SEGS Portal Nacional

Veículos

Em 5ª marcha: expectativas para o mercado de seminovos e usados em 2022

  • Segunda, 24 Janeiro 2022 10:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Por Gustavo Braga, diretor de comunicação da Carupi*

O ano de 2021 está se encerrando, e ele foi aquecido para o mercado de carros seminovos e usados. Em dez meses, de janeiro a outubro, as vendas aumentaram quase 30% em relação ao mesmo período de 2020. Mas isso são águas passadas. O que esperar de 2022?

Pelo que vejo por aí, 2022 será promissor para o mercado de seminovos. A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) não estima redução nos preços, pelo menos até meados do próximo ano. O principal motivo é o dólar alto, o que impacta a importação de peças e insumos, consequentemente encarecendo os produtos produzidos no país. Isso reflete no valor do veículo para o consumidor final e abre margem para a expansão dos seminovos e usados.

Os carros novos, mesmo os modelos de entrada, estão com valores altos – dificilmente encontrados por menos de R$ 70 mil, o que leva as pessoas a repensarem a compra e buscarem alternativas nas opções de segunda mão, cujo valor, em alguns casos, se aproxima de um novo, por conta da supervalorização do mercado.

Somado a isso, ao menos em São Paulo, o governo ajustou os impostos. A alíquota do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços) aplicado na comercialização em concessionárias e lojistas do setor deve voltar aos patamares originais e baixar – em 2020 apresentou aumento de 200%.

Ademais, ao menos dez montadoras ao longo de 2021 paralisaram suas produções para tentar frear a crise sanitária, e pelo simples fato de a indústria não conseguir absorver a demanda de produção das peças, impactando os novos, que chegaram a ter fila de espera para compra. Essa movimentação não deve se repetir no próximo ano.

O segmento automotivo se recupera da crise, mas mudou de perfil, abrindo espaço para os seminovos, já que, para muitos, o cheirinho de carro novo vai ter que esperar a economia se estabilizar.

* Gustavo Braga, diretor de comunicação da Carupi, startup de tecnologia que facilita o trâmite de compra e venda de automóveis -

Sobre a Carupi

Criada em 2019, a Carupi é uma startup de tecnologia que facilita o trâmite de compra e venda de automóveis de forma segura, sem sair de casa e com preços justos que reinventou a forma de comercializar carros usados e seminovos apresentando uma solução inédita e exclusiva. Com um atendimento 360º, oferece comodidade e facilidade tanto para quem vende como para quem compra, filtrando os interessados, levando o veículo para test drive, dando suporte nos assuntos burocráticos sem que os clientes precisem sair de casa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Mar 31, 2026 Veículos

Com novas opções de motores, Jeep® Commander 2027 chega…

Mar 31, 2026 Veículos

Volkswagen Caminhões e Ônibus exporta mais de 100…

Mar 31, 2026 Veículos

Mercedes-Benz lança novo GLE 450 d 4MATIC AMG Line no…

Mar 30, 2026 Veículos

Stock Car anuncia Terra como novo Media Partner

Mar 30, 2026 Veículos

Nova regra do IPVA muda comportamento dos…

Mar 30, 2026 Veículos

Nova fiscalização do frete deve impulsionar…

Mar 27, 2026 Veículos

Lubrificantes automotivos: entenda o impacto e os…

Mar 27, 2026 Veículos

A evolução do ícone! Novo Jeep® Renegade chega com…

Mar 27, 2026 Veículos

Páscoa na estrada: cuidados com os pneus ganham ainda…

Mar 26, 2026 Veículos

Volkswagen Caminhões e Ônibus está de portas abertas…

Mar 26, 2026 Veículos

Diesel a R$ 7,22 acelera consumo de caixa e desafia…

Mar 26, 2026 Veículos

1º Rally Internacional da Amazônia nasce para integrar…

Mar 25, 2026 Veículos

Ford Maverick Hybrid combina alta eficiência com…

Mar 25, 2026 Veículos

Pirelli Recebe o Prêmio "Fornecedor Do Ano" do Hyundai…

Mar 25, 2026 Veículos

Porsche e GreenV inauguram primeiro hub de recarga…

Mar 24, 2026 Veículos

Vendas de motos crescem quase 10% em fevereiro de 2026

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version