Brasil,

Da lenha ao violão: árvore toca corações antes mesmo de virar música

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Kugelmeier
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Com a narrativa acolhedora da escritora premiada Jania Souza, obra sensibiliza o leitor infantil sobre a preservação da natureza por meio da personificação de árvores e plantas

Assim como nos contos de fadas, o lançamento infantil O Jovem Lenhador e o Violão começa com “Era uma vez”. A diferença é que a protagonista não é uma princesa, e sim uma árvore. A escritora Jania Souza empresta sentimentos humanos para o mundo vegetal com o objetivo de sensibilizar os pequenos leitores sobre a necessidade de preservar a natureza.

A árvore criada por Jania era conhecida por ser a herdeira das nobres qualidades e características imunes aos ataques de cupins e brocas. Tudo muda quando a floresta é atacada por lenhadores, já que por sua mobilidade nada poderia fazer para evitar o seu fim.

“E as árvores, bem, essas não puderam fazer nada, pois não se moviam, nem falavam. Ficaram mais estáticas do que já eram ao compreender, constrangidas e apavoradas, que os homens eram... lenhadores. Exterminadores de árvores! Entenderam que a sorte, a felicidade e a paz reinante haviam acabado.”
(O Jovem Lenhador e o Violão, pág. 16)

O inevitável aconteceu: a árvore especial foi cortada. Contudo, antes de virar lenha, um jovem músico e lenhador sai em defesa e consegue salvar a melhor parte da planta, o coração. É desta forma que a essência da árvore ressurge como um violão, agora não mais muda e inerte, e sim cheia de voz e sensibilidade.

Além de O Jovem Lenhador e o Violão, Jania é autora de outras 17 obras. “Entre Quatro Paredes”, uma das produções foi destaque no Prêmio World Art Friends 2010, concedido pela Corpos Editora de Portugal.

Ficha Técnica:
Título: O Jovem Lenhador e o Violão
Autor: Jania Souza
ISIN: 978-85-54219-01-7
Páginas: 56 páginas
Formato: 28 x 20
Preço: R$ 30,00
Link de venda: https://www.editorab3s.com/loja-virtual

Sinopse: Em uma floresta feliz vivia uma árvore de madeira de lei. Certo dia, para espanto dos habitantes, a floresta foi invadida por homens, eram lenhadores. Foi um corre-corre, porém a árvore teve que permanecer em sua imobilidade e observar constrangida e chocada a destruição da natureza, sua casa. Ela passa a ser cortada, contudo, antes de seu extermínio através do sepultamento como lenha, um jovem lenhador sai em sua defesa e consegue salvar sua melhor parte, o coração. Esse lenhador também é músico e construtor de violões e faz ressurgir, no que sobrou da árvore, a sua essência (alma) no corpo de um sonoro violão. Então a árvore sem ressentimentos pode se confraternizar com a humanidade. Esse conto aborda de forma lúdica a necessidade da preservação da natureza para o futuro do planeta e do homem e da utilização racional dos recursos naturais sensibilizando o leitor a partir da infância.

Sobre a autora: Jania Souza nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte. É escritora, poeta, artista plástica e articuladora cultural, tem 18 livros publicados. Bacharel em Ciências Econômicas e também Ciências Contábeis pela UFRN.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar