Brasil,

ENGIE construirá 7 usinas solares para a BC Energia, com capacidade instalada de 10,8MWp e geração de 21 GWh/ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Soares
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Unidades serão implantadas em Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Juntas, as novas plantas elevarão capacidade de geração da BC Energia para 35,5 GWh/ano.

A ENGIE, maior empresa privada de energia do país, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, além de transporte de gás e soluções energéticas e de infraestrutura, fechou uma parceria com a empresa de geração renovável BC Energia para a construção de sete usinas solares fotovoltaicas. As plantas destinam-se à modalidade de geração distribuída e serão instaladas nos estados de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.

Somadas, as usinas adicionarão mais 21 GWh/ano à capacidade de geração de energia instalada da BC Energia, que chegará a 35,5 GWh em 2021 - o correspondente ao abastecimento de 20 mil residências.

"Essa nossa parceria com a BC Energia está em linha com os propósitos da ENGIE de contribuir para promover a sustentabilidade, a descentralização e a descarbonização na geração e em soluções na área de energia. Nossa estratégia é liderar a transição energética em curso. Além disso, a geração solar distribuída é uma alternativa renovável e a custo competitivo para diversos segmentos", destaca Leonardo Serpa, diretor-presidente da ENGIE Soluções.

Das sete unidades, três serão construídas em Goiás, sexto colocado no ranking de geração solar distribuída, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica. Com o incremento de aproximadamente mais 4,6 MWp no estado, a BC Energia responderá por cerca de 6% da produção goiana.

Duas usinas ficarão no Distrito Federal, que ganhará mais 3 MWp com a BC Energia passando a responder por 10% de sua produção. Outras duas plantas serão implantadas em Minas Gerais.

"Temos os mesmos propósitos da ENGIE no que diz respeito ao compromisso com a sustentabilidade e com o negócio em energia. Nossa produção é 100% renovável, sendo hoje um mix dividido igualmente entre geração hídrica e fotovoltaica. Com a construção das sete usinas solares, a energia solar passa a responder por 70% da nossa geração", ressalta Alessandro Cunha, CEO do Grupo BC Energia.

Parceria de sucesso

ENGIE e BC Energia já realizaram um projeto conjunto de sucesso, em 2018, na construção de uma primeira usina híbrida ‘solar-hídrica’ no município de Caiapônia, sudoeste goiano, a 318 km de Goiânia. Ela foi instalada no complexo Rio Bonito, de propriedade do Grupo BC Energia, que já conta com duas Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) Rio Bonito I e II, com potência total instalada de 1.900 kVA.

Ao mesclar a geração solar fotovoltaica, que é intermitente, com a geração hídrica, a usina híbrida consegue manter uma regularidade de geração ao longo do ano mesmo em períodos secos, em que as Centrais Geradoras Hidrelétricas têm uma redução significativa no volume de energia produzido.

O empreendimento é o maior sistema de geração híbrida do estado de Goiás e um dos maiores do Brasil em volume de energia a ser injetado na rede na modalidade de compensação, em que o excedente não consumido no momento da geração é transformado em créditos junto à distribuidora local de energia para consumo futuro.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é a maior empresa privada de energia do Brasil, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país, a empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios.

Além disso, o Grupo atua no Brasil na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.750 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2019 um faturamento de R﹩ 10,5 bilhões.

A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Nosso propósito ("raison d’être") é agir para a aceleração da transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e de soluções mais sustentáveis, conciliando performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta. A ENGIE se apoia nas suas atividades chave (gás, energia renovável, serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes. Com nossos 170.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, somos uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso mais harmonioso.

Receita em 2019: 60,1 bilhões de euros. O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris - World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Sobre a BC Energia

A BC Energia é uma das empresas de energia do Centro Oeste Brasileiro que mais cresce no segmento, atuando em geração, comercialização e prestação de serviços em energia elétrica. Com capacidade instalada própria que chegará em 2020 a 20 MW em 23 usinas, sendo 100% da sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas e solares.

Em comercialização de energia no mercado livre o Grupo BC Energia está entre as principais empresas do Brasil atuando través da BC Comercializadora e da Lux Comercializadora.

Atua, ainda, no desenvolvimento de soluções inovadoras na área de geração renovável, oferecendo aos seus clientes e parceiros produtos e serviços customizados para atender as necessidades de cada negócio, contribuindo para melhor desempenho do empreendimento e preservação ambiental.

Além de participações em projetos de geração e desenvolvimento de soluções sustentáveis, a BC Energia é pioneira no Brasil na geração de energia voltada para os segmentos residenciais, comerciais e corporativos no modelo de micro e minigeração distribuída.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar