SEGS Portal Nacional

Veículos

Brasil pode ser protagonista na transformação do setor para a mobilidade elétrica

  • Sexta, 27 Agosto 2021 12:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Suzuki
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Painel do Siemens Innovation Forum contou com representantes da Daimler e da Volkswagen Caminhões e Ônibus para debater a transformação do mercado brasileiro de veículos

· Indústria ressalta a importância de o Brasil ter uma diretriz

Benefícios da eletrificação têm impacto direto nos grandes centros urbanos e é base para as cidades inteligentes

Um dos maiores mercados de veículos do mundo, o Brasil tem grande potencial de ser protagonista na transformação do setor para a mobilidade elétrica. Mas para não perder essa oportunidade, o país precisa ter diretrizes claras para nortear esse avanço para beneficiar governo, indústria e a sociedade como um todo. Essa foi a conclusão de executivos do mercado automotivo durante o painel “Mobilidade urbana: o futuro é elétrico” que ocorreu nesta quarta-feira, 25, durante o Siemens Innovation Forum.

Tendência em todo o mundo, a eletrificação dos veículos tem crescido no mercado brasileiro, mas a falta de infraestrutura voltada para o carregamento de carros, ônibus e caminhões é um dos principais desafios a ser superado para uma expansão mais rápida do segmento. Incentivos, limites em relação à produção de veículos a combustão e o aproveitamento da matriz energética renovável na transição para a mobilidade elétrica são outros pontos a serem estudados nas medidas voltadas para o setor.

“Seria importante ter uma diretriz de como queremos estar no futuro de modo que a indústria possa se preparar também. Por isso que o governo precisa endereçar esse mercado por meio de marcos regulatórios ou diretrizes sobre como planeja o desenvolvimento da eletromobilidade no país”, comentou Rodrigo Chaves, CTO da Volkswagem Caminhões e Ônibus (VWCO).

“A transformação para a mobilidade elétrica vai acontecer de qualquer maneira, até pelas tendências globais. Mas é importante que tenha uma regulamentação, uma política para ter objetivos claros para iniciativas no segmento como controle de emissões de poluentes”, afirmou Sergio Magalhães, Diretor-Geral de Ônibus América Latina da Daimler, que comparou o cenário interno a outros mercados. “Países da Europa já estão mais à frente e no Brasil ainda não está muito claro como o país quer se portar nesse cenário mundial”, completou.

Os participantes citaram ainda as diversas vantagens geradas pela mobilidade elétrica para o mercado e a sociedade, como: eficiência energética; facilidade de manutenção e custos reduzidos pelo número bem menor de peças do motor; veículos sem ruídos, possibilitando a realização de serviços à noite; e redução na emissão de poluentes na atmosfera. “Além de todos esses benefícios, essa transição vai contribuir ainda para a saúde pública pela melhora do ar nos grandes centros”, apontou Magalhães.

O painel foi moderado pelo Diretor da Unidade de Negócios de Sistema de Distribuição de Energia da Siemens, Fabio Koga.

Base para as cidades inteligentes

A eletromobilidade também foi um dos temas comentados no painel “Cidades Brasileiras Inteligentes, Sustentáveis e Inclusivas”, que foi moderado pelo CEO da área Smart Infrastructure da Siemens, Sergio Jacobsen. Entre os participantes esteve a idealizadora da plataforma Connected Smart Cities & Mobility, Paula Faria, que ressaltou sobre a importância da eletrificação dos veículos para o bem-estar das pessoas nas grandes cidades.

“A qualidade de vida tão almejada nos grandes centros urbanos pode ser alcançada por meio de uma mobilidade inteligente. Essa é uma agenda urgente para as cidades pois tem um impacto direto na vida das pessoas”, afirmou ela, ressaltando a redução nas emissões de poluentes com a transição dos veículos a combustão para os elétricos.

O painel contou com a participação do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, que colocou a eletromobilidade como um dos desafios a serem superados para uma melhor gestão da cidade. “É preciso agregar valor com empresas inovadoras que nos mostrem os caminhos para que no futuro não tenhamos somente ônibus movidos a combustível fóssil circulando por uma cidade”, comentou.

A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável atual e para o futuro, para atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, conectando sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI oferece aos clientes um portfólio abrangente e completo de produtos, sistemas, soluções e serviços de apenas uma fonte, que envolvem desde o ponto de geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, colabora para o progresso de clientes e comunidades, enquanto ajuda a proteger o planeta. A SI cria ambientes que se importam com o planeta. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 71.000 funcionários em todo o mundo.

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 15, 2025 Veículos

Peugeot e Mopar garantem viagem de férias com…

Dez 15, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO realiza Christmas Day em clima de…

Dez 15, 2025 Veículos

Audi Revolut F1 Team é o nome oficial da marca das…

Dez 12, 2025 Veículos

Revisão veicular preventiva contribui para reduzir os…

Dez 12, 2025 Veículos

Motorista brasileiro usa em média 2 aplicativos para…

Dez 12, 2025 Veículos

Haval H6 2026 estreia em MG e MS com upgrades feitos…

Dez 11, 2025 Veículos

Fórmula E mantém certificação ISO 9001, reforçando…

Dez 11, 2025 Veículos

Kawasaki Z H2 é eleita "Moto do Ano" na categoria NAKED…

Dez 11, 2025 Veículos

Audi do Brasil celebra a mobilidade elétrica na…

Dez 10, 2025 Veículos

Fiat Argo atinge 700 mil unidades produzidas no Brasil

Dez 10, 2025 Veículos

TCR Brasil Banco BRB tem "duelo de gerações" em…

Dez 10, 2025 Veículos

Seis motivos para vender seu carro antes de pagar o IPVA

Dez 09, 2025 Veículos

GWM reforça transparência ao consumidor e divulga…

Dez 09, 2025 Veículos

Fórmula E: Porsche investe em gêmeo digital e…

Dez 09, 2025 Veículos

Mercedes-Benz e CaDA revelam o Mercedes-AMG GT3 em…

Dez 08, 2025 Veículos

4 Dicas de manutenção na bicicleta para quem vai…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version