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5 dicas de como se tornar um profissional de mídia online na pandemia

5 dicas de como se tornar um profissional de mídia online na pandemia

Junho é o mês que é comemorado a profissão inovadora

O profissional de mídia online ganha destaque, principalmente, nas agências de marketing digital. Foto: Carlos Muza

Dia 21 de Junho é o dia oficial do profissional de mídia. Foi criada em 1977 pela Central do Outdoor, entidades que reúnem empresas do segmento. A intenção era dar mais visibilidade a este profissional que até então era chamado de contato.

Em 1999, a Câmara dos Deputados reconhecia a data através de uma lei, de lá pra cá, os profissionais antes sem muita visibilidade ganharam um papel central nas estratégias das empresas de comunicação e marketing. Eles são responsáveis pelas estratégias para unir as marcas aos clientes, estudando e analisando o comportamento do público-alvo.

"Devido à aceleração digital que a pandemia nos trouxe, tudo virou on-line e ter um profissional que cruza os dados e através deles monta estratégias para formar, influenciar, e conectar as experiências dos usuários as marcas é um universo muito grande em exponencial", afirma Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda.

O profissional de mídia é responsável por ler o comportamento das pessoas, transformando -os em dados e aplicando estas métricas na venda de um produto ou marca. Por isso, estes profissionais vão além do marketing e da comunicação, criando assim uma alta demanda de mídias dentro das empresas.

Pensando nisso, Leandro Rampazzo, especialista em métricas e criador da Godiva Propaganda, lista 5 dicas para quem quer seguir a carreira de mídia online:

1) Busque o conhecimento

Há diversas maneiras de coletar os dados, o mais importante é o Data Analytics ou análise de dados, e o big data. São áreas que todo o profissional de mídia deve saber e analisar as informações contidas neles. A fim de entender os nichos e públicos alvos. É importante estar sempre atualizado a novas fórmulas e estratégias para se coletar e ler estes dados nestas plataformas listadas.

2) Seja criativo(a)

Não é a propaganda a alma do negócio, mas sim as formas de como ela foi pensada para o seu público. Então, ser criativo e enxergar a oportunidade de inserir naquele nicho algum impacto e alguma influência com certeza trará resultados positivos. Seja em forma de lucro e/ou fortalecimento da imagem do seu cliente.

3) Conheça o seu público-alvo

Conhecer as pessoas que consomem aquele tipo de produto ajuda muito a ler sobre os seus comportamento, e a chegar mais próximo das suas realidades e necessidades. Consequentemente, viralizar neste meio. Do que eles gostam, o que eles procuram, quais são os seus desafios, faixa etária, faixa de renda, vulnerabilidade social, etc. Tudo isso, compõe para uma leitura assertiva sobre os usuários da marca.

4) Crie novas mídias - Acompanhe as novas tecnologias

A tecnologia está ao nosso favor, desde um aplicativo ou uma plataforma para melhorar a conexão da marca com o seu cliente final. Enxergar novas possibilidades e assim preencher as lacunas através de ações são primordiais, então estar atento às mudanças tecnológicas é muito importante.

5) Pense estrategicamente

Esta palavra foi mencionada diversas vezes neste texto, justamente pelo motivo que sem ela nenhuma leitura ou conhecimento podem ser aplicados. Este é o principal trabalho do profissional de mídia. Cruzar dados de comportamento e de consumo com possíveis interações de uma marca ou produto.

Sobre a Godiva Propaganda

Criada em 2013 por Leandro Rampazzo, a Godiva Propaganda oferece a comunicação efetiva entre os seus clientes e consumidores. Rampazzo que tem mais de 20 anos de experiência no mercado traz uma gestão horizontal e que busca a criatividade no dia a dia. É uma agência de comunicação 360°, oferecendo serviços de branding, social media, sites/sistemas, endomarketing, sinalização interna e assessoria. Especializada em franchising, saúde e varejo; Tem como clientes o Hospital Paulista, Minds English School, Porto Seguro, entre outros. Possui a visão inovadora, focada nas frentes: franqueadora x franqueados x agência, em um conceito que abrange toda a estrutura passando a atingir as três frentes de forma assertiva e integrada.


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