SEGS Portal Nacional

Veículos

Ônibus elétrico Mercedes-Benz é apresentado ao público no maior evento da mobilidade na América Latina

  • Sexta, 12 Agosto 2022 18:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus 2022
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

- Com pré-lançamento virtual no ano passado, devido à pandemia, chassi eO500U é destaque na Lat.Bus Transpúblico, em São Paulo, onde será lançado oficialmente

- Novidade marca a entrada da Mercedes-Benz na era da eletromobilidade no Brasil
- 100 unidades do novo membro da família O 500 começarão a ser entregues ainda este ano
- Empresa oferece suporte a todos que fazem parte do ecossistema de transporte na transição do diesel para a chegada do ônibus elétrico: clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros
- Lançamento reafirma o compromisso da Mercedes-Benz com a mobilidade sustentável e a descarbonização, seguindo os pilares ESG no Brasil
- Clique aqui e veja o ônibus elétrico em operação

A Mercedes-Benz do Brasil apresenta ao público, nesta semana, o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias que registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País. Com pré-lançamento realizado de forma virtual no ano passado, devido à pandemia, o novo membro da consagrada família O 500 está exposto no estande da marca na Lat.Bus Transpúblico 2022 – Feira Latino-americana do Transporte. Juntamente com a 35ª edição do Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), este é o maior evento da mobilidade no Brasil e na América Latina, que ocorre, entre 9 e 11 de agosto, na São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, na capital paulista.

Além da exposição do chassi eO500U no estande, um ônibus elétrico encarroçado está disponível para demo-drive aos visitantes da Lat.Bus, num circuito criado na área externa do pavilhão da feira.

“Esse é um lançamento muito especial para todos nós, mais um grande marco histórico na notável trajetória de pionerismo e inovação de 65 anos da Empresa no País”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade. Estamos muito orgulhosos e felizes. E é muito bom saber que nosso time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade”.

Suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a chegada da tração elétrica. “Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, diz Roberto Leoncini.

Os concessionários Mercedes-Benz estão treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado aos clientes de ônibus elétricos. A Empresa está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e, agora também, empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.

“Todos, enfim, terão apoio total na transição para o elétrico, com a qualidade e a credibilidade da Mercedes-Benz e com expertise local e global da Daimler Buses”, destaca Roberto Leoncini. “Aliás, nós já criamos uma equipe de eMobility que vai centralizar todas as ações ligadas a esse novo produto e segmento de mercado. As empresas Enel X, Engie, Raízen, VG Mobility e WEG, por exemplo, já estão com a Mercedes-Benz na implantação da infraestrutura de recarga e no fornecimento de energia elétrica para atender nossos clientes. Agradeço aos parceiros por estarem conosco nessa jornada, afinal, ninguém faz nada sozinho. É muito bom contar neste projeto com a experiência e competência de empresas especializadas”.

A linha de produção de chassis de ônibus, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com conceitos da Indústria 4.0, está totalmente preparada para o ônibus elétrico, tendo capacidade para atender o mercado interno e as exportações para países da América Latina e Oceania.

“Já temos 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e início de 2023. Com o lançamento do ônibus elétrico, a Mercedes-Benz traz uma contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente. Esses benefícios serão especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que poderão desfrutar de um ar mais limpo”, ressalta Roberto Leoncini. “Isso reafirma o compromisso da nossa marca com a mobilidade sustentável e a descarbonização, seguindo os pilares ESG no Brasil”.

Ônibus elétrico Mercedes-Benz apresenta pacotes modulares de bateria

“Energia é aquilo que nos move diariamente a fim de oferecer o melhor para os nossos clientes”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “No caso do eO500U, que logo estará nas ruas, são dois pacotes de baterias na traseira e até quatro pacotes no teto do ônibus”.

Assim que o motorista aciona o veículo e acelera, a energia sai das baterias e, por meio de cabos, chega a dois motores de tração elétrica no eixo traseiro, um em cada ponta do eixo, junto ao cubo de roda. É este eixo eletrificado que movimenta o ônibus. O sistema também permite regeneração de energia, possibilitando que as baterias sejam recarregadas durante a operação do veículo.

Outra novidade do eO500U é que o ar-condicionado está integrado ao sistema de gestão de energia, garantindo assim, máxima eficiência. A tomada de força do sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in e leva até três horas para a recarga completa.

Um produto brasileiro com muitas vantagens para os clientes

O eO500U foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País, como para a América Latina e outros mercados de exportação. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro tem referência no ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha.

A robustez mecânica do consagrado chassi Mercedes-Benz O 500, linha com mais de 15.000 unidades vendidas na América Latina, garante a qualidade amplamente reconhecida no Brasil e no mercado externo. Isso possibilita que o eO500U ofereça o maior PBT – peso bruto total (21.200 kg) e a maior capacidade de passageiros da categoria (até 83 passageiros na configuração padron).

Outros grandes destaques do veículo são a maior capacidade de armazenamento de energia, até 588 kW/h. A modularidade dos pacotes de baterias assegura uma melhor configuração para cada aplicação.

O eixo dianteiro com suspensão independente resulta em maior raio de giro do veículo e em mais conforto aos passageiros.

Primeiro modelo elétrico da consagrada linha de ônibus O 500

O chassi eO500U é um modelo Padron 4x2 da consagrada linha O 500. Com piso baixo, pode receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Sua autonomia é a maior entre ônibus elétricos no Brasil, em torno de 250 km.

O eO500U vem equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. O trem-de-força traz para o motorista uma experiência nova de condução, ainda mais suave, confortável, além de totalmente silenciosa.

O painel de instrumentos é totalmente novo para se adequar às novas necessidades de controle e traz informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.

Banco Mercedes-Benz

Para apoiar as vendas e facilitar a aquisição dos nossos veículos, o Banco Mercedes-Benz oferece opções de financiamento adequadas às demandas do mercado, como BNDES Finame e CDC. A instituição, maior financiadora de ônibus da marca alemã no país, tem como uma de suas premissas o desenvolvimento contínuo de soluções de financiamento e seguros centrados nas necessidades dos clientes, em parceria com a fábrica e a rede de concessionários.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Dez 12, 2025 Veículos

Motorista brasileiro usa em média 2 aplicativos para…

Dez 12, 2025 Veículos

Haval H6 2026 estreia em MG e MS com upgrades feitos…

Dez 11, 2025 Veículos

Fórmula E mantém certificação ISO 9001, reforçando…

Dez 11, 2025 Veículos

Kawasaki Z H2 é eleita "Moto do Ano" na categoria NAKED…

Dez 11, 2025 Veículos

Audi do Brasil celebra a mobilidade elétrica na…

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Dez 10, 2025 Veículos

TCR Brasil Banco BRB tem "duelo de gerações" em…

Dez 10, 2025 Veículos

Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA

Dez 09, 2025 Veículos

GWM reforça transparência ao consumidor e divulga…

Dez 09, 2025 Veículos

Fórmula E: Porsche investe em gêmeo digital e…

Dez 09, 2025 Veículos

Mercedes-Benz e CaDA revelam o Mercedes-AMG GT3 em…

Dez 08, 2025 Veículos

4 Dicas de manutenção na bicicleta para quem vai…

Dez 08, 2025 Veículos

9 dicas para saber quando fazer um check-up ortopédico…

Dez 08, 2025 Veículos

Bamaq Mercedes-Benz promove experiência exclusiva AMG…

Dez 08, 2025 Veículos

Fiat participa da CCXP 2025 com o Buzzmodel do Pulse…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version