“Dados do Bem” inicia expansão pelo Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Murad
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

-Juiz de Fora (MG) é a primeira cidade fora do Rio de Janeiro a contar com operação do projeto

- Iniciativa já conta com mais de 428 mil downloads e está presente no Rio de Janeiro, Niterói, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias e Nova Iguaçu

A iniciativa de monitoramento epidemiológico, “Dados do Bem”, chega à primeira cidade fora do estado do Rio de Janeiro. O aplicativo já está disponível para os moradores de Juiz de Fora (MG). Liderado pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox Smart Data, o projeto sem fins lucrativos foi criado por médicos, cientistas e engenheiros de dados, e combina inteligência epidemiológica e big data. Os resultados obtidos permitem a criação de mapas de distribuição da Covid-19, identificação de concentração de transmissão e a análise da evolução da imunidade na população. A expansão faz parte da estratégia do projeto que já está em operação no Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Niterói, Duque de Caxias, Macaé e Nova Iguaçu e continua aberto para parceiros que queiram abraçar a iniciativa em outros Estados.

O ponto de partida do “Dados do Bem” é um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS. Nele, o usuário preenche um cadastro e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. A partir dos dados fornecidos pelo usuário, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid—19 poderá ser chamada para a realização de testes imunosorológicos.

De abril até junho, “Dados do Bem” teve um crescimento de 69,46% no número de downloads do aplicativo. No mesmo período, o preenchimento das autoavaliações aumentou 52% e quando o foco são as pessoas que realizaram o teste imunosorológico, em dois meses esse número cresceu 113%. De 28 de abril a 28 de maio, 12.374 pessoas fizeram o exame. Já no período entre 28 de maio e 28 de junho, 26.376 indivíduos foram testados.

Desenvolvido em apenas 20 dias por uma equipe multidisciplinar, o aplicativo foi lançado em abril e, desde então, já conta com mais 428.219 mil downloads e 308.953 autoavaliações. De todas que preencheram o questionário, 48.963 foram testadas até a data de corte deste material, quarta-feira, dia 1/07, e, dessas, 14% (6.830) receberam o resultado positivo para o coronavírus. Essas informações já estão disponíveis em tempo real no próprio aplicativo.

Desde o início da operação no Rio de Janeiro, no dia 28 de abril, os testes vinham sendo realizados em uma tenda modelo localizada na Barra da Tijuca e, à medida em que o projeto foi sendo ampliado através de parcerias com outras cidades e municípios, novos pontos de testagem foram implementados, como os três endereços disponíveis em Niterói no modelo de drive thru e locais em Campos, Macaé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Juiz de Fora a partir do dia 7/07. Depois de dois meses de operação e 24.981 testes realizados, a tenda da Barra da Tijuca encerrou suas atividades nesta quarta-feira, dia 1/07, como já era previsto desde o início do projeto.

“Quando desenvolvemos o “Dados do Bem” já prevíamos que a tenda modelo teria uma vida útil de dois meses. Como o próprio nome explica, o local serviu para testar a operação e facilitar a montagem de novos espaços para o “Dados do Bem” em outras cidades. Agora, a iniciativa segue em expansão e em busca de novos apoiadores. Assim, conseguiremos chegar ao maior número de cidades e municípios no Brasil e ajudar a população e poder público no combate à pandemia”, afirma o CEO da Zoox Smart Data, Rafael de Albuquerque.

Importante ressaltar que o “Dados do Bem” não realiza testagem em massa. A iniciativa integra os dados de risco identificado pela autoavaliação e os resultados de testes sorológicos rápidos aplicados em amostras desta população para realizar análises que permitam entender a disseminação do vírus da área avaliada, fornecendo informações para o combate à epidemia pelo poder público.

Sobre a iniciativa DADOS DO BEM

Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, DADOS DO BEM (www.dadosdobem.com.br) é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. DADOS DO BEM faz parte de uma série de iniciativas de pesquisa do Instituto D´Or, “Ciência IDOR Contra a COVID”, que ainda inclui outras nove frentes de estudo.

Sobre o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino

Fundado em 2010, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o avanço científico, qualificação, disseminação do saber e a inovação na área de saúde.

O IDOR vem desenvolvendo pesquisas de fronteira voltadas tanto para ciência aplicada, ou seja, com impacto clínico direto a curto prazo, quanto para a ciência fundamental, que busca o conhecimento mais profundo sobre os mecanismos biológicos, fisiológicos e patológicos.

A importância de aproximar a ciência básica da clínica foi evidenciada nas pesquisas envolvendo o vírus Zika, nas quais os pesquisadores do IDOR desempenharam um papel fundamental na comprovação da relação entre o vírus e a microcefalia. Os resultados tiveram grande alcance internacional e foram publicados na Science, uma das mais conceituadas revistas científicas da atualidade.

Sobre a Zoox Smart Data

Fundada em 2010 e presente em seis países, a Zoox Smart Data é uma empresa de tecnologia na aplicação de soluções integradas de Analytics, Big Data e Geo Localização que interage, captura, enriquece e entende o comportamento de pessoas, respeitando a privacidade, em espaços físicos, gerando inteligência sobre os dados coletados.