Série online “Amor de Bicho” chega ao UOL Play

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiola Barbosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Série online “Amor de Bicho” chega ao UOL Play

Em 10 episódios, produção conta com as participações da ativista da causa animal Alessandra Luglio, do paraquedista Gui Pádua, de Roched Seba e muito mais

A relação sincera de amor, troca e respeito. Uma conexão de descobertas, emoções e transformações. “Amor de Bicho” é a nova produção online do canal MOV e chega com exclusividade ao UOL Play, revelando histórias surpreendentes e únicas entre humanos e animais. Em 10 episódios, a série documental apresenta personagens da vida real e mergulha nesse convívio cheio de afetos e sentimentos, que envolve pessoas, bichos e meio ambiente. Com criação, direção e roteiro de Mônica Prinzac, “Amor de Bicho” é uma produção da Duplamente Filmes e da Solavanco Produções, em parceria com a MOV.

Nove vídeos já estão disponíveis na plataforma de streaming – que pode ser acessada via web e aplicativos disponíveis para Android e iOS - e, nesta sexta, dia 14, estreia o episódio inédito no Santuário Vale da Rainha, em Camanducaia, Minas Gerais. Patricia e Vitor resgatam animais descartados da indústria alimentícia e cuidam deles como seres que ainda tem tanto a ensinar. Ao todo, são mais de 100 bichos. “A trajetória do Santuário começou antes mesmo que eu tivesse a consciência dela. Realizamos que isso poderia ser realmente um espaço para beneficiar todos esses seres. Então, surge o conceito mestres animais no meu coração”, explica Patricia.

Em outro episódio, é o paraquedista Gui Pádua que mostra sua parceria com bichos. Apaixonado por animais e pela natureza, o atleta criou um santuário em Minas, na cidade de Cássia, onde vive com 30 cavalos, 18 cachorros, gatos, vacas, patos, porquinho e Caramelo, um ganso órfão. Seu objetivo é ensiná-lo a voar e, depois, terem a experiência juntos, enquanto Gui usa seu ultraleve. “Vou soltá-lo para ver se ele vem atrás. Poder dividir isso com o bicho, lado a lado, é um sonho”, comenta, animado com a relação de parceria que tem com Caramelo, resgatado por ele quando tinha 20 dias. O mineiro ainda reforça: “Como cuidar de um animal. Como ser feliz com um animal. Como plantar uma árvore. Tem que botar criança para mexer na terra. Isso é o que está faltando para a sociedade”.

A cachorrinha cadeirante Olivia e sua tutora, Flávia Panella, também são destaques na série. Flávia compartilha as experiências da pet em um perfil online e, com as postagens, criou uma rede de solidariedade com pessoas que cuidam de animais com deficiências: “Vi que poderia ajudar outros animais a ter qualidade de vida e a incentivar mais adoções. Recebo doações e repasso para quem precisa. Seja cadeirinha de rodas, colete para fazer esteira aquática”.

“Amor de Bicho” conta com mais relações inspiradoras entre animais e humanos, como a da ativista da causa, a nutricionista Alessandra Luglio, que virou vegana e acredita que só a conscientização das pessoas em relação aos bichos pode transformar o planeta. Outro amigo dos animais é Roched Seba, fundador do Instituto Vida Livre, que devolve a liberdade para animais silvestres impactados por perigos urbanos. Ao todo, mais de 8.500 bichos já foram resgatados, cuidados e reabilitados no Rio de Janeiro.

Cavalos, cachorros, papagaios, gatos, porcos, vacas e muito mais. “Amor de Bicho” traz experiências inspiradoras que mostram como a presença de animais na vida dos humanos pode mudar desde a rotina até sua forma de pensar e agir. “Estamos vivendo um momento onde a reconexão com os outros seres não humanos se tornou urgente. Precisamos olhar para os bichos - todos eles - e também para as plantas como habitantes do mesmo planeta. A série é um chamado de reconexão com a natureza, da qual andamos esquecidos de fazer parte. Falar de bichos é falar da gente, do meio ambiente e de toda a vida”, explica Mônica Prinzac.

PERSONAGENS DE “AMOR DE BICHO”

Marcia, Moby, Bebel e Bidu – Márcia é uma apaixonada por cães. Com a ajuda deles, conseguiu superar algumas fases dolorosas da vida. A perda do primeiro marido e a solidão que veio com sua ausência foram amenizados por Moby e Bebel, duas cadelas que tinham sido adotadas pelo casal.

Roched e Instituto Vida Livre – Roched, fundador do Instituto Vida Livre, sozinho já resgatou, cuidou, reabilitou e libertou mais de 8.500 animais silvestres na cidade do Rio Janeiro. @institutovidalivre

Fernando e Agamenon – Psicólogo e equoterapeuta, Fernando, com a parceria de seus cavalos, ajudou o menino Kauan a superar as suas deficiências, a aprender a caminhar e a confiar em si mesmo.

Guilherme e Abigail – Apaixonado por bichos desde a infância, Guilherme hoje vive com sua mini pig de 70 quilos que o ajudou a superar uma depressão e a lidar melhor com preconceitos.

Jonas, Trevor e Zuca – Jonas ficou cego na adolescência e passou a aceitar melhor a sua condição a partir do convívio com seu cão guia que até aprendeu a velejar para acompanhá-lo.

Ale e Pequi - Ativista da causa animal, por amor a eles tornou-se vegana e acredita que só a conscientização das pessoas em relação aos animais como seres sencientes pode mudar o mundo.

Nina e Trevo – Uma menina de 13 anos que ensina voo livre ao seu papagaio e sonha com um mundo onde todos os seres serão respeitados.

Flávia e Olivia – Ela adotou Olivia, uma cadela abandonada e paraplégica de nove anos. Essa experiência a fez criar uma rede de solidariedade com outras pessoas que cuidam de animais com deficiências. Flávia é um exemplo da incrível capacidade humana de cuidar do outro.

Gui Pádua e Caramelo – O paraquedista Gui criou e cuida de um santuário animal onde mora, em Minas Gerais, na cidade de Cássia, e por lá ele cuida de animais resgatados. Já são 30 cavalos, 18 cachorros, gatos, patos, porquinho, todos vivendo em perfeita. Gui resgatou o Caramelo, um ganso órfão, e sonha em ensiná-lo a voar. Um dia voarão juntos em seu ultraleve. @guipadua

Patricia e Santuário Vale da Rainha – resgata animais descartados da indústria alimentícia e cuida deles como seres que ainda tem tanto a nos ensinar. Ela vive e cuida do Santuário Vale da Rainha com mais de 100 animais.

FICHA TÉCNICA
Direção e roteiro: Mônica Prinzac
Produção executiva: Nathalie Felippe
Direção de fotografia: Manuel Águas
Edição: Rita Carvana
Consultoria veterinária: Rita Ericson
Colaboração de roteiro: Mariana Lopes Muniz
Pesquisa: Carolina Senra e Catharina Felix

SOBRE MÔNICA PRINZAC

Mônica Prinzac é roteirista e diretora. Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Puc Rio, desenvolve uma pesquisa sobre narrativas interespécies (humano e animal). Criadora, diretora e roteirista da série “Amor de Bicho”.

Com experiência na realização de documentários, filmes institucionais e de conteúdo audiovisual para teatro, exposições e shows, está à frente da Duplamente Filmes, onde dirigiu e roteirizou cinco curtas-metragens, dentre eles O PASSEIO, premiado pela USA Network; APEGO, premiado com o segundo lugar no Festival Curta a Sessão; e JURACY, segundo lugar no Festival Mundial do Minuto.

Entre seus trabalhos mais recentes estão a colaboração no roteiro do longa SIMONAL – O FILME (2019), direção Leonardo Domingues, com Isis Valverde e Fabricio Boliveira.