O poder dos jovens de mover o mundo
Escola de negócios francesa aproveita o intenso ecossistema de inovação e tecnologia de Belo Horizonte para formar profissionais multiculturais e criativos, capazes de se adaptar à volatilidade do mercado global
“O que impacta o mundo, impacta a educação”. Essa afirmação vem de um jovem empreendedor, de apenas vinte e sete anos. Pedro Peixoto, um mineiro, que atualmente mora no Brasil, é sócio criador de uma gestora de recursos que investe em empresas de tecnologia para o setor do agronegócio no país, e teve sua base educacional mais abrangente e global. Uma das escolas por onde ele passou foi a SKEMA Business School, uma instituição sem fins lucrativos, de origem francesa, e, usando a definição de Pedro: “uma escola diversa e empreendedora”. “Me chamou muita atenção a diversidade, a abertura para a troca de ideias e experiências. Certamente, também a qualidade do ensino e a maneira como a SKEMA conseguiu trazer esse ambiente de mercado, empreendedorismo, pra educação. Tive mentores e professores que me ajudaram muito e que ainda mantenho contatos”, conta Pedro.
A SKEMA é o único estabelecimento educacional que é multinacional. A escola está presente em 5 países e possui 7 campi ao redor do mundo. É a primeira escola glocal, onde todos estão conectados globalmente sem deixar de pensar no ambiente local. A instituição se define como a escola de conhecimentos econômicos que está constantemente inovando. Por causa de sua missão de ser realmente diversa e transformadora de jovens além das fronteiras, ela tem atraído muitos estudantes e aprendizes.
Segundo a reitora no Brasil, Geneviève Poulingue, “a estratégia da SKEMA para os próximos 5 anos é ambiciosa. A instituição está comprometida em lidar com a complexidade no mundo adiante para acertar o equilibro entre os interesses privados e públicos, locais e globais. Além disso, a SKEMA busca desenvolver em seus alunos uma mentalidade mais aberta para que eles entendam outras culturas, que eles falem outras línguas. Acreditamos que podemos aprender e vivenciar a globalização com professores internacionais e conexões locais”, revela Geneviève.
A presença global foi escolhida para desenvolver o multiculturalismo, que é trabalhado por meio da interconexão dos campuses. “Não podemos deixar de reconhecer que o mundo está mudando o tempo todo. Precisamos formar alunos de alto potencial porque a competição é mundial e os novos talentos, felizmente, virão do Brasil, da Índia, da África ou de qualquer outra parte do mundo, sem distinção. Então, vamos prepará-los para trabalhar juntos e desenvolver competências especiais, e mais ainda, desenvolver a habilidade de aprender a aprender”, observa Geneviève.
A coach de carreira da SKEMA, Ana Cristina Gazzolla, revela que um dos novos projetos da instituição é o chamado Virtual Cities, que vai integrar os professores, alunos, projetos e empresas brasileiras. Nosso objetivo é, no futuro, termos alunos de todos os campi participando desse mesmo projeto. Assim, teremos um mindset global, mas não deixando de olhar para o local. Nós queremos que os alunos entendam as características do mercado local e preparem-se para agir globalmente, mas não se esquecendo de voltar a investir o que eles estão aprendendo no próprio Brasil”, observa.
A aluna Fernanda Rodrigues, da primeira turma do curso de Gestão em Negócios Globais ou BBA in Managment, da instituição, já é um destaque no meio empresarial. Antes mesmo de terminar a graduação, Fernanda já é sócia de duas startups e fundadora e integrante de movimentos de apoio às mulheres. A jovem afirma que o fato de a SKEMA oferecer a dupla graduação, a possibilidade de viver em outros países e ter a proposta de um curso superior inovador e globalizado fizeram a diferença na escolha. “Identifiquei uma oportunidade de finalizar uma graduação de peso em uma ótima escola e poder usar esse conhecimento e networking global para os meus negócios”, destaca.
