SEGS Portal Nacional

Veículos

Volkswagen Caminhões e Ônibus entrega primeiro e-Delivery da Ambev

  • Terça, 29 Junho 2021 10:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Volkswagen Caminhões e Ônibus
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

• Veículo compõe lote de 100 unidades que vão entrar em operação até o fim do ano

• Intenção da Ambev é chegar até a 1.600 caminhões elétricos VW em 2025

• Entrega marca conclusão de ciclo de testes de mais de 45 mil km, em que se deixou de emitir 34 toneladas de CO2 e de consumir mais de 10 mil litros de diesel

• Cooperação entre as duas empresas é um marco de inovação da engenharia brasileira

• Com proximidade, alinhamento de valores e parceria, as duas empresas marcam o início da história dos veículos elétricos no Brasil

Nesta segunda-feira, Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO, entregou à Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, as chaves do primeiro caminhão elétrico do lote de cem unidades adquiridas pela cervejaria. Essa é uma iniciativa histórica e pioneira realizada pela Ambev e VWCO, que possibilitará uma frota dessa dimensão de caminhões elétricos circulando pelas ruas do país até o fim de 2021. Os veículos fazem parte do plano da Ambev de ter 1.600 modelos VW com essa tecnologia zero emissões na sua frota parceira até 2025. Este será o primeiro caminhão elétrico Volkswagen a operar nas ruas, não mais como um protótipo. Trata-se de um e-Delivery 14 toneladas 6x2.

Todos os modelos anteriores ainda estavam em fase de desenvolvimento e validação da tecnologia concebida pela montadora. Com a parceria com a Ambev, foram mais de 45 mil quilômetros rodados nesses testes, deixando de emitir mais de 34 toneladas de CO2 e de consumir mais de 10.000 litros de diesel. O ciclo também confirmou um potencial de regenerar cerca de 40% da energia desprendida na frenagem ou mesmo em desacelerações do veículo e, assim, alimentar as baterias.

Para Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, “A jornada de economia de baixo carbono da Ambev teve início há quase 20 anos, com foco na eficiência energética e mudanças da nossa matriz para biomassa e gás natural. De lá para cá, temos um imenso orgulho das nossas conquistas e iniciativas pioneiras para que, do campo ao copo, as nossas metas ambientais ambiciosas sejam alcançadas com rapidez. Desde 2003, já reduzimos 63% das nossas emissões como um todo.”

Rodrigo ressalta ainda que “a logística é parte essencial nessa jornada, com o fomento de uma tecnologia 100% brasileira em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, estamos inovando juntos e criando soluções para compartilhar com todo o mercado e outras empresas.”

O objetivo tanto da Ambev quanto da VWCO é somar forças para viabilizar a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana e criar uma referência em sustentabilidade para o mercado logístico global.

A parceria entre as duas empresas vem de longa data para o desenvolvimento de novas tecnologias e essa sinergia culmina agora com a entrega do primeiro veículo zero emissões 100% desenvolvido pela engenharia nacional, elevando o nível de colaboração e transparência, para que fosse possível criar um modelo de negócio viável ao mercado em geral.

Concebido por um time dedicado de e-Mobility, o e-Delivery foi produzido na fábrica da VW Caminhões e Ônibus em Resende, que recentemente deu início à montagem em série desses modelos elétricos, tornando-se a primeira do país com essa operação em larga escala.

“O que estamos fazendo é histórico. Vamos colocar em operação junto com a Ambev uma frota de cem caminhões elétricos circulando pelas ruas do país até o fim de 2021. Estamos avançando no mesmo ritmo que a tecnologia se desenvolve em economias mais avançadas, como a europeia e a norte-americana, graças ao know-how de nossos engenheiros brasileiros. E não paramos por aí, em breve teremos mais novidades para anunciar sobre todo o ecossistema que criamos para viabilizar a introdução da mobilidade elétrica no Brasil”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Investimentos para mobilidade elétrica

A VWCO investiu cerca de R$ 150 milhões no desenvolvimento e complexo produtivo do e-Delivery. A empresa construiu uma nova área dedicada exclusivamente à eletrificação: o e-Shop. O centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca também passa a abrigar a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil, com diferentes modelos, para dar apoio à toda essa inovação. Todos os colaboradores da empresa receberam uma capacitação específica para atuarem nesse novo cenário.

Além do investimento na aquisição dos veículos, a Ambev está inaugurando mais de 44 usinas solares em todo o Brasil, que, juntamente com outros projetos de energia renovável, vão produzir eletricidade o suficiente para atender 100% dos 93 centros de distribuição da companhia pelo país. Assim, 100% destes caminhões elétricos que prestarem serviço para a Ambev serão alimentados por energia renovável quando a frota estiver completa.

Objetivos maiores

Com a parceria entre Ambev e VW, 1.600 caminhões VW elétricos serão utilizados na distribuição de bebidas até 2025. Isso significa que mais de 1/3 da frota que atende a cervejaria será composta por veículos VW movidos a energia limpa, deixando de emitir mais de 36 mil toneladas de carbono em sua cadeia logística por ano.

Um membro do GRUPO TRATON

Sobre a VW Caminhões e Ônibus

Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a VW Caminhões e Ônibus é uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há mais de 35 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas ou africanas.

Sobre o GRUPO TRATON

A TRATON SE é subsidiária da Volkswagen AG e um dos principais fabricantes mundiais de veículos comerciais com as marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e RIO. Em 2019, as marcas do GRUPO TRATON venderam um total de cerca de 242.000 veículos. Seus produtos incluem veículos comerciais leves, caminhões e ônibus fabricados em 29 locais de produção e montagem em 17 países. A empresa tinha uma força de trabalho de cerca de 82.700 colaboradores em todo o mundo em suas marcas de veículos comerciais, em 31 de dezembro de 2019. O objetivo do grupo é transformar o sistema de transporte através de produtos, serviços e da parceria com seus clientes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Mar 31, 2026 Veículos

Com novas opções de motores, Jeep® Commander 2027 chega…

Mar 31, 2026 Veículos

Volkswagen Caminhões e Ônibus exporta mais de 100…

Mar 31, 2026 Veículos

Mercedes-Benz lança novo GLE 450 d 4MATIC AMG Line no…

Mar 30, 2026 Veículos

Stock Car anuncia Terra como novo Media Partner

Mar 30, 2026 Veículos

Nova regra do IPVA muda comportamento dos…

Mar 30, 2026 Veículos

Nova fiscalização do frete deve impulsionar…

Mar 27, 2026 Veículos

Lubrificantes automotivos: entenda o impacto e os…

Mar 27, 2026 Veículos

A evolução do ícone! Novo Jeep® Renegade chega com…

Mar 27, 2026 Veículos

Páscoa na estrada: cuidados com os pneus ganham ainda…

Mar 26, 2026 Veículos

Volkswagen Caminhões e Ônibus está de portas abertas…

Mar 26, 2026 Veículos

Diesel a R$ 7,22 acelera consumo de caixa e desafia…

Mar 26, 2026 Veículos

1º Rally Internacional da Amazônia nasce para integrar…

Mar 25, 2026 Veículos

Ford Maverick Hybrid combina alta eficiência com…

Mar 25, 2026 Veículos

Pirelli Recebe o Prêmio "Fornecedor Do Ano" do Hyundai…

Mar 25, 2026 Veículos

Porsche e GreenV inauguram primeiro hub de recarga…

Mar 24, 2026 Veículos

Vendas de motos crescem quase 10% em fevereiro de 2026

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version