Chevrolet Onix foi o hatch zero km mais procurado em 2021 na pesquisa da Mobiauto. Entre os seminovos, o resultado surpreendeu: Renault Kwid
· Objetivo da pesquisa consistiu em identificar quais modelos zero km e seminovos do segmento de hatches compactos (todos modelos 2021) foram “mais fáceis de vender”, cruzando o número de anúncios com o volume de acessos dos compradores.
· Nos carros zero km, o campeão na relação de cliques versus anúncios foi o Chevrolet Onix; já nos seminovos, o Renault Kwid teve o maior volume relativo de acessos.
O mercado brasileiro de automóveis zero km teve um comportamento atípico em 2021, encolhendo 1% nas vendas de carros de passeio e comerciais leves. Atribuiu-se a esse resultado a falta de alguns modelos compactos zero km, que, em virtude do desabastecimento de semicondutores, foram preteridos nas linhas de montagem. Os respectivos fabricantes enfatizaram a produção de modelos com maior valor agregado, deixando os clientes de modelos mais acessíveis em longas filas de espera. As maiores vítimas foram justamente os hatches compactos.
Por outro lado, os seminovos transformaram-se em coqueluche. O cidadão chegava a uma concessionária com o intuito de adquirir um modelo 1.0 zero km... e ouvia que o prazo de entrega era de 3 ou 4 meses. O que ele fazia? Pesquisava na Mobiauto se havia algum modelo a pronta-entrega. Ou partia para um modelo 2021 seminovo.
A Mobiauto mapeou essa jornada durante todo o ano de 2021 e traz, agora, o resultado de um levantamento exclusivo: quais os modelos desse segmento que foram mais anunciados na plataforma? Quais os mais procurados? No cruzamento entre oferta e demanda, portanto, quais os mais “fáceis de vender”?
Modelos zero km
Start-up do segmento automotivo que mais cresceu no ano passado e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto fez um trabalho meticuloso na análise dos dados a fim de auxiliar na orientação desses clientes, tanto os que compram como aqueles que decidem vender seus hatches. Por acondicionar em sua base centenas de milhares de anúncios, além de milhões de cliques mensais nesses veículos, a empresa oferece um “mapa da mina” para o consumidor brasileiro.
Uma conta é bem simples: quais os três modelos mais anunciados? De acordo com a pesquisa, o Volkswagen Gol foi o campeão de volume de ofertas, com 26,59% de todos os anúncios desse segmento. Em seguida apareceu o Renault Kwid (24,08% dos anúncios), com o Hyundai HB20 na terceira posição (13,31%).
Outra conta muito óbvia: o número de acessos, que revela o interesse direto do comprador. Os três mais expressivos repetiram o pódio anterior: Gol (25,84% dos cliques do segmento), Kwid (24,42%) e HB20 (11,66%).
Na sequência, os analistas verificaram o número de acessos dos internautas em cada um desses anúncios: quanto maior for o número de cliques sobre cada um dos anúncios, igualmente maior será a possibilidade de vendê-lo rapidamente, uma vez que são “mais pessoas” vendo apenas “o seu anúncio”, numa tradução livre do raciocínio.
E aí houve uma mudança drástica nas primeiras posições, mostrando verdadeiramente o interesse do comprador. Nesse cálculo, o campeão passou a ser o Chevrolet Onix (não à toa o modelo zero km mais vendido do país), com 61,21 cliques por anúncio, em uma disputa acirrada com segundo e terceiro colocados: VW Polo (60,03) e uma grande surpresa: Peugeot 208, com 59,79 cliques por anúncio.
“Considerando o desafio de extrair esses cálculos, que mescla oferta e demanda de hatches seminovos no Brasil, diria que é a melhor leitura já feita da jornada de compradores de hatches no Brasil”, comenta o consultor automotivo Sant Clair Castro Jr. CEO da Mobiauto.
Seminovos
Caso optasse por não fica na fila de espera e partisse para a compra de um seminovo, o consumidor encontrou um cenário diferente em relação ao zero km. Os modelos mais anunciados, sempre lembrando que a pesquisa apurou somente modelos 2021, foram: HB20 (25,64% dos anúncios do segmento), Fiat Argo (17,23%) e Onix (15,57%). Quanto aos acessos, os três primeiros colocados: Ford Ka (20,87% dos cliques!!), HB20 (17,3%) e Polo (13,81%). E nos cliques por anúncio de seminovos 2021? Os campeões foram Kwid (18,1 acessos para cada modelo anunciado), Ka (15,37) e Gol (9,19).
De acordo com Castro, esse retrato espelha uma circunstância momentânea de mercado, bem como revela um acesso fora do comum que recaiu sobre modelos fora de linha, como o Ford Ka. “A notícia de que sairia de linha pode ter catapultado os atuais proprietários em verificar os anúncios para checar se havia ou não queda de preços; mas pode ter sido também um fenômeno de alta procura por um modelo que deixou de ser fabricado, sentiu queda nas cotações e se tornou um produto com boa relação custo/benefício”, esclarece.
A MOBIAUTO – Em menos de três anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 5 milhões de acessos mensais. Recentemente a empresa alterou sua composição acionária e passou a contar com o Banco PAN, alavancando um futuro breve repleto de produtos destinados ao crédito na compra de veículos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>