Movimento plant-based: conheça mais sobre o conceito que vem ganhando cada vez mais adeptos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amélia Whitaker
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Foto - Divulgação Foto - Divulgação

Consumir produtos naturais de origem vegetal podem melhorar a sua saúde e colaborar para o futuro do planeta

A alimentação plant-based é composta por alimentos de origem vegetal na sua forma mais natural, alimentos frescos ou minimamente processados sem o uso de aditivos artificiais como conservantes, corantes e aromatizantes. A imagem de um prato com grãos integrais, castanhas, feijões, sementes, legumes e frutas é a que mais representa essa filosofia alimentar, que tem como um dos principais objetivos colocar as pessoas em contato com mais alimentos, sabores e nutrientes na sua forma mais pura e simples, concentrando nutrientes que passam a ser oferecidos de forma abundante através dos alimentos íntegros.

De acordo com a Oxford School, se o mundo inteiro adotasse uma dieta plant-based até 2050, haveria a redução de cerca de 8 milhões de mortes por ano, devido à diminuição de infartos, derrames, diabetes e alguns tipos de câncer. Vale lembrar que é importante ter conhecimento e, se possível, ter o acompanhamento de um nutricionista na transição de uma rotina alimentar para a outra.

Com a mudança, é possível notar a melhora no funcionamento do intestino e do sistema imunológico, além do ganho de energia e vitalidade. Os grãos e os vegetais propostos pela dieta são ricos em fibras, compostos bioativos e micronutrientes que auxiliam no fortalecimento e saúde da microbiota intestinal, tem ação anti-inflamatória e antioxidante, otimizando o funcionamento e as defesas de nossas células.

O movimento também é importante para o planeta, porque a redução de consumo de produtos de origem animal contribui de forma eficaz para as reduções nas emissões de gases de estufa, desperdício de água e o desmatamento.

De olho nessa tendência, empresas do setor de alimentação estão se movimentando para atender ao público que está cada vez mais exigente e atento aos cuidados com a saúde e o meio ambiente. Aqui no Brasil, a Positive Brands que é dona das marcas A Tal da Castanha e do Isotônico Jungle são uma grande referência no setor de alimentos naturais e orgânicos.

O leite vegetal produzido pela A Tal da Castanha resgatou o prazer de ter novamente a bebida no café da manhã de muitos brasileiros, por exemplo. Já que ao contrário do que muitos pensam, o leite de castanhas é altamente nutritivo e saudável, sendo uma melhor opção comparada ao leite origem animal.

O seu consumo traz diversos benefícios para a saúde, porque o produto proveniente da castanha de caju é rico em ômega-9 e gorduras saudáveis que atuam na saúde do coração, do cérebro e na modulação da imunidade além atuarem no controle do apetite e na manutenção dos níveis de colesterol. Entre seu pool de minerais estão o ferro, fósforo, magnésio, manganês, zinco e potássio e as vitaminas do complexo B. Vale lembrar que comparado ao leite de origem animal, o de castanha de caju tem bem mais baixa concentração de gorduras saturadas e é zero colesterol.

Jungle segue a mesma filosofia plant-based sendo o primeiro isotônico natural e orgânico, ótimo para quem quer ter reposição hidroeletrolítica de origem integral e vegetal – com a combinação certa de glicose, através da tapioca orgânica, e frutose, que vem da água de coco e de sucos integrais.

Sobre A Tal da Castanha:

A Tal da Castanha é uma marca genuinamente brasileira que utiliza em sua composição apenas ingredientes de origem natural e vegetal. A marca combina excelência e inovação para trazer ao mercado brasileiro uma linha inédita de produtos que inclui bebidas vegetais, pastas e snacks. A filosofia da marca é pautada em pureza e simplicidade, quanto menos ingredientes, melhor. Líder no segmento, os produtos A Tal da Castanha são distribuídos nos melhores mercados do país. A Tal da Castanha é uma referência entre as marcas clean label do Brasil e faz parte da seleta lista de empresas B, um grupo global de organizações comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.