SEGS Portal Nacional

Veículos

Dia da Paixão Scania celebra os 64 anos da marca no Brasil

  • Quinta, 01 Julho 2021 11:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Nascimento
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Evento começa hoje e será dividido em três dias; clientes, fãs e convidados especiais participarão de programação especial transmitida pelo Youtube

A Scania vai completar 64 anos de história no país nesta sexta dia 2 de julho. Para comemorar a data, o Dia da Paixão Scania, criado em 2020, traz a partir de hoje (29) conteúdos diversos nas mídias sociais oficiais da fabricante com a presença de executivos da marca, colaboradores, rede de concessionárias, clientes e fãs apaixonados. Além de lives, pelo canal da Scania Brasil no Youtube, hoje e 30 de junho, e com a grande festividade em 2 de julho.

“O Dia da Paixão Scania foi criado para celebrarmos o nosso aniversário. A Scania tem uma história especial de relacionamento com o mercado, que começa com nossos clientes, com o reconhecimento de uma parceria responsável pelo progresso de empresas, motoristas, profissionais do segmento de transporte, que passa de geração para geração consolidando a relação da marca e a evolução das pessoas que, de alguma forma, a ela estão conectadas”, afirma Márcio Furlan, diretor de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Scania no Brasil. “O “sonho pelo Scania” é a realização de ter rentabilidade na operação unido a uma marca que tem o cliente em primeiro lugar desde sempre, inovando e trazendo de forma pioneira soluções cada vez mais sustentáveis à sociedade da qual fazemos parte”, diz Furlan. “A relação da Scania com as pessoas é isso, uma mistura de amor, admiração, força, resultado, inovação, confiança e referência de produtos e soluções que se tornam ícones no mercado.”

A programação do Dia da Paixão Scania 2021 vai trazer rodas de conversas online, abertas ao público, entre profissionais da Scania e clientes, embarcadores, motoristas e parceiros com o objetivo de compartilhar experiências, dicas e tirar dúvidas sobre sustentabilidade, tecnologia, inovação e rentabilidade. “Falaremos também de nossa história, sempre olhando para frente. Celebraremos dois anos de resultados incríveis da Nova Geração de caminhões e apresentaremos o novo Programa de Manutenção Premium Flexível Uptime, com foco na disponibilidade máxima de nossos veículos”, completa o diretor.

Hoje, dia 29 de junho, a estreia do evento terá o tema Paixão por Rentabilidade. A primeira live às 17h30 terá abertura de Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. Dois clientes convidados (G10 Transportes e Tombini) vão contar suas experiências de êxito com frotas de modelos Scania. A segunda live marcará o lançamento do novo Programa de Manutenção Premium Flexível Uptime, as novidades da Control Tower, que promete reduzir em até 30% o tempo de parada nas concessionárias, e a modalidade Pay per Use (pague o que usar), criações inéditas da Scania Brasil. Os convidados serão os clientes EBMAC e Amaggi.

No dia 30 de junho, o encontro virtual será para falar de Paixão por Sustentabilidade. A primeira live terá abertura de Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America. Na conversa, a visão dos veículos a gás por quem usa e recebe seus benefícios: cliente (TransMaroni) e embarcador (Nestlé). Haverá ainda uma participação especial da SOS Mata Atlântica, ONG com a qual a marca tem uma parceria na “Floresta Scania”, em São Paulo. O segundo momento será para falar da cadeia do gás e biometano e seus desafios, com a presença de um cliente Scania (RN Logística), um embarcador e da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás). A Jomed LOG fará uma participação em depoimento por vídeo.

Em 2 de julho, no dia oficial de celebrar o aniversário da fabricante no Brasil, o Dia da Paixão Scania terá duas lives para resgatar alguns dos momentos que marcaram as seis décadas de presença no país. A primeira live às 17h30 vai falar de Memórias e Séries Especiais com um convidado (Blog do Caminhoneiro) e o cliente Transportadora Ravanello. Além de uma conversa sobre Ônibus com a revista AutoBus e um depoimento por vídeo da Gontijo. Na segunda, e última live, às 18h15, Roberto Barral, fãs e clientes apaixonados (Transportes Sarzedo (TSL), Ruy Gobby e Fabricio Borba), vão partilhar histórias vividas com a Scania e seus modelos para encerrar a noite com uma grande comemoração.

Um pouco de história

Desde que chegou da Suécia em 1957, a Scania é reconhecida pela inovação e pioneirismo nos primeiros passos da indústria automotiva nacional até a recente jornada na liderança pela transição a um sistema de transporte mais sustentável. E, de sempre acreditar no potencial do Brasil. Em 2021, teve início o novo ciclo de investimentos de R$ 1,4 bilhão até 2024. Ao longo de seis décadas, dentre diversas novidades, a Scania foi pioneira em trazer para o Brasil: a direção hidráulica (1963), ônibus com motor traseiro (BR115, em 1972), caminhão “cara-chata” (LK 140, em 1974), ônibus articulado (B111 RS, em 1977), freio auxiliar Retarder (1998) e caixa de câmbio automatizada, Opticruise (2001). Além do novo formato de venda de soluções (sistema TMA) e linha a gás (natural e/ou biometano), que chegaram com a revolucionária Nova Geração de caminhões (2019).

