Brasil,

Pesquisa revela que profissionais desejam voltar aos escritórios em regime híbrido

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O levantamento Diagnóstico do trabalho em Home Office, realizado pela Unentel, mostra que a maioria (78,5%) dos entrevistados não deseja um regime 100% remoto após a pandemia

Uma pesquisa realizada pela Unentel com colaboradores de grandes empresas brasileiras e multinacionais mostra que o home office agradou 81,3% dos entrevistados. De acordo com os resultados, 67% adotou o trabalho remoto em período integral desde os primeiros meses de pandemia, enquanto 26% incorporou parcialmente a nova dinâmica. Contudo, apesar da ótima recepção, a maioria atesta que deseja voltar ao escritório e recusa a possibilidade de trabalhar à distância em tempo integral após o fim do isolamento social.

Segundo o estudo, 60,8% dos funcionários desejam incorporar o home office parcialmente após a pandemia - equilibrando parte da agenda de trabalho no escritório e a outra parte em casa. Existe também a parcela que deseja voltar ao ambiente de trabalho corporativo em regime integral assim que permitido (17,7%). Ou seja, para 78,5% ainda não é o fim dos ambientes formais de trabalho. Mesmo assim, 21,5% afirma que a experiência durante os últimos meses foi tão positiva que escolheriam se manter integralmente à distância.

Os resultados esclarecem algumas dúvidas sobre a recepção do home office no mercado corporativo: para 63,8% trabalhar em casa não atrapalha o convívio familiar, tampouco influencia negativamente no desempenho profissional - inclusive, 52,7% se sentiram mais produtivos e 38% não perceberam nenhuma diferença. Outra questão também abordada foi a conexão com os valores da empresa. De acordo com a pesquisa, 85,3% afirmou que continuam muito comprometidos com a cultura e os valores das respectivas companhias.

Assim, observa-se que o retorno ao escritório (em regime parcial) não é motivado por uma experiência negativa com o home office. O trabalho remoto se mostrou efetivo, mas possivelmente a praticidade de falar pessoalmente e também a convivência social com os colegas são fatores positivos que podem ter influenciado o desejo pelo regime de trabalho híbrido. A consolidação de dados realizada pela Unentel ainda aponta como a tecnologia colaborou para o sucesso da carga horária à distância: 75,2% responderam que utilizaram ferramentas de trabalho específicas como soluções de videoconferência, headsets e softwares de virtualização.

No entanto, ainda existem algumas lacunas que precisam ser mais bem administradas. Por exemplo, 23,2% dos colaboradores entrevistados afirmaram que sentiram falta de soluções e ferramentas específicas para o trabalho em casa. Com isso, é possível pensar que os equipamentos disponibilizados pelas empresas - como smartphones (61%) e notebooks (84%) - não sejam suficientes. Sobretudo para a adoção de um regime híbrido efetivo, a oferta de headsets com cancelamento de ruído, webcams, barras de vídeo, softwares de virtualização e gestão, serão necessidades reais para o sucesso do novo normal do mercado corporativo. Ainda assim, os dados colhidos pela Unentel indicam que o home office é uma prática funcional e realizável para o futuro.

A pesquisa foi realizada pela Unentel entre 20 de julho a 10 de agosto e entrevistou 130 pessoas online, em todas as regiões do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar