SEGS Portal Nacional

Veículos

Resposta para gargalos do transporte de cargas brasileiro pode estar nos países desenvolvidos

  • Terça, 20 Julho 2021 18:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Benite
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Foto: Divulgação

Países europeus possuem sincromodalidade como diferencial, e modelo EuroDelta pode ser utilizado como base para melhorar infraestrutura e logística brasileira

O setor rodoviário é responsável pela circulação de cerca de 65% de tudo aquilo que é produzido no Brasil. Porém, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos últimos 20 anos, o país investiu somente 2,18% do Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura, um valor muito aquém se comparado com as demais economias emergentes, que investem entre 4 e 5% do PIB para melhorar a infraestrutura.

A falta de investimento e os desafios impostos pela economia brasileira refletem diretamente no segmento logístico e de transporte. De acordo com o Índice de Performance Logística realizado pelo Banco Mundial e divulgado em 2016, o Brasil possui a classificação “regular” no quesito “Competência e Qualidade dos Serviços Logísticos”, com média de 3,09 num total de 5. Além disso, dentre os 160 países analisados, o País ocupa a 55ª posição.

Segundo Joyce Bessa, head de Gestão Estratégica, Finanças e Pessoas da TransJordano, empresa especializada no Transporte de produtos perigosos: “Os números apresentados no índice mostram que devemos analisar aspectos que precisam ser aprimorados e que é necessário aprender com os líderes do ranking para que o transporte avance em nosso país”.

Sempre nas primeiras posições e considerada como modelo internacional da área, vemos a Alemanha, a qual possui os maiores portos da Europa e abriga mais de 12 mil quilômetros de estradas, com uma infraestrutura de ponta. Seu sistema de sincromodalidade é o diferencial: junto com a Bélgica e a Holanda, os três países são chamados de EuroDelta e aplicam a concepção de todos os modais em um só sistema integrado e sincronizado.

Na Europa, essa ação efetiva da sincromodalidade pode ser vista no porto de Antuérpia, na Bélgica. O segundo maior porto da Europa movimenta mais de 190 milhões de cargas por ano e possui conexões para mais de 800 destinos. São 950 saídas de barcaças fluviais, 220 trens por dia interligando as principais rodovias da Europa e 1000 km de linhas férreas, ainda dentro do porto.

“Esse sistema de multimodalidade é um dos quesitos que precisamos evoluir em comparação aos países desenvolvidos. Hoje, cada modal enxerga o seu próprio negócio, mas se nós conseguíssemos utilizar as diferentes modalidades a nosso favor teríamos uma melhora completa nos diferentes modais do transporte brasileiro”, adiciona, Joyce.

Ainda para a executiva, a infraestrutura brasileira não representa a importância que o modal de transporte de cargas tem para o País. Segundo ela, as rodovias, os portos, as ferrovias e os terminais têm uma estrutura muitas vezes precária e aquém do necessário, além da falta de tecnologia pelo setor como um todo.

“Na Europa, por exemplo, existem diversos sistemas eletrônicos de antecipação de embarques que agilizam o processo e facilitam os negócios. Ainda utilizamos muito papel, o que dificulta e atrasa o transporte das cargas. Apesar de isso estar mudando aos poucos, precisamos aprender cada vez mais com os países desenvolvidos como utilizar a tecnologia a favor das transportadoras”, adiciona Bessa.

Os Estados Unidos são outro bom exemplo. As estradas possuem pontos de apoio para os motoristas nas estradas, com uma estrutura de qualidade. “Esses conglomerados possuem postos de abastecimento e de alimentação, banheiros com chuveiros para motoristas, lugar para descanso e, principalmente, boa segurança. No Brasil, por outro lado, possuímos alguns poucos pontos de parada de qualidade para os profissionais da estrada”, finaliza a executiva.

Sobre Joyce Bessa:

Formada em administração de empresas e pós-graduada em Gestão em Negócios, Joyce Bessa atua como Head de Gestão Estratégica, Finanças & Pessoas na TransJordano, empresa especializada no transporte de combustíveis e como Vice Coordenadora Nacional da Comissão de Jovens Empresários do setor de Transportes – COMJOVEM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 23, 2025 Veículos

Pirelli: Tecnologia Cyber™ Tyre Ganha Reconhecimento…

Dez 23, 2025 Veículos

Ford prepara sua rede para avançar na…

Dez 23, 2025 Veículos

Honda WR-V desponta em buscas dois meses após o…

Dez 22, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo Omoda 4 no último trimestre…

Dez 22, 2025 Veículos

Mercedes-Benz conecta tecnologia e praticidade com…

Dez 22, 2025 Veículos

Haval H6, Tank 300 e Haval Dargo lideram em premiação…

Dez 19, 2025 Veículos

Mercedes-Benz intensifica iniciativas globais de…

Dez 19, 2025 Veículos

Jeep e Mopar reforçam a importância do check-up antes…

Dez 19, 2025 Veículos

Ford apresenta as novidades do Mustang GT3 para 2026

Dez 18, 2025 Veículos

Cuidados Com os Pneus Para Tranquilidade nas Viagens de…

Dez 18, 2025 Veículos

Citroën marca presença em último show da turnê…

Dez 18, 2025 Veículos

Novas tecnologias tornam blindagem automotiva mais leve…

Dez 17, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia campanha Summer Service e amplia…

Dez 17, 2025 Veículos

VWCO NEWS: Empreendedorismo Impulsionado Pelo Delivery…

Dez 17, 2025 Veículos

Hyundai conquista o Prêmio Eco, da Amcham, uma das mais…

Dez 16, 2025 Veículos

Vai pegar a estrada? Então é hora de revisar o carro

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version