Scania lidera nos caminhões pesados no acumulado até maio

Balanço dos primeiros meses do ano comprova o aquecimento do mercado apesar das dificuldades impostas pela pandemia

O balanço dos primeiros meses de 2021 da Scania mostra crescimento de vendas de caminhões, serviços e motores. Apenas o segmento de ônibus continua em queda sofrendo os impactos da demora da vacinação no país. Por outro lado, a comercialização de caminhões a gás continua em alta com a marca se aproximando da meta de 200 unidades vendidas.

“A Scania segue firme na liderança da transição para um sistema de transporte mais sustentável. A nossa jornada de sustentabilidade está acontecendo em um ritmo cada vez mais acelerado. O caminhão a gás, que é o carro-chefe desta transformação no Brasil, já ultrapassou a marca de 150 unidades vendidas. O número de empresas que aderem à solução vem aumentando mês a mês. Já fazem parte deste grupo os principais embarcadores do país”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

No início das vendas do pioneiro produto a gás da Scania, eram os embarcadores que orientavam as empresas que transferem suas cargas a buscar esta solução alternativa ao diesel. Ou seja, as grandes marcas que têm a sustentabilidade como meta e reconhecem a importância de reduzir os impactos das atividades logísticas, contribuindo para as próprias metas relacionadas a ESG (Environmental, Social and Governance). Neste momento, esse cenário vem mudando. São os próprios transportadores que têm busca adotar práticas mais sustentáveis e este movimento passa a se tornar o normal.

“No balanço do ano até aqui, registramos um volume muito forte de encomendas de caminhões. De janeiro a maio, a Scania foi a primeira da categoria dos pesados, sendo líder consecutiva nos meses de março (1.718 unidades), abril (1.532) e maio (1.736). Foram volumes mensais de emplacamentos não atingidos desde 2013, nosso melhor ano de história no país. Além disso, nossa participação subiu de 18,6% para 25,9%, a maior dos últimos três anos. Enquanto o mercado teve alta de 71%, a Scania registrou quase o dobro disto de volume de pesados”, comenta Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. “Fator que comprova a promessa de rentabilidade da Nova Geração de caminhões”, completa. A grande maioria dos segmentos continua aquecido e apenas o transporte de automóveis segue com baixos volumes.

No ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) a Scania tem três modelos: R 450 (2.804 unidades, segundo modelo mais vendido da indústria e participação de 11%), R 540 (1.318) e R 500 (814 unidades).

Já no segmento de caminhões fora de estrada, a Scania projeta que 2021 será o melhor ano da comercialização destes produtos na história da marca no Brasil. A mineração continua muito forte devido aos preços do minério e vai permanecer assim em 2022, puxando esta categoria. Vale reforçar que uma demanda interessante chega dos setores de cana e florestal pelas soluções a gás. Ambos também estão em ritmo aquecido de renovação e ampliação das frotas. Para 2022, a fabricante acredita ser possível ter um ano ainda melhor do que o histórico 2021.

Nos ônibus, que continuam registrando os mais fortes impactos negativos pela pandemia, a expectativa é de uma melhora no último trimestre deste ano em razão da continuidade da vacinação. Destaque para o início da operação do primeiro ônibus a gás (natural e/ou biometano) rodoviário para o fretamento de colaboradores da Gerdau, no Rio Grande do Sul, pela operadora Turis Silva.

Em Serviços, o diretor Marcelo Montanha elenca vários motivos para comemorar. “O ano de 2021 será superior ao exercício de 2020 e se tornará o melhor da história da marca no país”, projeta. “Além disso, celebramos o lançamento do mais completo serviço do Brasil (o Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime que traz a Control Tower e o Pay per Use), criações do nosso time, a marca de 45 mil veículos conectados, o volume recorde de 20 mil programas de manutenção ativos no portfólio e a padronização de 90% da rede, o maior índice já obtido da Scania no Brasil”, conta. Outros importantes resultados do acumulado deste ano: alta de 40% nas vendas de serviços, aumento de 55% na venda de programas de manutenção e que 62% dos veículos novos saíram com um contrato de serviço.

Já a área de motores industriais, marítimos e para geração de energia continua com boas oportunidades de negócios na construção civil, obras de infraestrutura e na retomada do transporte marítimo. Destaque para a demanda muito aquecida por geração de energia e utilização de biometano para determinadas operações.

Sobre a Scania

A Scania é referência mundial em soluções de transporte sustentável e um dos principais fabricantes de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais, marítimos e geração de energia. Com presença em mais de 100 países, conduz a mudança para um sistema transporte e logística sustentável, contando com 50 mil colaboradores ao redor do mundo e linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina, que permitem o intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2020, a receita líquida da Scania alcançou 125,1 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 5,4 bilhões de coroas suecas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 13, 2026 Veículos

Guia de como preservar a bateria de carro elétrico e…

Fev 13, 2026 Veículos

Dicas para dirigir com segurança na chuva e alagamentos

Fev 13, 2026 Veículos

Checklist do motorista no Carnaval: pneus em dia evitam…

Fev 12, 2026 Veículos

Jaecoo 7 abre alas do carnaval do Rio e esteia na…

Fev 12, 2026 Veículos

Hyundai CRETA ganha versão Action, de R$ 119.990, que…

Fev 12, 2026 Veículos

Citroën intensifica proximidade com seu público e…

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version