Fernanda revela também o suporte que é oferecido pela instituição. “Não conheço nenhuma faculdade que desenvolve esse trabalho extraclasse, por fora. É ponto da SKEMA. Os professores são participativos e viram nossos amigos, além de maiores incentivadores”, elogia.
A SKEMA é uma das primeiras instituições compreensivas que criou novas escolas que vão além do jeito tradicional de ensino de negócios. O modo de ensino, por meio dos programas híbridos, inteligência aumentada e novas capacidades dentro de currículos inovadores, oferece aos estudantes a chance de moldar suas carreiras e criar suas realidades. “O trabalho de desenvolvimento de habilidades é realizado com os alunos desde o primeiro semestre. Aqui na SKEMA, nós chamamos de go to Market. Nós identificamos o que o mercado demanda e quais são as competências do momento, em paralelo, desenhamos o perfil do aluno, identificamos os gaps que ele tem e vamos desenvolvendo suas habilidades e posicionamento durante o ano. E ainda os ajudamos a decidir quais posições de mercado na área industrio-setor eles vão querer seguir”, explica Ana Cristina.
Ela ressalta também o ensino de linguagens novas e a experienciação de reais problemas do mercado. “A alfabetização em termos de codificação é uma das demandas do mercado no momento, por isso nossos alunos da graduação já trabalham essa codificação desde o primeiro semestre para saberem fazer análises, replicar, alterar e construir relatórios usando Pyton e Linguagem R, por exemplo. Além de termos projetos multidisciplinares nos quais trazemos desafios das empresas para dentro da SKEMA e os alunos realizam o trabalho como uma consultoria de mercado.”
Uma das propostas da SKEMA é que os estudantes sejam os autores de suas mudanças para que eles se encaixem no ambiente em que estudam, e para guiá-los em seus passos na carreira e na sua jornada pessoal. “Acreditamos que o ensino não deve ser restrito às disciplinas de negócios, o leque de habilidades-chave está expandindo em resposta da complexidade e tecnologia das organizações e, mais, dos requerimentos dos ambientes, inteligência aumentada, conhecimentos legais, assim como inovação, criatividade e design.” Fernanda afirma ficar encantada com esse lado mais humano que a instituição busca desenvolver. “Eles valorizam o lado humano e eu acho isso o máximo, pois cada um tem a sua trajetória de vida e prioridades. A escola me ajudou a perceber que abraçar oportunidades tem a ver mais sobre dizer não para oportunidades boas, para dizer sim para uma ótima”, enfatiza Fernanda.
BBA
O programa de graduação em Gestão em Negócios Globais (BBA in Global Management) é voltado para preparar jovens e profissionais para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais competitivo e global. O curso tem duração de quatro anos e as aulas acontecem por, no mínimo, um ano em Belo Horizonte. Depois o aluno tem a possibilidade de estudar um ou dois anos no exterior, o que permite a ele obter a dupla diplomação. Além disso, também oferece uma aceleradora de startups dentro da própria escola, a SKEMA Ventures. Isso tudo garante uma ampliação da experiência, tanto acadêmica quanto profissional e de vida para um aluno de graduação, inédita no Brasil. O curso é reconhecido pelo MEC, Ministério da Educação na França e pelo estado da Carolina do Norte nos Estados Unidos. Esta é a última semana para se inscrever no campus Belo Horizonte da SKEMA Business School. As inscrições devem ser feitas pelo site.
Inscreva-se aqui
SOBRE A SKEMA:
A SKEMA Business School é uma escola de negócios glocal, sem fins lucrativos, que oferece mais de 70 programas com unidades na França, Estados Unidos, China, Brasil e África do Sul. Seu modelo de educação é voltado para uma economia globalizada, para o mundo digital e uma sociedade sustentável e humanista. No Brasil, está localizada em Belo Horizonte, e faz parte do ecossistema de inovação de Minas Gerais, despontando como uma das principais instituições nas áreas de Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, e como pré-aceleradora de startups com a SKEMA Ventures.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário