Brasil é um dos vencedores do Eco-Desafio 2020

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Christiane Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Na 11ª edição de desafio de sustentabilidade promovido pela PepsiCo, em parceria com a Young Americas Business Trust, o Brasil conquistou o pódio com o projetoEco Panplas; prêmio foi de US﹩ 5.000

O Brasil esteve representado no pódio do Eco-Desafio 2020, projeto que está em sua 11ª edição, e que é promovido pela PepsiCo, em parceria com a Young Americas Business Trust (YABT) e a Organização dos Estados Americanos (OEA). A grande final foi realizada de forma virtual dos dias 26 de junho a 2 de julho. O projeto brasileiro Eco Panplas venceu na categoria "Além da Garrafa e da Bolsa" ("Beyond the Bottle and the Bag"). A ideia inovadora do projeto de Felipe Cardoso é criar um sistema produtivo para a descontaminação e a reciclagem a seco de embalagens plásticas contaminadas, sem utilização de água ou geração de resíduos.

O Brasil ainda levou mais dois projetos para as finais: Tropical Packing (na mesma categoria) e Bio 8, na categoria "Reciclagem e uso Pós-Consumo do BOPP". Pela primeira vez, em suas onze edições, o país teve o maior número de inscritos dentre todos os países da América Latina, com um total de 248 equipes cadastradas.

O vencedor brasileiro, CEO e fundador da Eco Panplas, Felipe Cardoso, de São Paulo, contou mais detalhes sobre o projeto. Seu foco foi encontrar soluções sustentáveis para embalagens plásticas contaminadas com produtos que não podem ser facilmente lavados com água; como óleos e tintas. As principais características do processo proposto são a geração de matéria-prima plástica de excelente qualidade e a capacidade de recuperar tanto o plástico quanto o contaminante. "Estou muito feliz de ter ganhado esse prêmio, pois a criação de novas tecnologias depende de recursos e visibilidade, que só são possíveis por meio do apoio de grandes corporações como a PepsiCo. Além disso, a ligação de marcas importantes com soluções inovadoras estimula essa prática, fazendo com que mais brand owners se interessem pelo assunto e apoiem iniciativas como esta", completa Felipe.

O Eco-Desafio tem como objetivo promover o empreendedorismo por meio do empoderamento dos jovens, capazes de contribuir com soluções criativas e de alto impacto para a proteção ambiental. De acordo com Regina Teixeira, Diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo, para chegar a uma economia realmente circular, incentivar projetos que estimulem novas abordagens de desenvolvimento econômico, aliados à visão sustentável, é fundamental. "Estamos muito orgulhosos de o Brasil ter sido representado com um dos vencedores do Eco-Desafio, pois estamos engajados no compromisso de gerar um impacto positivo no planeta. Ao promover desafios como este, estamos em sinergia com nossos ideais enquanto companhia. Como uma das empresas líderes em alimentos e bebidas, reconhecemos o papel significativo que podemos ter ao trabalhar para mudar a maneira como a sociedade produz, usa e descarta seus resíduos", afirma a executiva.

Para Luis A. Viguria, CEO da Young Americas Business Trust (YABT), é primordial que uma líder global do setor privado esteja conectada com jovens empreendedores inovadores nas Américas, que desenvolvem ações concretas para questões de sustentabilidade. "No decorrer de onze anos, PepsiCo, a YABT e a OEA têm testemunhado a inovação e o compromisso dos jovens nesta região e temos recebido a inspiração das soluções por eles desenvolvidas. Antecipamos com satisfação o apoio contínuo a eles também na fase de implementação."

O programa está em vigor desde 2009 e, ao longo de suas dez edições, já recebeu mais de 17 mil propostas de negócios entregues por aproximadamente 23 mil jovens, em mais de 33 países. A iniciativa oferece treinamento e mentoria gratuitos a todos os participantes, prêmios de US﹩ 5.000 para os vencedores de cada categoria, visibilidade internacional durante às finais, entre outros benefícios. Mais informações: http://www.ticamericas.net e http://www.yabt.net. O site da Final Virtual da TIC Americas 2020: http://www.ticamericas.net/finales.

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia, por consumidores de mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2019, a companhia gerou cerca de US﹩ 67 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio variado de alimentos e bebidas, incluindo 23 marcas que geram mais de US﹩ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas. Guiada pela visão de ser líder global no segmento de alimentos e bebidas convenientes, ao "Vencer com Propósito", a PepsiCo declara sua motivação de atuar no mercado de forma sustentável em todos os aspectos relacionados ao seu negócio. No Brasil desde 1953, a empresa conta com marcas reconhecidas como QUAKER®, TODDY®, TODDYNHO®, ELMA CHIPS®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS®, EQLIBRI®, GATORADE®, KERO COCO®, H2OH!® e PEPSI® entre outras.

Sobre a YABT

É uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos que trabalha em cooperação com a Organização dos Estados Americanos (OEA) para promover o desenvolvimento social e econômico dos jovens em todo o mundo. Por meio de treinamento em empreendedorismo e criação de oportunidades para futuros líderes, a comunidade YABT contribui para a realização de objetivos globais, bem como para fortalecer iniciativas de desenvolvimento sustentável lideradas por jovens.

Os programas YABT têm um impacto positivo em aspectos da vida dos jovens. Desde a sua criação, a YABT já beneficiou mais de 100.000 jovens em 75 países por meio de programas e atividades que permitem que os jovens sejam membros produtivos de suas comunidades, abrindo um espaço para que eles possam atuar como parceiros contribuintes para o desenvolvimento de seus países e da região.

Sobre a Organização dos Estados Americanos

A Organização dos Estados Americanos é a organização regional mais antiga do mundo, que remonta à Primeira Conferência Internacional dos Estados Americanos, realizada em Washington, D.C., de outubro de 1889 a abril de 1890.

A Organização foi estabelecida para alcançar entre seus Estados Membros uma ordem de paz e justiça, promover sua solidariedade, fortalecer sua colaboração e defender sua soberania, integridade territorial e independência.

Hoje, a OEA reúne os 35 estados independentes das Américas e constitui o principal fórum político, jurídico e social do governo no Hemisfério. Além disso, concedeu o status de observador permanente a 69 estados, bem como à União Europeia (UE).

A Organização utiliza um foco em quatro frentes para implementar efetivamente seus objetivos essenciais, com base em seus principais pilares: democracia, direitos humanos, segurança e desenvolvimento.