O Que O Setor Energético Pode Ensinar Aos Demais Sobre Compliance?
*Por Eduardo Tardelli
Quando o assunto é compliance, o alto nível de regulação torna o mercado de energia elétrica mais maduro que a média dos outros setores. Isso porque, mais do que em qualquer setor, o combate à corrupção e o incentivo a boas práticas nesse cenário são assuntos levados muito a sério. Em uma pesquisa sobre a Maturidade do Compliance, realizada em 2018 pela empresa de auditoria e consultoria KPMG, as energéticas tiveram resultados melhores referentes a um processo autodeclaratório, superando todos os segmentos - com exceção dos meios financeiros.
Outro ponto interessante que atesta a preocupação maior deste setor com a ética e integridade é o número de organizações certificadas com o Selo Empresa Pró-Ética, concedido pela Controladoria Geral da União às organizações. De 23 empresas que conquistaram a certificação no último ano, sete delas são desse ramo. O objetivo por trás desta ação é incentivar e promover um ambiente corporativo mais íntegro e transparente no Brasil.
Mesmo sendo altamente complexo, dividido em três grandes negócios (geração, transmissão e distribuição), o mercado de energia elétrica conquistou esse patamar por ser altamente regulado, evitando altas multas, sanções e possíveis manchas na imagem das marcas que o comandam. Para tanto, as organizações estão sempre de olho em inovações e práticas cada vez mais eficazes, e, por isso, tornaram-se referência no assunto.
O caminho para espelhá-los passa por entender, primeiramente, que para implementar um eficiente programa de compliance, os gestores devem se comprometer inteiramente, pois diversas mudanças irão acontecer e devem ser comunicadas a todos a fim de criar uma cultura de integridade. Em paralelo, é importante conhecer a fundo seu mercado, suas sores, normas e leis, tendo em vista que os principais cuidados devem ser nos aspectos regulatórios, trabalhistas, relacionamento com agentes públicos, terceiros e proteção de dados, entre muitos outros.
Vale também inspirar-se em que lidera o movimento de transparência e investir em soluções para controlar e otimizar processos, reduzindo tempo e custos. A mineração de dados e big data são dois exemplos de tecnologias bastante úteis quando falamos nesses pontos, pois ambas são capazes de munir gestores, analistas e diretores com dados assertivos para tomadas de decisões. A checagem de terceiros, a realização de auditorias, due diligence, prevenção à lavagem de dinheiro, entre outras, são outros bons exemplos de práticas que costumam envolver a coleta e análise de muitos dados.
Quanto mais pioneira e eficaz for a tecnologia por trás dessas ações, melhores serão os resultados!
*Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) extraídos da internet e outras bases de conhecimento
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário