Brasil,

Para comemorar Dia das Crianças, projeto vai distribuir mais de 3 mil brinquedos feitos de plástico retirado dos oceanos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ciléia Pontes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Resíduos de Praias EcoLocal BR - Foto Cleiton Giro Urbano Resíduos de Praias EcoLocal BR - Foto Cleiton Giro Urbano

O projeto Pé na Estrada vai passar por SC, PR, SP, RJ, PE e RN com ações que reúnem coleta de resíduos de praias do litoral e doação de brinquedos.

Resíduos retirados de praias e oceanos podem ser reaproveitados e transformados em novos objetos. É o que vem mostrando a Organização Não Governamental (ONG) Eco Local Brasil, que há 17 anos atua com educação ambiental e limpeza de praias no litoral das regiões Sul e Sudeste. Em 2020, o plástico recolhido das ações ambientais começou a ser beneficiado para ser transformado em brinquedos, que estão sendo distribuídos para crianças de seis estados brasileiros.

Chamado de Pé na Estrada, o projeto já doou mais de 1,5 mil brinquedos desde o mês de abril para crianças atendidas por projetos sociais, grande parte coordenados por entidades ligadas ao surf. Agora, em uma etapa especial para celebrar o Dia das Crianças, entre os dias 21 de setembro e 12 de outubro a iniciativa vai passar pelo litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, este pela primeira vez. Serão realizadas ações de retirada de resíduos de praias do litoral e doação de brinquedos a várias entidades parceiras. Ao todo, serão mais de 3 mil brinquedos distribuídos.

As ações ambientais também abrangem de forma inédita a ilha de Fernando de Noronha (Pernambuco) e o litoral do município de Baía Formosa (Rio Grande do Norte). Nesses dois locais, as ações ambientais já começaram e os resíduos plásticos retirados das praias serão enviados para Barra Velha (SC), cidade onde fica a sede da Eco Local Brasil. Os projetos Casa Neuronha (PE) e Swell (RN) receberão os brinquedos e serão as responsáveis pela distribuição para as crianças dessas localidades.

Como surgiu o Pé na Estrada

Acostumada a promover ações de educação ambiental em escolas e fazer o gerenciamento de resíduos de eventos esportivos realizados em praias do litoral, em 2020, a Eco Local Brasil teve que reformular suas ações por conta da pandemia do Covid-19. As ações ambientais passaram a ser individuais e sem aglomeração. Pensando nas crianças em casa, sem acesso às escolas, o coordenador da ONG, Filipe Oliveira, resolveu transformar o plástico beneficiado, resultado de resíduos retirados de praias, em brinquedos.

“Nós já transformamos resíduos retirados dos oceanos em vários objetos desde 2018, mas neste ano, pensando nas crianças em casa, sem poder ir à escola por causa da pandemia e, muitas vezes sem ter com que brincar, tivemos a ideia de injetar o plástico beneficiado para fazer brinquedos. Deu muito certo e tem sido muito gratificante unir essa ação social nas nossas ações ambientais”, explica Filipe.

Além de beneficiar os resíduos plásticos, a Eco Local Brasil também transforma os demais resíduos em objetos variados. “Nossas ações resultam em zero aterro sanitário. Tudo o que encontramos nas ações de limpeza é compactado e transformado em banco de praça, calçadas, mesas e outras coisas”, acrescenta o coordenador da Ong.

Nesta etapa, o Projeto é apresentado pela SurfLand Brasil e tem patrocínio da Promenac Locadora de Veículos, Canguru Embalagens, GH Transporte e Logística e Boomerang Soluções Ambientais. Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram da Eco Local Brasil

Confira o cronograma das ações do Projeto por estado

Desde 1º de Setembro - Fernando de Noronha (PE) e Baía Formosa (RN) – Ações ambientais já começaram a ser realizadas por parceiros locais.

De 21 a 24/09 – Litoral de Santa Catarina

De 25 a 28/09 – Litoral do Paraná

De 29/09 a 03/10 – Litoral de São Paulo

De 04 a 07/10 – Litoral do Rio de Janeiro

Dia 10/10 – Ação no Guarujá (SP)

Dia 12/10 – Última ação desta etapa em Barra Velha (SC).

Sobre a Eco Local Brasil

A ONG Eco Local Brasil atua há 17 anos com ações ambientais de limpeza de praia e educação ambiental em escolas pelo Sul e Sudeste do país. Desde 2018, a entidade aplica um diferencial único em suas mobilizações, que é o de também se responsabilizar pelo descarte do que foi coletado, não utilizar aterros e ainda reaproveitar em 100% os resíduos retirados, usando-os como matéria prima para produtos sustentáveis e os brinquedos são um exemplo destas aplicações. Em quase dois anos, já foram retiradas dos oceanos e transformadas 51 toneladas de resíduos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar