Brasil,

Prêmio incentiva protagonismo feminino no cinema nacional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Deborah Ribeiro
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Prêmio incentiva protagonismo feminino no cinema nacional

Parceria entre plataforma mineira de streaming e festival vai premiar três argumentos com direito a consultoria da multipremiada roteirista Sabrina Fidalgo

Até o dia 22 de setembro estão abertas as inscrições para o Prêmio Cardume-Cabíria que busca valorizar o protagonismo feminino no cinema brasileiro. A iniciativa surgiu da parceria entre a plataforma mineira de streaming para curtas nacionais, Cardume, e o Cabíria Festival, que anualmente promove encontros em diversos formatos para incentivar a atuação de mulheres dentro do universo do cinema no Brasil.

Luciana Damasceno, bailarina, atriz, roteirista e co-fundadora da Cardume, explica que serão selecionados três argumentos de qualquer lugar do mundo, desde que escritos em português. “O nosso objetivo é estimular a criação de obras feitas por mulheres(cis e trans) e pessoas não binárias, desde a criação da história até o roteiro final do filme. Nosso time de curadores irá escolher as três histórias que se destacarem para receber um incentivo simbólico no valor de 200 reais, além de uma consultoria completa com uma especialista no assunto, a premiada roteirista Sabrina Fidalgo para desenvolvimento do roteiro”, revela.

Consultoria com roteirista é destaque na premiação

Para os amantes do cinema nacional, a roteirista Sabrina Fidalgo é uma das grandes inspirações. A diretora e roteirista carioca coleciona prêmios e obras reconhecidas mundo afora e está listada como oitava cineasta mais promissora ao redor do mundo, de acordo com a publicação norte-americana BUSTLE. “Uma das grandes oportunidades para quem participar dessa edição do prêmio será o bate-papo com essa artista que já produziu e levou suas obras para o mundo todo. Como uma das principais figuras femininas do meio, ela vai analisar os projetos selecionados e passar seu conhecimento de anos para que outras mulheres possam trilhar esse caminho, além de ajudar a valorizar nossa participação em um território que ainda precisa de mais diversidade”, diz Luciana.

Premiação

Os ganhadores serão divulgados no Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, edição 2020, com data a ser divulgada o site da Cardume. O evento que também possui o foco de valorizar as mulheres no cinema, acontecerá em novembro, no formato digital com uma programação completa de mostras, debates, oficinas, dentre outras atrações, além do anúncio das grandes vencedoras do Prêmio Cardume-Cabíria.

Para se inscrever ou obter mais informações, basta acessar:

cardume.tv.br/premio-roteiro-cardume-cabiria

Fonte: Luciana Damasceno, bailarina e atriz formada pelo Palácio das Artes. Professora, coreógrafa e roteirista de cinema, com foco em curta-metragem. Coordenadora da Filme Pingado, que é um grupo de estudo para roteiro de cinema. Professora e coordenadora da Compasso Academia de Dança, em Belo Horizonte, e curadora do Festival Cabíria, no Rio de Janeiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo