SEGS Portal Nacional

Veículos

A ciência da frenagem de um Stock Car

  • Terça, 22 Março 2022 18:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fras-le & Fremax Motorsport
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Parar um carro de 1.380 kg a 270 km/h exige muito dos freios (Vanderley Soares/P1 Media Relations)

Parar um carro de 1.380 quilos a 270 km/h em poucos segundos não é tarefa simples. Circuito oval de Goiânia proporciona uma das maiores velocidades da temporada - com somente dois pontos de frenagem

Resumo do conteúdo

- Você baixa vídeo explicativo sobre o principal ponto de frenagem do traçado oval de Goiânia, com narração de Ricardo Maurício: baixar via WeTransfer ou via YouTube;

- Largada da primeira corrida acontece às 15h10 deste domingo (20) com transmissão ao vivo de Band, SporTV e várias plataformas digitais

A Stock Car Pro Series realiza a segunda etapa da temporada 2020 neste final de semana no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. E o segundo encontro do ano na principal categoria do automobilismo brasileiro será realizado em altíssima velocidade. Isso porque a pista escolhida será a externa, o circuito oval de 2.695 metros, onde os carros alcançam velocidades próximas dos 270 km/h.

Com três curvas à direita, uma é feita sem necessidade de redução de velocidade, justamente no trecho da junção entre o oval e o circuito misto. Mas duas destas três curvas exigem frenagens fortíssimas que promovem reduções de velocidade superiores a 100 km/h em poucos metros e menos de três segundos.

“Goiânia é um dos melhores circuitos do Brasil, o que torna a prova sempre muito competitiva e acirrada”, destaca André Brezolin, engenheiro de projeto da Fras-le e Fremax, empresas que equipam todos os carros da categoria com pastilhas e discos de freio, respectivamente.

“O clima da cidade, geralmente quente e seco, não costuma ser muito favorável para o resfriamento dos componentes do carro como um todo, principalmente para os freios. Umidade do ar baixa, temperatura ambiente e do asfalto elevadas... tudo isso colabora para ser um dos circuitos mais difíceis para aplicação de freio. Isso sem contar que as velocidades de reta que são altas e isso exige muito mais dos freios”, destaca o engenheiro das fornecedoras oficiais.

Para se ter uma ideia do tamanho da exigência com o sistema de freios, os discos que a Fremax fornece à Stock Car Pro Series suportam uma temperatura de trabalho de até 720ºC, enquanto as pastilhas que a Fras-le entrega a todas as equipes são projetadas para aguentar ainda mais calor: 840ºC sem que haja qualquer perda de eficiência.

Na curva 1 do circuito, os carros se aproximam do ponto de frenagem a cerca de 250 km/h. A frenagem dura cerca de três segundos e o carro percorre 150 metros neste período reduzindo a velocidade em 125 km/h para contornar a primeira curva do traçado. A curva três, chamada de curva zero, que leva à reta principal, exige ainda mais: os carros chegam ao ponto de frenagem, pouco antes da placa de 100 metros da curva, a 265 km/h e pisam com força no freio, fazendo o carro reduzir 165 km/h em cerca de 120 metros e 2,5 segundos, gerando uma força gravitacional de 1,5 G sobre o corpo do piloto.

Na visão de quem pilota e faz parar essas máquinas de 1.380 quilos a velocidades altíssimias, a frenagem no oval de Goiânia tem de ser muito bem executada para que não comprometa a saída das curvas e, consequentemente, a velocidade de reta, tão importante quanto a frenagem neste tipo de circuito. “Por se tratar de um traçado externo, é uma pista onde a gente tenta maximizar a velocidade de reta, buscando um acerto para que o carro evolua bastante nelas. Tendo uma carga de aerodinâmica menor, a gente exige muito mais dos freios, ainda mais em Goiânia que é uma pista quente, que não refrigera tanto os freios e que a gente anda muito no vácuo dos outros carros”, explica Ricardo Maurício, da Eurofarma-RC, tricampeão da Stock Car.

“A reta oposta é a maior reta do autódromo onde a gente chega ao final dela em sexta marcha a 265km/h e faz uma freada muito brusca, aproveitando ao máximo do freio e do freio motor (reduzindo as marchas) para ajudar a parar o carro”, diz o piloto do Chevrolet Cruze #90, o único na história da Stock Car a vencer as duas corridas de uma mesma etapa – feito conquistado em 2021 justamente no circuito oval de Goiânia.

Neste sábado (19) a partir das 14h30, a classificação será transmitida ao vivo por SporTV, pelo YouTube da Stock Car e pelo Motorsport.TV. No domingo (20), todas as plataformas transmitem as duas corridas da categoria a partir das 15h10, além da Band, que também mostra as duas corridas ao vivo.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

2ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
ANEL EXTERNO
Extensão: 2.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 3 (todas à direita)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 1974
Previsão climática: Mínima de 20ºC e Máxima de 32ºC, com 1% de possibilidade de chuva no domingo de acordo com o AccuWeather.
Vencedores em 2021: Ricardo Maurício venceu as duas corridas na etapa do Anel Externo em 2021.

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 12, 2026 Veículos

Jaecoo 7 abre alas do carnaval do Rio e esteia na…

Fev 12, 2026 Veículos

Hyundai CRETA ganha versão Action, de R$ 119.990, que…

Fev 12, 2026 Veículos

Citroën intensifica proximidade com seu público e…

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version