SEGS Portal Nacional

Veículos

Mais de 1 milhão já fizeram primeiro registro veicular pelos canais digitais do Detran.SP

  • Segunda, 20 Dezembro 2021 09:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Detran.SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Veja o passo a passo de como o cidadão pode realizar o serviço, disponível desde maio de 2020 no site da autarquia, do Poupatempo e no aplicativo Poupatempo Digital

Durante a pandemia, que acelerou a digitalização dos serviços do Detran.SP, o cidadão paulista aprendeu que é possível registrar um veículo zero Km na palma da mão. Desde maio de 2020, 1.1 milhão de proprietários de veículos no Estado de São Paulo já realizaram o serviço. De janeiro a novembro deste ano, foram 688.613 novos registros concluídos. Para providenciar a documentação é simples: basta acessar os canais do departamento, Poupatempo ou Aplicativo Poupatempo Digital.

Vale destacar que registrar um veículo zero quilômetro na base de dados do Detran.SP é obrigatório para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) e do emplacamento veicular. O serviço online é uma das 76 opções que estão disponíveis pelos canais digitais do Detran.SP. Entre outros serviços, destacam-se a renovação da CNH, transferência veicular, licenciamento, segunda via da habilitação, consulta de débitos e multas.

“Nosso objetivo é auxiliar aqueles que buscam por praticidade e comodidade de forma simples e rápida. Sem sair de casa. A transformação digital que foi realizada é uma verdadeira revolução. É compromisso do Detran.SP seguir empenhado em trazer um atendimento eficaz e de qualidade, com tecnologia e menos burocracia para os motoristas”, destaca Neto Mascelani, diretor presidente do Detran.SP.

Como fazer pelo portal do Detran.SP

O primeiro passo para a realização do serviço é acessar o portal (www.detran.sp.gov.br). Em seguida, clique em veículos e em Registro de Veículos 0 KM. É importante que o motorista tenha em mãos documentos como RG ou CNH (original e cópia), Comprovante de Residência, Número do chassi do veículo, Nota fiscal do fabricante e Nota fiscal da revendedora.

Com toda a documentação em mãos é a hora de pagar a taxa de primeiro registro. O pagamento é realizado por meio do CPF/CNPJ do proprietário nos bancos conveniados pelo Detran.SP (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal ou nas Lotéricas).

Clicando em faça pelo portal e com o número do chassi e CPF/CNPJ, o proprietário deve digitalizar corretamente toda a documentação necessária, com todos os campos legíveis, sem redimensionamento ou alteração das características dos documentos digitalizados. .

Após o envio dos documentos solicitados, o cidadão pode acompanhar o andamento do processo de registro do veículo, consultando o serviço online “Acompanhamento de serviços de veículos”.

Depois de analisada a documentação, em até três dias será gerada a guia com o valor do IPVA para download e pagamento. Após pagar o IPVA e enviar o comprovante de pagamento, em até três dias, será confirmado o registro do veículo e disponibilizado o código de segurança do CRLV-e para impressão do Licenciamento pelo portal de serviços da Senatran (e) ou download no aplicativo "Carteira Digital de Trânsito - CDT”. O cidadão poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

É importante lembrar que, para concluir o registro do veículo, o proprietário continua com a obrigação de apresentar a documentação completa em uma unidade de atendimento do Detran.SP ou do Poupatempo. As cópias das notas fiscais (do fabricante e de revenda) e o decalque do chassi original ficarão retidos.

Emplacamento

Com o CRLV-e em mãos, o cidadão realiza o emplacamento do veículo em uma empresa credenciada pelo Detran.SP. Pelo portal do departamento, o proprietário escolhe o local que deseja emplacar. O link de acesso é o: https://bit.ly/3DYLbF1.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 13, 2026 Veículos

Guia de como preservar a bateria de carro elétrico e…

Fev 13, 2026 Veículos

Dicas para dirigir com segurança na chuva e alagamentos

Fev 13, 2026 Veículos

Checklist do motorista no Carnaval: pneus em dia evitam…

Fev 12, 2026 Veículos

Jaecoo 7 abre alas do carnaval do Rio e esteia na…

Fev 12, 2026 Veículos

Hyundai CRETA ganha versão Action, de R$ 119.990, que…

Fev 12, 2026 Veículos

Citroën intensifica proximidade com seu público e…

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version