Brasil,

Lojas Renner comemora 15 anos como corporação com valorização superior a 4.400%

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Primeira corporação brasileira atingiu mais de 100 mil acionistas com atuação pautada em transparência, pioneirismo, inovação e sustentabilidade.

A Lojas Renner (LREN3), maior varejista de moda do Brasil e com unidades na Argentina e no Uruguai, completa nesta quarta-feira, 1º de julho, 15 anos como corporação e também de listagem no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3. A Companhia foi a primeira no país a operar sob este modelo pulverizado, no qual a totalidade das ações é negociada em bolsa, sem existir nenhum acionista controlador. Neste período, viu seu valor de mercado crescer mais de 4.400%, passando de R$ 900 milhões em 2005 para R$ 33 bilhões atualmente.

Nessa década e meia, o número de acionistas avançou de 800 para 104 mil, com cerca de 100 mil pessoas físicas. Nesse período, já foram distribuídos R$ 3 bilhões em dividendos. Muitos dos investidores são os próprios clientes da empresa. Neste mês de junho, em meio aos desafios impostos pela Covid-19, a Companhia ganhou 11 mil novos acionistas, ante uma média mensal de 5 mil nos períodos anteriores à pandemia.

"Transparência, pioneirismo, inovação e sustentabilidade são os pilares que nos conduziram até aqui e que, aliados à consolidação do nosso processo de transformação digital, irão nos guiar para o futuro, sempre orientados para o encantamento de todos os públicos com os quais nos relacionamos: clientes, colaboradores, fornecedores, comunidades e investidores", afirma o diretor presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio.

A comemoração do 15º aniversário da Companhia como corporação foi feita na manhã desta quarta-feira em evento virtual da B3. "É um orgulho para nós comemorar com a Lojas Renner mais uma etapa da sua jornada com o mercado de capitais brasileiro. São 15 anos de evolução, de eficiência, e, ultimamente, também de resiliência", diz o presidente da B3, Gilson Finkelsztain. Para ele, o conceito de corporation, introduzido no país pela varejista de moda, é "um marco importante em relação à governança e à boa gestão, que privilegia a transparência e a liquidez aos investidores minoritários".

O presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner, José Galló, que ocupava a presidência da Companhia em 2005, destaca que a criação da primeira corporation do Brasil exigiu um imenso trabalho colaborativo. "Na época não havia nenhuma legislação a respeito no país, nenhuma referência. Foi um feito memorável que só foi possível pelo grande interesse da empresa e de diferentes agentes, como a CVM e a B3, em dar continuidade à evolução do mercado de capitais brasileiro", conta.

Trajetória e pioneirismo

A primeira corporação brasileira nasceu quando a americana J.C. Penney decidiu, em 2005, vender o controle da Lojas Renner em uma oferta pulverizada na BM&FBovespa, atual B3. Desde então, a Companhia promoveu várias inovações em seu modelo de governança e avançou de uma rede de 64 lojas para 597 pontos de venda, incluindo, além da marca Renner, as bandeiras Camicado, Youcom e Ashua, com mais de 24 mil colaboradores. Nesse total estão 9 unidades da Renner no Uruguai e 4 na Argentina.

Em 2006, a empresa foi novamente pioneira no Brasil ao lançar o Manual para a Participação de Acionistas em Assembleias, com a finalidade de enviar com antecedência as informações necessárias à tomada de decisão de voto pelos detentores de ações. Graças à iniciativa, o quórum médio das assembleias gerais ordinárias e extraordinárias varia hoje entre 50% e 55%, ante a exigência mínima de 25%.

Em 2018, a Companhia criou a Secretaria de Governança Corporativa, encarregada de desenvolver e propor novas práticas de governança ao Conselho de Administração. No mesmo ano, foi a primeira a apresentar o Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa estabelecido pela instrução normativa 480 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para aferir a adesão das empresas às melhores práticas do mercado, com mais de 96% de adesão.

A transparência e equidade na divulgação de informações aos acionistas são garantidas ainda pela participação dos executivos em diversos encontros presenciais e virtuais com investidores. O Conselho de Administração incentiva a representatividade de gênero e cumpre o compromisso de ter no mínimo 25% de participação feminina. Além disso, sete dos oito integrantes são independentes. A exceção é o presidente do colegiado, José Galló, por ter deixado o cargo de diretor presidente há menos de três anos.

Sustentabilidade e transformação digital

O modelo de governança oferece a base para o futuro dos negócios da Lojas Renner, orientado para a transformação digital, a sustentabilidade e o engajamento dos colaboradores. Entre as iniciativas nessas áreas destaca-se o uso cada vez maior de inteligência artificial para alocação dos produtos nos pontos de venda e de soluções digitais para ampliar a experiência "omnichannel" dos clientes, incluindo novos canais de venda, formas de pagamento e sistemas de entrega e retirada de mercadorias, além de uma comunicação cada vez mais eficiente e personalizada com os consumidores.

No campo da sustentabilidade, a Renner criou em 2018 o selo Re - Moda Responsável e, em 2019, comercializou 46,7 milhões de peças produzidas com matérias-primas e processos menos impactantes ao meio ambiente. O número representou 31% dos volumes vendidos no período e a meta é elevar esse percentual para 80% até o ano que vem, com o empenho das equipes próprias de desenvolvimento de produtos e a evolução do processo de capacitação dos fornecedores.

A iniciativa faz parte dos compromissos públicos assumidos pela Companhia para 2021, que incluem ainda a certificação socioambiental de toda a cadeia nacional e internacional de fornecedores, o suprimento de 75% do seu consumo corporativo de energia a partir de fontes renováveis de baixo impacto e a redução de 20% das emissões de CO2 em relação aos níveis de 2017.

Sobre a Lojas Renner S.A.

Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. foi a primeira corporação brasileira, com 100% das ações negociadas em bolsa, e está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Atua por meio da Renner, que tem moda em diferentes estilos; da Camicado, empresa do segmento de casa e decoração; da Youcom, especializada em moda jovem; e da ASHUA Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 46 a 54. Atualmente, conta com cerca de 600 lojas em operação, considerando todos os seus formatos. A companhia opera ainda com a Realize CFI, que apoia o negócio de varejo, através da oferta e gestão de produtos financeiros.

Sobre a B3

A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil. Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Londres e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar