Inovação vai reter vírus em sistemas de ar-condicionado

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Embrapi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Projeto EMBRAPII em desenvolvimento por pesquisadores do Senai Cimatec vai aumentar a proteção coletiva contra a Covid-19 em ambientes fechados

Com a retomada gradual das atividades presenciais ao ambiente de trabalho, aumenta a preocupação em relação ao risco de contágio da Covid-19, principalmente em ambientes fechados onde há maior risco de transmissão do vírus. Diante desta necessidade, a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) está apoiando o projeto da parceria entre as empresas Loygus e Ecoloy para o desenvolvimento de um filtro capaz de dissipar cargas biológicas em ambientes refrigerados.

A inovação está sendo desenvolvida por pesquisadores da Unidade EMBRAPII - Senai Cimatec, referência como centro de pesquisa aplicada, e tem como objetivo criar um protótipo de filtro reutilizável a ser instalado em aparelhos de ar-condicionado para atuar como barreira no fluxo de ar e reter nanopartículas que tenham tamanhos próximos aos de agentes virais. Com a retenção, é possível evitar que estas partículas se espalhem pelo o ambiente por meio da ventilação artificial.

Atualmente, os modelos de ar-condicionado disponíveis no mercado possuem diferentes tipos de filtros, cada um com seu nível de eficiência, mas apenas atuando como barreira mecânica a poeiras ou partículas maiores suspensas no ar.

Segundo a pesquisadora Bruna Machado, do Senai Cimatec, esta solução vai suprir uma demanda da indústria, já que os equipamentos comerciais não retêm nanopartículas com essas características. "Esse projeto terá um grande impacto para evitar a disseminação de diferentes partículas virais, incluindo o SARS-CoV-2 (novo coronavírus), e dessa forma atuar como uma importante barreira para reduzir contaminações em diferentes ambientes e promover maior segurança para as pessoas", afirma. "A nossa parceria permitirá o desenvolvimento de mais uma solução que beneficiará de forma direta a indústria e toda a sociedade."

Outro ponto de destaque do projeto é a facilidade para ser implementado na linha de produção e escalável para os diversos modelos de aparelhos de ar-condicionado já existentes, quesitos fundamentais diante do cenário emergencial de pandemia.

Iniciativas EMBRAPII contra o Coronavírus

A EMBRAPII é uma Organização Social com contrato de gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), Educação (MEC) e Saúde. A instituição adotou uma série de medidas que irão contribuir para o desenvolvimento de projetos emergenciais como este com o objetivo de viabilizar soluções que unam a pesquisa ao setor empresarial. Já são mais de 50 projetos apoiados no combate à pandemia. Tudo de forma rápida, flexível e sem burocracia.