Brasil,

Regras de distanciamento não conseguiram conter queda do nível de isolamento social

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ASCOM
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Em quatro meses de pandemia no Brasil, rigor das medidas de distanciamento nos estados e municípios caiu 31%, enquanto a redução do isolamento foi mais intensa, 52%

O grau de rigor das medidas de distanciamento social adotadas por governos estaduais e municipais para conter a disseminação do novo coronavírus foi reduzido em cerca de um terço durante os primeiros quatro meses de pandemia de Covid-19 no Brasil. Paralelamente, o nível de isolamento da população – aqui entendido como o quanto as pessoas de fato ficam em casa – caiu pela metade no mesmo período. Os dados fazem parte da nota técnica “Covid-19 e Medidas Legais de Distanciamento de Governos Estaduais: Análise Comparativa do Período de Março a Julho de 2020”, divulgada nesta quinta-feira, 30, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Entre os períodos de 23 a 27 de março e 20 a 24 de julho de 2020, por exemplo, a queda no rigor das medidas de distanciamento foi de 31%, enquanto a diminuição nos níveis de isolamento foi de 52%. O grau de rigor é mensurado por meio do índice de medidas legais de distanciamento social (IDS), que abrange ações em seis áreas: suspensão de eventos e atividades de estabelecimentos culturais, esportivos ou religiosos; das atividades de bares, restaurantes e similares; das atividades de outros estabelecimentos comerciais e de serviços, exceto os essenciais; das atividades de estabelecimentos industriais, exceto os essenciais; das aulas; e as restrições ao transporte terrestre, fluvial ou marítimo de passageiros.

De acordo com o autor do estudo e pesquisador do Ipea, Rodrigo Fracalossi de Moraes, de março a julho o nível de engajamento das pessoas quanto ao isolamento social foi diminuindo, mesmo com o rigor das ações de distanciamento social pelos estados e municípios. “Isso aconteceu por vários motivos, entre eles o desgaste das pessoas em se manterem fechadas em casa e até mesmo a busca por alguma renda”, conclui o economista. Entre os 14 estados com maior rigor nas medidas de isolamentos, 12 são das regiões Norte e Nordeste do país.

A pesquisa mostra que medidas rigorosas de distanciamento estiveram correlacionadas com níveis mais altos de isolamento social. Ou seja, o grau de rigor das medidas de fato influencia o quanto as pessoas ficam em casa. No entanto, a associação entre essas variáveis não foi constante: ao longo do tempo, as medidas de distanciamento passaram a ter cada vez menos efeito sobre o comportamento da população, ainda que o número de novos casos e óbitos por Covid-19 aumentasse.

O estudo indica que algumas Unidades da Federação já possuem planos organizados de restrição e de flexibilização, com critérios objetivos, e isso fornece à população mais segurança sobre o que esperar nas hipóteses de aumento ou de redução da quantidade de infectados e de óbitos. São os casos de Rio Grande do Sul e São Paulo, que aguardam avaliações dos números de infectados e óbitos para definir se aliviam ou não as medidas de distanciamento social.

Segundo Moraes, o fato de não haver um protocolo central de atuação no combate à pandemia foi condicionante para que as pessoas não mantivessem o patamar de isolamento do início das medidas restritivas. “Mas ainda há espaço para que sejam definidos protocolos nacionais de contenção da Covid-19”, afirma.

Todos os gráficos utilizados na elaboração do estudo podem der acessados pelo link: https://tinyurl.com/ipeacoronavirus.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar