Brasil,

Relatório aponta flexibilidade e resiliência como chave do sucesso em energia e sustentabilidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cléa Stolear
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Estudo da Schneider Electric tem base em pesquisa da GreenBiz Research com 265 profissionais de organizações com receita anual superior a US﹩ 250 milhões

A Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, divulgou seu Relatório de Progresso Corporativo para Energia e Sustentabilidade 2020 . O estudo, conduzido pelo terceiro ano consecutivo, examina como as organizações estão lidando com as oportunidades e os desafios impostos pela transformação digital e a transição energética

O gerenciamento e a descarbonização da energia pelas empresas ganharam relevância, sendo considerados alavancas estratégicas em um ambiente volátil e disruptivo. Esse relatório explora como o gerenciamento de energia se tornou parte crucial de uma estratégia integrada de sustentabilidade, onde os esforços e progressos são acompanhados em tempo real, através da utilização de ferramentas digitais, que transformam dados em informação para tomada de decisão, apoiando de forma significativa o combate às mudanças climáticas.

Gestores de energia estão um passo adiante

Em 2020, líderes empresariais estão reconhecendo o papel dos gerentes de energia em suas organizações. Entre os entrevistados, 87% concordam que a aquisição de energia está aumentando em escopo e complexidade. Isso levou a mudanças no modo este tema é tratado: 56% dos entrevistados agora empregam uma equipe dedicada de gerenciamento de energia. Com um número crescente de diferentes fontes de energia, as organizações precisam de um amplo conhecimento para estabelecer a melhor estratégia, nas busca do equílibrio entre a segurança energética e competitividade de seus negócios

Descobertas do relatório 2020:

• No estudo do ano passado, apenas 29% dos entrevistados citaram o fornecimento estratégico de energia como uma das principais iniciativas para reduzir custos, mas neste ano 46,5% observaram que a volatilidade do momento e dos preços é o maior desafio.

• 60% dos entrevistados consideram energias renováveis "on site" (no local) e "off site" (fora do local) como uma estratégia de compra nos próximos três anos para gerenciar a volatilidade, com 30% dos entrevistados já implantando energias renováveis

• Mais de 46% dos entrevistados estão preparados para responder a futuras inovações em gerenciamento de energia

• De acordo com 84% dos entrevistados, o engajamento dos executivos tomadores de decisão é o fator mais importante para a aprovação e o financiamento de novos programas de energia e sustentabilidade

"O gerenciamento de energia e recursos extrapolou a simples operacionalização do pagamento das contas de serviços públicos, e se tornou uma ferramenta estratégica para as organizações diminuírem seus riscos financeiros e de reputação", afirma Bill Brewer, vice-presidente de serviços globais de energia e sustentabilidade da Schneider Electric. "O cenário está evoluindo rapidamente, e, se as empresas quiserem permanecer competitivas, precisarão implementar estratégias que demonstrem compreensão clara de para onde o gerenciamento de energia está caminhando."

Tecnologia digital reduz a complexidade

A enorme quantidade de dados de energia e sustentabilidade disponíveis pode ser complicada de monitorar e difícil de gerenciar. No ano passado, mais empresas investiram em tecnologias digitais para reduzir essa complexidade. O dobro do número de participantes (37%) em relação ao ano passado relatou usar dispositivos de IoT, tais como medidores, sensores e outros dispositivos inteligentes. Investir nessas tecnologias está causando um impacto positivo nas organizações: 63% dos entrevistados que dispõem de soluções digitais relataram ter maior confiança em sua prontidão para inovações no gerenciamento de recursos.

A pesquisa também mostra que as estratégias de gerenciamento de energia e recursos estão evoluindo com base em novas tecnologias de mineração de dados. Do universo entrevistado, 48% disseram estar adaptando seus programas de gerenciamento de dados de energia ou sustentabilidade com base no crescimento de dispositivos conectados, e 24% dizem o mesmo sobre o crescimento da inteligência artificial. Embora 54% dos entrevistados tenham relatado que ainda estão gerenciando seus dados usando planilhas, os benefícios de investir em soluções digitais são claros.

Priorizando mudanças climáticas

Adaptar-se às mudanças climáticas e ao aquecimento global, à descarbonização rápida e outras iniciativas relacionadas ao clima, e atenuar seus impactos, constituem um foco muito maior de operações comerciais. A pesquisa mostrou que as considerações ambientais são um dos principais impulsionadores das iniciativas corporativas de energia e sustentabilidade (51,5%), e a mudança climática é o principal risco para o fornecimento de energia e recursos (58%).

A alta gestão está começando a compreender os riscos e as oportunidades que as mudanças climáticas podem trazer para seus negócios, desenhando estratégias de adaptação e mitigação, reforçando a resiliência e reputação das partes interessadas, criando novos produtos e serviços, e se benefíciando das diferentes formas de investimentos sustentàveis.

Outras estatísticas climáticas relacionadas mostram que:

• A percepção do público é fator determinante para o investimento em energia sustentável, através do reforço de marca/reputação (50%), seguido da vantagem competitiva (47%)

• 70% dos entrevistados deste ano relatam ter estabelecido metas de energia ou sustentabilidade, e as anunciaram publicamente, ante apenas 57% do consultados no relatório de 2019

• 75% dos entrevistados dizem que aumentaram suas metas em relação às estabelecidas anteriormente

• 30% dos CEOs que responderam indicaram concordar firmemente que a resposta de suas organizações às mudanças climáticas será vantajosa para os negócios

O relatório de progresso corporativo de 2020 foi desenvolvido para entender como as grandes organizações consomem energia, gerenciam a demanda de recursos, usam dados e desenvolvem, financiam e executam programas de eficiência e descarbonização.

Foram entrevistados para esse estudo 265 profissionais globais das áreas de energia e sustentabilidade que supervisionam compras, operações e sustentabilidade, desde membros do conselho de organizações a colaboradores individuais. A pesquisa foi conduzida pela GreenBiz Research. As empresas pesquisadas representam 17 segmentos da indústria e registraram uma receita anual mínima de US﹩ 250 milhões.

Para mais informações e para baixar o relatório completo, visite insights.se.com .

Sobre a Schneider Electric

Na Schneider, acreditamos que o acesso à energia e ao mundo digital é um direito humano básico. Empoderamos as pessoas para fazerem mais com menos, garantindo que Life Is On seja realidade em todos os lugares, para todos, em todos os momentos. Fornecemos soluções digitais de energia e automação para mais eficiência e sustentabilidade. Combinamos as mais avançadas tecnologias de energia do mundo, automação em tempo real, software e serviços, com soluções integradas para residências, edifícios, data centers, infraestruturas e indústrias. Estamos empenhados em desvendar as infinitas possibilidades de uma comunidade aberta, global e inovadora, apaixonada por nossos valores de: Propósito, Inclusão e Empoderamento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar