SEGS Portal Nacional

Veículos

Ociosidade do setor logístico: um 'mar' de oportunidades para as logtechs

  • Segunda, 06 Dezembro 2021 10:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Michel Penna
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Com o propósito de superar os gargalos do setor, as startups logísticas trazem inovações e soluções customizadas ao segmento

Ascensão das logtechs no Brasil e casos de sucesso do setor foram destaques de um webinar exclusivo sobre o assunto, promovido pela Intermodal e pela Abralog

O mercado de logtechs não para de crescer: já são quase 300 startups do setor logístico no país, sendo que mais da metade surgiu apenas nos últimos cinco anos. Foi o que disse o presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), Pedro Moreira, durante um webinar exclusivo sobre o assunto - promovido nesta quinta-feira (2/12), pela própria instituição e pela Intermodal (plataforma de negócios completa para os setores logístico, intralogístico, de transporte de cargas e comércio exterior).

“Apesar de jovem, este é um segmento que vem se desenvolvendo constantemente e atraindo muitos investidores, com várias soluções para o setor logístico. E não deve parar por aí, há uma certa unanimidade no mercado de que essas ações com startups devem crescer ainda mais, não só porque a digitalização e o ecossistema de inovação estão se expandindo, mas também porque adquirir uma solução pronta encurta caminhos e proporciona resultados mais rápidos do que desenvolver algo internamente”, disse.

Quem também participou do debate foi o CEO da Unlog, startup que atua na transformação de espaços ociosos de grandes cidades em mini centros de distribuição para apoio logístico, Michele D’Ippolito, que concordou. Para ele, o futuro do setor está cada vez mais próximo e um fator que deve abrir um vasto campo de oportunidades aos players deste mercado é a ociosidade. “Acredito que a grande sacada é aproveitar a ociosidade. Essa é a palavra-chave na Unlog: como reverter ociosidade em produtividade, como reverter um imóvel em um armazém ou como reverter o subsolo da cidade em solução logística (há inúmeros andares vazios de garagens que estão muito predispostos a se tornarem centros logísticos e estamos voltados a entender como explorar este nicho)”, afirmou.

O CEO da HandOver, uma das primeiras empresas de armários inteligentes do Brasil, Nelson Sauer, corroborou e acrescentou outro ponto que considera fundamental para a continuidade do desenvolvimento do mercado de logtechs no país: a inovação. “Vejo a ociosidade como um insumo para esse desenvolvimento. É ela que vai, de fato, permitir que este novo crescimento aconteça. Agora, se pegarmos a tecnologia como ferramenta e lapidarmos tudo isso, conseguimos preencher muito mais dos gargalos que a logística tem. E é sobre isso que estamos falando: usar a tecnologia e a ociosidade a nosso favor. Inovação constante é algo importantíssimo, precisamos pensar sempre nisso. Outro fator essencial é ter o foco sempre no cliente. Esses são os três pontos-chave para o sucesso das logtechs”.

Foi se valendo disso que diversos modelos de negócios do mercado de startups tornaram-se verdadeiros cases de sucesso, lembrou o CEO da DataOcean, plataforma de análise de dados para transportadoras, Marcus Bottaro. “O Airbnb, por exemplo, aproveitou a ociosidade do setor de hospedagens para criar um modelo de negócio que deu muito certo. A mesma coisa com a Uber, que se aproveitou da ociosidade do setor de transporte urbano privado para criar um novo nicho de mercado. E estes são apenas dois exemplos. Por isso, concordo com tudo o que disseram e acrescento mais um item no aspecto tecnologia: a importância dos dados para qualquer negócio. São eles que auxiliam em qualquer tomada de decisão, em qualquer esfera e em qualquer operação. Poucas empresas se dão conta do quanto custa 1% de ociosidade em um negócio e são informações como estas que os dados nos apresentam. Eles nos dizem absolutamente tudo”.

Estas foram somente algumas das diversas oportunidades de negócios tratadas neste bate-papo, mas, segundo Sauer, há inúmeras outras, visto que o setor logístico é gigantesco. “Se avaliarmos apenas a área de armazenamento, em que atuamos mais diretamente com nossas soluções de armários inteligentes, estamos falando de um mercado de R$ 57 bilhões só neste ano. O grande boom recente do e-commerce também ajudou a impulsionar este segmento e as previsões para os próximos anos são ainda maiores do que as que temos visto hoje em dia”, salientou.

Bottaro complementou: “ainda há um espaço tremendo para ser explorado no setor logístico e inúmeros problemas para serem atacados e solucionados. Para nós, as maiores oportunidades estão no setor de transportes e, neste caso, estamos falando de cerca de 147 mil empresas no país. E o que fazemos na DataOcean? Nós simplificamos a análise e as ciências de dados de uma empresa de transportes com o intuito de auxiliá-la a realizar tomadas de decisões de maneira simples, fácil e rápida”.

Papo em Movimento 2021 - Este debate completou o sexto episódio da série Papo em Movimento 2021 - um dos canais de comunicação da Intermodal, que traz entrevistas em vídeo e webinares estratégicos com autoridades, convidados, especialistas e personalidades do setor para debater ideias, ações e compartilhar boas práticas do mercado. Para assistir a este e aos demais episódios, acesse o canal da Intermodal no YouTube - https://cutt.ly/GvVzO5j.

Sobre a Intermodal

A Intermodal, hoje, se transformou em uma plataforma de negócios completa para os setores de logística, intralogística, transporte de cargas e comércio exterior, gerando negócios, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes: digital e físico, sinergicamente. Atualmente, possui uma base de dados qualificada, com mais de 150 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma digital, website, redes sociais e uma plataforma de conteúdos exclusivos, com os quais consegue promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno dos investimentos, com mais foco e assertividade.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets, organizadora e promotora da Intermodal, cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a promotora segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato através do e-mail


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 13, 2026 Veículos

Guia de como preservar a bateria de carro elétrico e…

Fev 13, 2026 Veículos

Dicas para dirigir com segurança na chuva e alagamentos

Fev 13, 2026 Veículos

Checklist do motorista no Carnaval: pneus em dia evitam…

Fev 12, 2026 Veículos

Jaecoo 7 abre alas do carnaval do Rio e esteia na…

Fev 12, 2026 Veículos

Hyundai CRETA ganha versão Action, de R$ 119.990, que…

Fev 12, 2026 Veículos

Citroën intensifica proximidade com seu público e…

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version