC), de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Saúde. Em seis anos de operação, já apoiou quase 1000 projetos em parceria com empresas nacionais de diferentes portes e segmentos, totalizando R﹩ 1,5 bilhão em investimentos.

"É um diferencial muito grande este ecossistema que foi criado com a EMBRAPII. Os incentivos que recebemos nos ajudaram, principalmente no começo, para que conseguíssemos seguir em frente com nossas próprias pernas", contou o empresário Julio Oliveira, da Pi-Tecnologia. "Com desenvolvimento tecnológico e gente competente é possível fazer e se destacar e o Brasil tem clusters capazes de competir a nível global."

Em seu modelo operacional, os valores dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) são divididos entre a instituição, as Unidades EMBRAPII (centros de pesquisa credenciados) e a empresa demandante. Os recursos aportados são não reembolsáveis. No caso de projetos com startups, há linhas especiais de financiamento que diminuem a contrapartida das empresas e aumentam as facilidades para inovar. A instituição conta ainda com acordo com o Sebrae que amplia a abrangência dos recursos aportados para que o pequeno empreendedor possa compartilhar suas propostas tecnológicas no setor produtivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar