Brasil,

Protocolo de Prevenção à Covid-19 para as Agências de Publicidade já foi aprovado em São Paulo

Sinapro-SP participou da elaboração do documento, organizado pela ABAP e em parceria com o CENP, que orienta sobre os procedimentos para retomada das atividades

Aprovado pela Prefeitura de São Paulo ontem (06/07), o Protocolo de Prevenção à Covid-19 em Agências de Publicidade deverá nortear a retomada das atividades presenciais pelas empresas do setor. O documento, que foi organizado pela ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), em parceria com o CENP (Conselho Executivo das Normas Padrão) e o SINAPRO-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo), é a referência oficial sobre as medidas de proteção que devem ser implantadas pelas agências na capital paulista, e pode ser adotado em outras cidades do estado, desde que respeitadas as regras estabelecidas por cada município.

"A aprovação do protocolo dará segurança às agências de publicidade para a retomada das atividades presenciais tanto sob o aspecto da saúde e segurança da equipe - ao indicar as medidas que deverão ser observadas para se evitar o risco de contaminação - quanto da gestão da operação, dando retaguarda legal para as empresas gerenciarem as relações com os colaboradores no contexto da flexibilização da quarentena", afirma Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo).

Ele destaca que é importante as agências das diversas cidades paulistas verificarem se as prefeituras locais autorizam o protocolo como referência para a atividade local. "Ter um protocolo e segui-lo é uma medida de segurança para todos, mas é fundamental que isso esteja adequado ao entendimento de cada municipalidade", acrescenta Godoy.

O protocolo é resultado de um longo trabalho realizado a várias mãos, com base nas recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e dos governos estadual e municipal, com a participação dos dirigentes e assessores jurídicos das entidades. "Foi um trabalho de dois meses, e que resultou em um protocolo bastante consistente e sólido sob os aspectos jurídico e da segurança das pessoas", conta o presidente do SINAPRO-SP.

"A ABAP dialogou, ao longo dos últimos meses com especialistas de diversos segmentos, e consultou protocolos de agências internacionais e nacionais, para consolidar uma orientação geral ao mercado, respeitando as recomendações das autoridades de saúde e que buscasse assegurar um ambiente seguro para os profissionais da comunicação. Destacamos que a decisão de retomar as atividades físicas é de escolha individual de cada empresa e gestores", destacou o presidente nacional da ABAP, Mario D´Andrea.

"Desenvolvido pela ABAP, este protocolo é essencial para retomada das atividades com a devida atenção à pessoa humana, aos profissionais. Que tudo seja feito com a serenidade que o momento exige. Todo cuidado conta, afinal o inimigo é invisível e sorrateiro", afirmou Caio Barsotti, Presidente do Cenp.

O documento, que pode ser acessado em sua totalidade na versão PDF pelo site http://www.protocolocovid.com.br ou também pelo site do SINAPRO-SP (http://www.sinaprosp.com.br), conta com uma versão em vídeo desenvolvida especialmente para o setor. "Optamos por adaptar o protocolo, que é extenso e técnico, a uma linguagem publicitária, para o fácil entendimento por parte de todos os colaboradores", acrescenta.

O protocolo traz recomendações que vão das exigências de ajustes na estrutura física das agências (adaptação layout, distanciamento, etc.), à higienização dos ambientes, equipamentos e cuidados com a higiene das pessoas (uso e frequência da troca de máscaras, medição diária de temperatura, disponibilidade de álcool em gel), à definição de jornadas (mais curtas ou flexíveis), condutas da operação (almoço em turno, recebimento de prestadores de serviços e fornecedores) até recomendações para o transporte até o trabalho ou nas residências.

Sobre o Sinapro-SP

O Sinapro-SP é o maior sindicato patronal do setor, representando 6.500 agências de propaganda do Estado de São Paulo. Possui cerca de 300 agências filiadas, que contam com uma série de benefícios exclusivos. Possui ainda um departamento jurídico altamente ativo na defesa da atividade e dos interesses coletivos das agências de propaganda. O Sinapro-SP desempenha papel importante na história da propaganda brasileira, sendo protagonista na fundação de entidades importantes para o setor, como a FENAPRO e o CONAR. Também desempenhou papel decisivo na criação e promulgação de leis fundamentais para a atividade, como a 4.680/65 (Lei da Propaganda) e a 12.232/10 (Lei de Licitações de Agências).


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