Brasil,

Serviço de conciliação do mercado imobiliário adota formato virtual

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Taiane Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Atendimento no Papre Imobiliário, oferecido pela CMI/Secovi-MG em parceria com TJMG, está sendo realizado por videoconferência a partir desta semana

Litígios que envolvam inadimplência em condomínio, aluguel, contrato de compra e venda de imóveis e demais relacionados às atividades de empresas do mercado imobiliário podem ser resolvidos, de forma pré-processual, por meio de videoconferência. O Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre) Imobiliário, serviço de conciliação oferecido pela CMI/Secovi-MG em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), retomou as atividades, nesta semana, de forma virtual.

As conciliações são realizadas exclusivamente on-line (na plataforma Zoom). Em função de o atendimento ter sido interrompido devido à pandemia de Covid-19, há uma demanda de conciliações pendentes. Por isso, nesse início, uma checagem das solicitações está sendo realizada para que, assim que forem solucionadas, novas marcações possam ser solicitadas.

O Papre Imobiliário oferece uma alternativa de conciliação em ações relativas ao mercado imobiliário. Com o atendimento virtual, em cada processo, os envolvidos recebem por e-mail ou WhatsApp uma carta-convite para a audiência de conciliação e têm prazo de cinco dias para aceitar ou não a proposta. Para garantir segurança e veracidade das informações, medidas foram adotadas, como, por exemplo, a obrigatoriedade de apresentação do RG na audiência virtual. As sessões são conduzidas por um conciliador ou mediador capacitado e os documentos apresentados pelas partes e procuradores serão encaminhados para inserção no Sistema de Mediação (Sime) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

“Estamos felizes com a reabertura do Papre, uma conquista do mercado imobiliário que agora, na versão on-line, pode atender a demanda reprimida e, em breve, receber novas solicitações”, declara a presidente da CMI/Secovi-MG, Cássia Ximenes. Ela destaca a importância do serviço como uma forma de agilizar a solução de conflitos, principalmente neste período de isolamento social. “Agradecemos a parceria com o TJMG nessa nova fase de mudança comportamental, em que temos que nos adequar.”

Todos os acordos obtidos por meio da conciliação têm força de decisão judicial, uma vez que são homologados pelo juiz Clayton Rosa de Resende, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), ao qual o Papre Imobiliário é vinculado. Acreditando nesse instrumento como uma grande ferramenta para evitar os processos judiciais, a CMI/Secovi-MG mantém a iniciativa pioneira no Brasil, que visa a desjudiciliação dos inúmeros conflitos que afligem imobiliárias e clientes, que veem seus processos —muitas vezes, aparentemente simples— se arrastarem anos na Justiça comum. “Acreditamos que o acordo prévio, a conversa, a conciliação e a mediação são o caminho para a solução de qualquer conflito no mercado imobiliário”, destaca Cássia. Assim que as demandas pendentes forem solucionadas, os associados à CMI/Secovi-MG poderão acessar o site da entidade www.secovimg.com.br e enviar a solicitação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar