SEGS Portal Nacional

Veículos

As tecnologias vanguardistas na logística dos e-commerces

  • Quinta, 26 Agosto 2021 10:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eliana Martinelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Drones e veículos autônomos estão ganhando espaço nos noticiários – e junto aos consumidores – como novas e revolucionárias formas para fazer as desejadas encomendas chegarem às mãos de seus compradores. São as mais recentes inovações tecnológicas que colocam o segmento de logística entre os setores que estão se reinventando rapidamente, focados na oferta dos melhores serviços para se manterem cada vez mais competitivos.

Em tempos de pandemia, com o e-commerce mostrando cada vez mais a sua força e amplitude, a transformação digital é justamente a principal ferramenta das empresas de logística que querem não só atender bem seus clientes, como expandir seu mercado. Este ano, oito tendências tecnológicas estão dominando a cena e proporcionando mudanças – para muito melhor – dos serviços que poderão ser contratados pelos lojistas virtuais. Alguns já disponíveis, outros com o futuro batendo à porta.

Machine Learning - Um dos principais fatores para o sucesso das empresas logísticas é a capacidade de tomar decisões rápidas quanto à otimização de rotas, gestão, rastreamento de entregas, comunicação entre a cadeia de supply chain e questões que envolvem grande quantidade de dados. Daí a importância do emprego de Machine Learning - tecnologia que usa a Inteligência Artificial para que as máquinas aprendam sozinhas e realizem esses processos de forma autônoma.

Internet das Coisas (IoT) – Ao permitir conectar aparelhos e ferramentas de forma simultânea na internet, a tecnologia de IoT (Internet of Things) acelera e torna eficientes processos como o monitoramento e rastreio de cargas em tempo real, gestão de estoque e o controle sobre a frota de veículos. Também auxilia na segurança da logística ao permitir o uso de sensores nas cargas e sistemas online de monitoramento de jornadas dos motoristas.

Drones – Embora ainda incipiente, o uso de drones tem um grande potencial para mudar o conceito de last mile (última milha), e tem se mostrado sinônimo de economia e acessibilidade para a logística. A tecnologia apresenta benefícios atrativos para transporte de encomendas leves. No Brasil, o primeiro teste feito em Campinas (SP), em 2020, reduziu de 12 para 2 minutos o tempo de entrega de comida. Algumas grandes empresas, como Walmart, Amazon e a rede de pizzaria Domino´s vêm fazendo testes contínuos com eles.

Veículos Autônomos – Apesar dos sistemas GPS, que proporcionam a localização exata de uma carga e a estimativa correta dos prazos de entrega, também permitirem o uso de veículos autônomos, essa tendência ainda está um pouco distante da realidade brasileira pela falta de infraestrutura e legislação. Para a logística, poderiam trazer benefícios como a otimização no controle de estoque e a redução de custos no transporte, que influencia no preço final do produto.

Entrega em poucas horas – A entrega super-rápida de encomendas vai ao encontro dos desejos dos consumidores, mesmo que custe mais caro. É uma das tendências deste ano que está sendo posta em prática por grandes empresas e está se transformando rapidamente em necessidade para o e-commerce. É preciso notar que o modelo é desafiador, e exige mais tecnologia, com uso de softwares de gerenciamento.

Entregas Sustentáveis - a preservação ambiental ganha cada vez mais impulso e espaço entre as empresas, inclusive as de logística de entregas. Neutralizar os impactos causados pela emissão de CO2 nas operações de transporte e delivery já está-se tornando parte essencial na estratégia de gestão e ganharão cada vez mais importância - para benefício do meio ambiente e da própria imagem das companhias. A implementação de metas ambientais; de soluções para compensar antecipadamente as emissões, como doações a projetos de reflorestamento; e a utilização de entregas por veículos que não sejam movidos a combustíveis fósseis como bicicleta ou elétricos, são algumas das ações que estão ganhando corpo entre as principais empresas de transporte no Brasil e no mundo.

Dark Stores – Os locais menores estão ganhando espaços. Localizados em grandes centros urbanos, exclusivos para armazenamento, separação e envio de produtos do e-commerce, eles facilitam a entrega em poucas horas ou até no mesmo dia. Oferecem redução de custos, agilidade na entrega e facilidade na implementação, além de gastos de construção e operacionalização menores, se comparados com o de uma loja física.

Marketplaces com logística própria - Os últimos anos assistiram uma agressiva expansão dos Marketplaces - recente pesquisa da Ebit/Nielsen mostra que ocupam 78% de participação no comércio online B2C (Business to Consumer). A crescente adesão dos vendedores aos Marketplaces fez com que o volume de encomendas transacionadas na plataforma também aumentasse. Como resultado, alguns players passaram a oferecer sua própria logística, com preços e prazos competitivos, e alguns estão comprando players de logística, para otimizar ainda mais o serviço de entrega. Essa é uma tendência que pode ser um risco aos demais players do mercado, pois os vendedores acabam sendo “obrigados” a utilizarem o serviço logístico oferecido pelos Marketplaces.

É muito importante observar as principais tendências logísticas para começar a agir imediatamente. Mas a maior tendência continua sendo a de oferecer o melhor serviço possível. Hoje, isso não significa apenas atingir as expectativas dos clientes e do mercado, mas ultrapassá-las e ir além do esperado. Claro que inovar exige investimento, mas é possível focar no que está ao seu alcance e evoluir aos poucos. Afinal, até a Amazon começou pequena.

*Bruno Noale, vice-presidente Comercial e de Operações e CCO da Mandaê


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 13, 2026 Veículos

Guia de como preservar a bateria de carro elétrico e…

Fev 13, 2026 Veículos

Dicas para dirigir com segurança na chuva e alagamentos

Fev 13, 2026 Veículos

Checklist do motorista no Carnaval: pneus em dia evitam…

Fev 12, 2026 Veículos

Jaecoo 7 abre alas do carnaval do Rio e esteia na…

Fev 12, 2026 Veículos

Hyundai CRETA ganha versão Action, de R$ 119.990, que…

Fev 12, 2026 Veículos

Citroën intensifica proximidade com seu público e…

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version