Brasil,

Suicídio e a pandemia: como a quarentena está afetando as pessoas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Battaglia
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Suicídio e a pandemia: como a quarentena está afetando as pessoas

Setembro amarelo em 2020: Isolamento social, dificuldades econômicas, medo, ansiedade e a perda de entes queridos pode trazer ainda mais riscos à saúde mental e à vida.

Com a pandemia do novo coronavírus, a necessidade do alerta à sociedade em relação aos impactos negativos à saúde mental se torna maior e deve-se ter maior cautela mesmo após seu término. Consequências como o desemprego, medo, perda de familiares e/ou amigos, causam estresse, ansiedade e depressão, fatores que aumentam consideravelmente o número de casos de atentados à própria vida*. Além disso, com o isolamento social, o fato das pessoas terem menos atividades presenciais, dificulta ainda mais para que alguém próximo perceba os sinais de alerta e reconhecê-los pode ser o mais importante passo.

“A grande maioria das pessoas que tentam suicídio avisam antes e normalmente pedem ajuda médica, mas, com a quarentena, a pessoa tende a ter comportamento evitativo, se isolando, mantendo-se triste, e até mesmo ter comportamentos suicidas, como a falta de valorização própria e dos autocuidados. Um exemplo é a pessoa diabética que come açúcar e não toma insulina ou o doente do coração que para de tomar o remédio”, explica o Dr. Marcel Fulvio Padula Lamas, médico responsável pela psiquiatria do Hospital Albert Sabin de SP (HAS).

Em tempos de pandemia, o ideal é manter sempre um contato, de preferência online, para que a pessoa que está com depressão ou ansiedade não ficar muito tempo isolada. “Geralmente, a pessoa não quer se matar, praticamente nenhum suicida realmente quer. O que eles querem na verdade é aliviar uma enorme angústia emocional que estão sentindo, embora estejam lutando por dentro para não cometerem nada contra si mesmas”, diz o Dr. Lamas.

É importante salientar sempre que depressão não é frescura. É uma doença que, com a pandemia, já acomete mais de 20 por cento da população mundial e que pode ser incapacitante. Portanto, a melhor postura que podemos ter mediante essas pessoas é de não menosprezar o que estão sentindo, pois, essas alterações estão machucando-as muito, de modo muitas vezes intenso. “Diante de uma pessoa depressiva, devemos a acolher e nos mostrar próximos. Mostrar que ela não está sozinha e que não é um peso para você, e mais do que qualquer outra coisa: auxiliá-la a procurar ajuda psiquiátrica e psicoterápica. Os dois caminhos associados são ideais para que dúvidas sejam esclarecidas e para que os pacientes possam se recuperar de seus quadros”, observa Dr. Marcel, que completa:

“Não temam procurar algum profissional que esteja apto a entender melhor seus problemas e muitas vezes até salvar sua vida ou de alguém que você conhece. Todos merecem ter uma saúde mental adequada, portanto, não é necessário ter medo, preconceito ou qualquer receio em procurar a ajuda de um psiquiatra ou de um psicólogo. Muitas vezes, você pode salvar uma vida só de dar essa oportunidade a si mesmo ou a terceiros”.

*Em casos de extrema urgência, ligue 188- C.V.V - Centro de Valorização à Vida.

Informações complementares: (Fonte-CVV)
Sobre depressão, transtornos mentais e outras causas do suicídio
➔ No mundo todo, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio. No Brasil, a cada 45 minutos alguém tira a própria vida.
➔ 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos se pudermos falar sobre;
➔ Segundo dados do IBOPE, o suicídio ao redor do mundo está em queda, mas o Brasil surge na contramão do movimento global. De acordo com levantamento feito em 2019, o suicídio cresce no País, principalmente entre jovens. Hoje, um brasileiro comete suicídio a cada 45 minutos. Ao ano, em média, 11 mil pessoas tiram a vida no País;
➔ De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), jovens entre 15 e 24 anos compõem o maior grupo de risco de suicídio, sendo a segunda causa morte de jovens ao redor do mundo. O relatório aponta também que é crescente o risco entre crianças de 5 e 9 anos;
➔ Também de acordo com a OMS, a depressão é a principal causa do suicídio no mundo, seguido pelo uso de álcool e drogas;
➔ As redes sociais compõem um dos ambientes mais favoráveis para o desenvolvimento de gatilhos para a depressão. De acordo com o estudo da Royal Society for Public Health, cerca de 70% dos jovens revelaram que aplicativos de redes sociais fez com que eles se sentissem pior;

Saúde mental & isolamento social
➔ De acordo com um estudo feito pela consultoria Eureca - The Truth - 70% dos jovens brasileiro tiveram piora na saúde mental por causa do isolamento
social;e nunca haviam apresentados sintomas psiquiátricos, foi relatada por 67,8% dos psiquiatras.

#40sChallenge
➔O dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção do suicídio e em 2020 será marcado por uma ação viral encabeçada por grandes nomes da internet. O #40sChallenge, (#DesafioDos40Segundos), um filtro que estará disponível no Instagram e também no TikTok, será lançado no dia 10/09 pelo CVV - Centro de Valorização da Vida, organização que realiza apoio emocional e prevenção do suiicídio.

Para saber mais:

Hospital Albert Sabin de SP: http://www.hasabin.com.br

CVV: https://www.cvv.org.br/

Hospital se torna referência na zona oeste de São Paulo.

Com 40 anos de experiência, Hospital Albert Sabin passa por revitalização completa e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região.

O Hospital Albert Sabin de SP foi totalmente reformulado, e conta agora com uma infraestrutura completa, com a maior comodidade possível, fator que ajuda amenizar as patologias, pois o bem-estar dos pacientes é fundamental para o sucesso de cada tratamento.

Com estrutura de última geração e corpo clínico altamente qualificado, em tempos de pandemia do novo coronavírus, tem entradas e instalações separadas para pacientes eletivos e, no pronto socorro, pessoas com suspeita de COVID-19 são separadas imediatamente na triagem, portanto, têm o fluxo diferente dos demais. Os profissionais do HAS atuam com protocolos de segurança e certificações internacionais para garantir processos seguros aos seus pacientes, acompanhantes e equipes.

Excelência de atendimento, Certificado Nacional de Qualidade, o HAS oferece também total segurança em seu Centro Cirúrgico, que dispõe de avançados recursos tecnológicos. Realiza exames laboratoriais de imagens e cardiológicos, conta com equipe de nutricionistas, atendimento 24 horas em diversas especialidades médicas, incluso suporte fisioterapêutico.

Entre os serviços de diagnose e terapia, o hospital – novamente com o que há de mais moderno em equipamentos e com extrema qualidade profissional – oferece Exames Laboratoriais, Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Ressonância Magnética/Angiorressonância, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia e Ultrassonografia.

Concluindo sua estrutura, o Hospital Albert Sabin ainda dispõe de amplo Pronto Atendimento clínico e ortopédico, Internações eletivas e de urgência, e cirurgias nas mais diversas especialidades. Tudo com a busca incessante da satisfação total de todos os usuários, sejam pacientes, médicos ou visitantes.

Serviço

Endereço

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP

Convênios atendidos

ALLIANZ- APCEF/SP- AXA ASSISTANCE- BRADESCO- CABESP- CARE PLUS- CENTRAL NACIONAL UNIMED- CET- CRUZ AZUL- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP- GOLDENCROSS- INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- NOTRE DAME- PLASAC- PORTO SEGURO- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTOVÃO- SBC- SEPACO- SINDICATO DAS BORRACHAS- SOMPO- SUL AMÉRICA- UNIMED SEGUROS


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar