SEGS Portal Nacional

Veículos

Inovações e soluções ampliam participação da Cummins no mercado de ônibus

  • Sexta, 24 Setembro 2021 10:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Textofinal de Comunicação Integrada
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Companhia cresce 15 pontos percentuais no primeiro semestre de 2021 e detém 32,4% de marketshare

O desenvolvimento de motores sob medida, o suporte avançado de engenharia para integração em todos os processos de produção, incluindo a contribuição e o know how com o ciclo da operação impulsionaram a Cummins no mercado de ônibus em que registra crescimento de quase 15 pontos percentuais no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. Atualmente a companhia detém 32,4% de marketshare contra 17,9% entre janeiro e junho do ano passado.

Atualmente a Cummins atende ao segmento com sete opções de motores eletrônicos Euro V (ISF 2.8, ISF 3.8, ISB 4.5, ISB 5.9, ISB 6.7, ISL 8.3 e ISL, de 9 litros), de classes Premium, com a vantagem da solução integrada de motores, componentes (turbos, filtros) e sistemas de pós-tratamento, priorizando ampliar o intervalo de manutenção, além de redução do consumo de combustível e níveis de emissões.

De acordo com Fernando Santos, supervisor de Engenharia de Aplicações da Cummins Brasil, a perfeita adequação de nossos produtos para este segmento requer um desenvolvimento sob medida e dedicado para a aplicação, considerando principalmente o ciclo de operação destes veículos no caso do transporte urbano, de embarque e de desembarque. “Neste caso, a resposta do motor precisa ser mais rápida na saída, oferecendo melhor dirigibilidade para o motorista e, consequentemente, mais conforto aos passageiros, isentando ainda o equipamento com aquela sensação de trepidação”, afirma Santos.

Para isso, a companhia oferece a solução de turbocompressor da Cummins Turbo Technologies, o Holset Dual Stage (tecnologia de duplo estagio), desenvolvida 100% pelo time de engenharia brasileiro para aplicações de ônibus urbanos, capaz ainda de suportar altas altitudes acima de 2 mil metros.

Além disso, a tecnologia de dois estágios disponível atualmente na versão ISF 3.8, podendo ainda ser empregada nas outras motorizações da Cummins para o segmento, integra o processo de calibração do motor, mais especificamente na estratégia de injeção de combustível na camara de combustão, reduzindo o desgaste de peças e, consequentemente, contribuindo com a manutenção do veículo.

“As aplicações de ônibus urbano são mais severas que o caminhão, por exemplo. E por isso buscamos melhor resposta do motor no que se refere a torques elevados em rotações mais baixas, ou seja, em carga plena ele atinge as rotações mais altas com mais agilidade, eliminando a variação que tende a provocar maior desgaste de peças rotativas, além de reduzir o aumento da fadiga nos componentes internos do motor, com mais controle da oscilação de pressão”, explica Santos, que reforça o uso de materiais mais nobres nos turbocompressores para estas aplicações.

O suporte técnico no processo de integração do motor e equipamento também é outro grande diferencial da Cummins neste segmento, que atua com as engenharias integradas para oferecer soluções personalizadas, incluindo testes em campo e o trabalho em conjunto para o alinhamento perfeito do motor x máquina. A Cummins traz a vantagem da experiência global nestas aplicações, com os Centros de Desenvolvimento no Brasil e no mundo capazes de realizar simulações para o sistema de arrefecimento e de suportação do motor dedicados ao projeto do cliente.

“Nosso diferencial como fornecedor é trazer a nossa capacidade, a nossa força interna, com predição virtual inclusive de qual será o desempenho do veículo e, dentro deste processo de certificação, dividir o nosso conhecimento de todos os sistemas que interagem com o motor, por meio de ferramentas que auxiliam a correta especificação, e, posteriormente com a execução dos testes para validações”, diz Santos.

Por meio da eletrônica embarcada e dos sensores no veiculo, a Cummins programa relatórios, atestando e comprovando que o veículo está de acordo com o mercado brasileiro e global, contribuindo com as exportações, além de todo o suporte em emissões”, diz Thelma Hayashi, especialista em Vendas da Cummins Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 13, 2026 Veículos

Guia de como preservar a bateria de carro elétrico e…

Fev 13, 2026 Veículos

Dicas para dirigir com segurança na chuva e alagamentos

Fev 13, 2026 Veículos

Checklist do motorista no Carnaval: pneus em dia evitam…

Fev 12, 2026 Veículos

Jaecoo 7 abre alas do carnaval do Rio e esteia na…

Fev 12, 2026 Veículos

Hyundai CRETA ganha versão Action, de R$ 119.990, que…

Fev 12, 2026 Veículos

Citroën intensifica proximidade com seu público e…

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version