Brasil,

Torben Grael entre os vencedores do Campeonato Paulista de Vela de Oceano - 11ª Ubatuba Sailing Festival

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabrizio Gallas
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Barcos de Santos (SP), Rudá/Blue Seal, e o Fugaz SP levaram os canecos nas classes IRC e RGS B. Lars Grael e seu barco Avohai terminou em 3º na IRC

Foram definidos, nesta segunda-feira, os campeões paulistas da Vela de Oceano - 11ª edição do Ubatuba Sailing Festival, realizado pelo Ubatuba Iate Clube, na cidade de Ubatuba (SP), litoral norte de São Paulo. Foi o segundo evento do calendário da Vela de Oceano da ABVO (Associação Brasileira de Vela de Oceano) após a quarentena.

A competição, que vem se tornando uma das principais do calendário nacional, foi o Campeonato Paulista de Vela de Oceano nas categorias IRC e BRA-RGS e contou com quatro regatas nos três dias de competição, uma regata longa de percurso de 30 milhas no primeiro dia e nos demais regatas barla-sota.

Na classe RGS-A, o barco Lady Lou, comandado por Torben Grael, bicampeão Olímpico na classe Star em Atenas, na Grécia, em 2004, e Atlanta 1996, foi o vencedor. ganhando todas as quatro regatas. O barco Zeus ficou em segundo apenas um ponto a frente do barco Kamua.

"Apesar de ter um nome festivo, tem uma dificuldade no velejar porque é um local de ventos normalmente fracos e uma área com ondas. Não é a toa que temos aqui a ilha do Mar Virado. A gente tem muitos barcos de cruzeiro, como o meu, e a receptividade do clube com os participantes torna o evento muito agradável", disse Torben.

Na classe IRC a conquistou ficou com o barco santista Rudá, comandado por Mario Martinez, também fez um campeonato impecável vencendo todas as quatro regatas deixando o King em segundo com três segundos lugares e o Avohai, novo barco comandado por Lars Grael - do Rio Yacht Sailing de Niterói (RJ) e Iate Clube do Rio de Janeiro -, fechando o pódio.

"Muito bom conquistar o título paulista de Vela de Oceano. Evento importante todos os dias de vento fraco, condição boa para o meu barco, deu tudo certo. foi bom, mais um evento de retorno, presença muito boa de barco diante de uma pandemia. E agora vamos com tudo para a 70ª Santos-Rio em outubro", descreveu Mário.

"O Ubatuba Sailing Festival começou pequeno, mas é um evento que vem ganhando espaço na Vela de Oceano Nacional e está gerando uma reputação muito positiva para o Ubatuba Iate Clube que nos recebe muito bem. É de fato um prazer estar aqui velejando com estas equipes", descreveu Lars Grael que venceu suas medalhas olímpicas em 1988 em Seul e 1996 em Atlanta, ambas na classe Tornado.

Na classe RGS-B o título ficou com o barco santista Fugaz SP de Fernando Filoni com o Escapada em segundo lugar e o Mahalo em terceiro.

"O Ubatuba Sailing Festival foi uma regata muito importante para o nosso clube. Não foi fácil organizá-la, mas ao final do evento tenho a sensação que saíram todo felizes. Tivemos regatas de nível técnico muito bom, espero que tenhamos conseguido contemplar e satisfazer todas as classes", disse Alex Calabria, diretor adjunto de vela do Ubatuba Iate Clube e organizador do evento.

O evento teve mais um teste do sistema de rastreamento montado pelo comandante Bayard Filho, do Inaê 40 em parceria com a ABVO para monitoramento dos veleiros ao longo das regatas através do aplicativo RaceQS.

Foram cerca de quarenta barcos na raia dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e veleiros de Niterói (RJ), Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Paraty (RJ), Ilhabela (SP), Santos (SP), Guarujá (SP) e Ubatuba (SP).

O evento homenageou Torben Grael por seus feitos na vela nacional e também o barco Brasil 1 que disputou a Volvo Ocean Race com os troféus no formato do veleiro.

O Campeonato Paulista de Vela de Oceano - 11ª edição do Ubatuba Sailing Festival - teve apoios da North Sails, Balaio de Ideias, Tintas International, Farol das Tintas, Postos Flutuantes Imola e Monaco, Farma Conde, VBros, Renew Boats, Telesmar, Secretária de Esportes de Ubatuba, BRA-RGS, ABVO, e FEVESP.

Resultados Finais:

Classe IRC

1 - Rudá/Blue Seal (Clube Internacional de Regatas,Santos) - 3 pontos
2 - King (Iate Clube de Santos) - 6 pontos
3 - Avohai (Rio Yacht Sailing, Niterói, e Iate Clube do Rio de Janeiro) - 10 pontos
4 - Asbar IV ( Iate Clube de Santos) - 12 pontos
5 - Xamã (Yacht Clube Ilhabela) - 14
6 - Bravo (Clube Internacional de Regatas) 15
7 - Inaê 40 (Pier 27 , Santos) - 17
8 - Argos (Ubatuba Iate Clube) 21
9 - Aries V (Ubatuba Iate Clube) - 29
10 - Boto V (Farol Paraty) - 29
11 - My Boy (Lisarb, Ilhabela) - 30
12 - Montecristo - Ubatuba Iate Clube) 32
13 - 834 Jacaré - (Yacht Club Ilhabela) 41

Classe RGS-A

1 - Lady Lou - 3 pontos
2 - Zeus - 7 pontos
3 - Kamua - 8 pontos
4 - Superbakkana - 10 pontos
5 - Beleza Pura 2 - 15
6 - Bwana 1 - 18
7 - Kameha Meha - 19
8 - Maria Preta - 24
9 - Anaue 1 - 30

Classe RGS-B

1 - Fugaz SP - 6 pontos
2 - Escapada - 8 pontos
3 - Mahalo - 12 pontos
4 - Alleluia - 18
5 - Baforada III 19
6 - Borimbora - 30
7 - Beiramar - 32


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar