Brasil,

Consumidores brasileiros ganham mais uma opção de reciclagem e ainda ajudam quem precisa

Coleta e reciclagem de embalagens flexíveis de leite em pó beneficiará escolas públicas, cooperativas e ONGs em geral

A sustentabilidade é um tema cada vez mais urgente e sua relevância tem crescido exponencialmente nos últimos tempos. Recentemente o contexto da pandemia evidenciou a necessidade de voltarmos nossos olhares para aspectos socioambientais. Se por um lado o meio ambiente se recupera da ação humana durante essa pausa forçada, famílias inteiras que já viviam em situação de vulnerabilidade viram suas rendas diminuirem. É o caso de catadores e agentes de reciclagem que passaram a travar uma verdadeira batalha por sua sobrevivência com a queda na arrecadação de materiais, sobretudo após o fechamento das cooperativas em todo o país. Nesse contexto, movimentos formados por consumidores, empresas e organizações da sociedade civil que buscam soluções socioambientais efetivas ganham força e visibilidade, uma vez que está clara a necessidade de implementar ações voltadas à redução do impacto ambiental e de incentivo e suporte dos profissionais que atualmente trabalham com reciclagem. O consumo consciente e a busca por soluções ambientalmente adequadas de produtos e embalagens de uso cotidiano finalmente se tornaram assuntos de interesse comum.

Considerando esta realidade, em 2019 a Nestlé lançou o RE., uma iniciativa da marca que atua em duas principais frentes de sustentabilidade: a primeira diretriz é a educação, promovendo a conscientização em relação ao descarte do lixo com os consumidores por meio da comunicação nas embalagens dos produtos Nestlé e através do desenvolvimento de uma plataforma digital para a divulgação de conteúdos que abordam questões ambientais como economia circular, desperdício, energia limpa, entre outros. A segunda diretriz do RE. é a parceria com catadores e cooperativas para aumentar a reciclagem dos produtos e embalagens da marca e alcançar a meta de ter até até 2025, 100% das embalagens recicláveis ou reutilizáveis.

Uma das estratégias do RE. para promover a reciclagem dos produtos da Nestlé é o NINHO Recicla, um programa nacional de reciclagem de sachês da marca NINHO lançado em parceira com a TerraCycle. A iniciativa propõe que consumidores, cooperativas e organizações diversas coletem os sachês de leite em pó e compostos lácteos (da marca ou de concorrentes) e os enviem gratuitamente à TerraCycle. Além do propósito ambiental, visto que a iniciativa surge como uma solução sustentável para os sachês, que até então não estavam inseridos em uma cadeia de reciclagem, quem participa também acumula pontos que são convertidos em doações financeiras para entidades sem fins lucrativos, cooperativas de reciclagem e escolas públicas. É importante ressaltar que tanto as cooperativas quanto as escolas públicas e ONGs que coletarem estas embalagens também poderão se autobeneficiar das doações uma vez que são elegíveis para receberem o incentivo financeiro. Com essa iniciativa os consumidores têm a chance de reciclar as embalagens que iriam para o lixo e ainda ajudar quem precisa.

Para participar basta realizar o cadastro em http://www.terracycle.com.br/ninhorecicla, se inscrever no Programa NINHO Recicla e começar a coleta. Após juntar o mínimo de 1 kg de embalagens, o participante deve acessar seu perfil no site da TerraCycle, entrar na página do NINHO Recicla, solicitar uma etiqueta de envio pré-paga, imprimi-la, colar na caixa com os sachês de leite em pó e levá-la até a agência dos correios mais próxima. A cada 1 kg de embalagens enviadas, o participante recebe 400 pontos, que equivalem a R﹩ 4,00 em doações para escolas públicas, cooperativas e demais entidades sem fins lucrativos de sua escolha. As doações são feitas duas vezes ao ano e cabe ao participante resgatar seus pontos e indicar a instituição que deseja beneficiar. Vale reforçar que não apenas as embalagens de leite em pó NINHO são aceitas, a Nestlé também aceitará outros produtos do segmento, inclusive marcas concorrentes (desde que as embalagens sejam de materiais semelhantes: sachê) como uma forma pré-competitiva de aumentar ainda mais a reciclagem de embalagens plásticas.

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é líder global em soluções ambientais e responsável por transformar, nos 21 países onde atua, mais de 7,7 bilhões de embalagens em matéria-prima para gerar novos produtos. Por meio de seus programas de reciclagem de produtos e embalagens, a TerraCycle engaja globalmente mais de 202 milhões de consumidores, verdadeiros protagonistas desta transformação socioambiental, que não só viabiliza a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, como também promove doações a escolas e instituições sem fins lucrativos indicadas pelos próprios participantes. Atualmente, tem parcerias no Brasil com marcas como Nestlé, Hasbro, Faber-Castell, Avon, 3M, L’OR, Pilão, Melitta, Align Technology e Caudalie que patrocinam programas para a reciclagem de seus produtos e embalagens.

No primeiro semestre de 2019, foi lançado o e-commerce lixo zero da TerraCycle chamado Loop. É uma plataforma que vende mais de 300 produtos, de alimentos a detergente, em embalagens duráveis e reutilizáveis, e conta com a participação e itens de gigantes como Nestlé, PepsiCo, Coca-Cola, P&G, Unilever, Coca-Cola, Starbucks, McDonalds, entre outros.

Sobre a Nestlé

É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Sobre NINHO

Ninho é a marca número 1 em leite em pó no Brasil, presente em um a cada três lares brasileiros. Há 75 anos, Ninho é especialista em nutrição na infância e fortalece seu propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. Em 2019, com o objetivo de abordar 100% das principais deficiências das crianças brasileiras, foi lançada a versão NINHO Instantâneo em pó com fibras: o novo NINHO Forti+ Mais Nutritivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS