Legisladores de toda a América Latina se unem em um plano de recuperação econômica verde com cooperação internacional e justiça social

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Veiga
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Nossa América Verde se junta ao Green New Deal Global para por em prática medidas concretas voltadas ao apoio imediato às populações mais impactadas pela emergência climática e a pandemia de Covid-19

Entre as propostas do Plano de Recuperação Econômica com Justiça Social e Ambiental 2020-2030 estão a criação de imposto sobre a riqueza para os mais ricos e a cooperação fiscal entre os países, uma coalizão global do Sul contra paraísos fiscais, renda básica emergencial às famílias vulneráveis durante a crise e a construção de 25 milhões de moradias sustentáveis

Nossa América Verde é um movimento internacional da sociedade civil que, frente à crise econômica, sanitária e ambiental na América Latina, reúne legisladores e outras lideranças políticas e sociais de vários países para colocar em prática na região o Plano de Recuperação Econômica com Justiça Social e Ambiental 2020-2030. Apresentando medidas concretas de mitigação, adaptação e financiamento para o apoio imediato às famílias pobres e trabalhadoras, uma versão preliminar do plano foi divulgada e aberta a consulta pública on-line nesta terça, 7 de julho.

Com reivindicações de renovações urgentes em 14 áreas, o objetivo é aplacar as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, reduzir desigualdades que vêm se tornando ainda mais profundas com a pandemia de Covid-19 e garantir a qualidade de vida da população. A meta é uma transformação produtiva baseada no realismo científico, na cooperação internacional e na justiça social – os três pilares de um programa que valoriza a colaboração acima da concorrência e defende a necessidade de uma estratégia conjunta entre os países da América Latina.

Parte das propostas demanda essa unidade latino-americana para o bem-estar comum, incluindo ações que promovam um novo acordo com o Norte global, a cooperação tributária, o fortalecimento da paz para facilitar a desmilitarização e reduzir os gastos com defesa, uma política de inovação com propósito público, a defesa dos povos nativos e ativistas ambientais e a criação de uma institucionalidade latino-americana ecológica. As demais delineiam um roteiro de mudanças práticas na vida cotidiana: energia sem emissões, cidades justas e sustentáveis, mobilidade e transporte limpo, proteção às famílias e transição laboral justa, soberania alimentar sustentável, conservação e regeneração da biodiversidade e economia circular (reutilização, reciclagem, redução e resíduos).

Cada uma delas é, por sua vez, composta por uma série de projetos pragmáticos e bem definidos, como a criação de imposto sobre a riqueza para os mais ricos e a cooperação fiscal entre os países, um banco latino-americano de desenvolvimento verde, uma coalizão global do Sul contra paraísos fiscais, a redução de gastos militares, uma renda básica emergencial às famílias vulneráveis durante a crise, a construção de 25 milhões de moradias sustentáveis, o investimento em transporte público 100% elétrico e gratuito em cidades com mais de 200 mil habitantes, uma planificação urbana verde e o recondicionamento energético eficiente com conforto térmico para 40 milhões de pessoas, entre outros.

Nossa América Verde já está presente no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Guatemala, com a meta de alcançar muito em breve toda a América Latina. No Brasil, participam do projeto legisladores como o senador Randolfe Rodrigues (Rede) e os deputados Alessandro Molon (PSB), Áurea Carolina (PSOL), Nilto Tatto (PT), Rodrigo Agostinho (PSB), Tereza Nelma (PSDB) Túlio Gadelha (PDT) e Tabata Amaral (PDT), sendo que outros se somarão nas próximas semanas. Além disso, toda a sociedade civil – cientistas, economistas, ativistas, lideranças políticas e sociais de toda a região – está convidada a colaborar com o conteúdo por meio da plataforma on-line em nossaamericaverde.org. A proposta completa também está disponível no site.

“Precisamos, mais do que nunca, de uma forte resposta do Estado para apoiar famílias necessitadas e promover a recuperação econômica. O maior investimento público da nossa história não pode ser usado para um retorno ao passado pré-pandêmico, mas sim para pavimentar o caminho rumo a um futuro mais justo e sustentável”, afirma Rodrigo Echecopar, economista chileno e coordenador geral da iniciativa

“As consequências da pandemia são, infelizmente, apenas um prelúdio ao que a América Latina pode enfrentar se não nos prepararmos urgentemente para responder à emergência climática. Mas como combatê-la quando temos uma crise sanitária e econômica em curso? Devemos começar repensando a arrecadação tributária. Chegou o momento de os grupos mais ricos pagarem mais impostos para financiar as mudanças que necessitamos. Se não for agora, quando será?”, questiona Rodrigo.

“Há poucos dias, líderes de diversos partidos da região assinaram a declaração ‘Juntos por uma resposta para a América Latina e o Caribe’. É um passo na direção correta, e convocamos os líderes a seguir avançando e abrir espaços de diálogo para o acordo de um plano de recuperação econômica conjunto”, completa Rodrigo.

Em tempos de crise sanitária, negacionismo climático e isolacionismo nacionalista, o movimento faz um chamado pela união da América Latina tendo em vista a recuperação verde da região. "Apostamos radicalmente numa retomada econômica baseada na construção coletiva, antirracista e liderada pelos povos e comunidades tradicionais, pela periferia, urbana e rural na preservação da vida e no bem-estar comum", comenta Mariana Belmont, articuladora da iniciativa no Brasil.

"É hora de nossos países entenderem que as políticas públicas precisam ser orientadas pela ciência e que a justiça ambiental requer justiça social e combate ao racismo ambiental. Por isso, nos juntamos ao movimento por um Green New Deal Global e convocamos nossos governos a se comprometer com um futuro justo e sustentável para as próximas gerações", conclui Mariana.

Nossa América Verde

É um movimento da sociedade civil que busca promover um plano de recuperação verde e latino-americano. Para isso, reúne lideranças políticas e sociais e propõe 14 medidas concretas de financiamento e investimento em mitigação e adaptação, para que a América Latina possa enfrentar a crise econômica, sanitária e a emergência climática. Saiba mais em nossaamericaverde.org.