Eldorado Brasil arremata nova área e amplia capacidade de escoamento pelo Porto de Santos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Fadini
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Com lance de R$ 250 milhões, empresa foi uma das vencedoras de leilão realizado nessa sexta-feira (28), em São Paulo

A Eldorado Brasil venceu um dos leilões realizados pela Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq) e arrematou uma nova área no Porto de Santos, o que elevará sua capacidade de escoamento, no local, para três milhões de toneladas por ano. Conforme previsto no edital, a Eldorado Brasil poderá ocupar o espaço arrematado por 25 anos.

Nesse período, além da remuneração de R$ 250 milhões paga à União pela outorga, a empresa projeta investir mais R$ 250 milhões para adequar e modernizar a área. Além de um novo armazém, o novo berço será conectado à malha ferroviária, permitindo a chegada de trens com celulose até a zona portuária.

"A decisão da Eldorado de realizar esse investimento é uma sinalização forte das nossas perspectivas de crescimento pelos próximos anos. Temos no mercado externo a maior concentração dos nossos clientes, o que torna a eficiência logística um pilar do nosso negócio. Com essa área, vamos consolidar essa vantagem", avalia Aguinaldo Gomes Ramos Filho, presidente da Eldorado Brasil.

A melhora das condições logísticas está ligada aos planos da companhia de lançar uma segunda linha de produção de celulose. Hoje, a empresa mantém uma fábrica em Três Lagoas (MS), com capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas por ano.

Atualmente, os fardos de celulose produzidos pela Eldorado Brasil chegam pela malha rodoviária ao terminal Rishis. Com a nova operação, tanto os caminhões quanto os trens a serviço da companhia estacionarão já próximos ao berço, facilitando o processo logístico.

"A partir do novo terminal, a Eldorado garante a competitividade logística que consolida sua reconhecida eficiência industrial e produtividade florestal. Trata-se de um marco fundamental que mobilizará investimentos de curto, médio e longo prazo, com geração de empregos e desenvolvimento econômico", afirma Rodrigo Libaber, diretor comercial, de logística e de relações com investidores da Eldorado Brasil.

Terminais de celulose

O direito de utilização do terminal STS14 foi leiloado juntamente com o terminal STS14A.

No novo certame para a concessão de uso, o Governo Federal definiu que os espaços seriam dedicados preferencialmente à movimentação de celulose. A estimativa do próprio governo é que a implantação dos terminais deva gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos.

Sobre a Eldorado

A Eldorado Brasil é uma produtora de celulose de eucalipto, com mais de 4 mil funcionários. Com mais de 200 mil hectares de florestas plantadas e 100 mil hectares de áreas de preservação no Mato Grosso do Sul, tem uma unidade industrial altamente tecnológica em Três Lagoas (MS) com capacidade de produção superior a 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano.