SEGS Portal Nacional

Veículos

Obras da Linha 17 do Metrô de São Paulo avançam para nova fase

  • Quinta, 10 Junho 2021 09:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allan Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Primeira etapa, que envolve análise de segurança, deve ser concluída em junho

As obras da futura Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, iniciadas em janeiro deste ano, após um longo imbróglio judicial envolvendo outras empresas participantes da licitação, seguem a todo vapor e devem entrar em uma próxima fase já no mês de junho de 2021. O projeto prevê um total de quatro etapas até a conclusão, prevista para o início de 2024. O investimento total deve alcançar R$ 988 milhões de reais, que serão cobertos pelas licitantes.

O Consórcio BYD Skyrail, que venceu a licitação para o fornecimento dos trens e sistemas de energia e telecomunicações, contratou a multinacional de origem alemã TUV Rheinland, já estabelecida no Brasil há muitos anos, para realizar o serviço de integração e certificação global dos sistemas, conforme exigência prevista em edital. Na primeira fase, que teve início em janeiro deste ano, foi apresentado o projeto de sinalização e integração das mais de 300 interfaces que contribuem para o correto funcionamento dos trens.

A Linha 17-Ouro será o segundo monotrilho a operar na cidade e o primeiro projeto do tipo a exigir um serviço de certificação independente. A TÜV Rheinland ficará encarregada de verificar o funcionamento e a segurança, após a integração dos mais de 14 sistemas, entre eles a sinalização, controle de velocidade e aceleração do trem; fornecimento de energia; telecomunicações; aparelhos de mudança de via; comunicação com operadores e centros de controle, entre outros.

Após a conclusão dessa primeira etapa, que deve ocorrer em junho, as empresas discutirão os detalhamentos, que servirão de base para uma terceira fase, envolvendo o projeto preliminar, com testes e fabricação. Por último, será feito o comissionamento, que consiste no conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia para verificar, inspecionar e testar cada elemento físico do empreendimento.

"A auditoria dos principais sistemas na linha será realizada de acordo com o conjunto de normas Europeias EN 50126, que prevê demonstração e especificação de confiabilidade, disponibilidade, manutenção e segurança (RAMS) para aplicações ferroviárias, além dos requisitos de Nível de Integridade da Segurança (Safety Integrity Level) que, em alguns casos, são SIL 4, nível mais estrito estabelecido pelas regulamentações internacionais CENELEC EN 50126, 50128 e 50129 ", detalha Marcos Camelo, gerente regional da área de ferrovias da TÜV Rheinland.

Plano de Expansão

O primeiro trecho do monotrilho, que terá uma extensão de 7,7 km operacionais, interligará a Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Morumbi, com a Linha 5-Lilás do metrô (operada pela ViaMobilidade) na Estação Campo Belo e o Aeroporto de Congonhas, na estação Congonhas.

Outros dois trechos, que devem passar pela comunidade Paraisópolis para se conectar à Linha 4, amarela, do metrô, seguem sem programação definida.

De acordo com Joubert Flores, Diretor de Engenharia da BYD Brasil, essa parceria trará mais segurança aos usuários, que poderão contar com um serviço de mais qualidade e disponibilidade, com a garantia de que as obras seguirão todas as regulamentações e certificações previstas. "Esse é o primeiro projeto da BYD em São Paulo e poder contar com a experiência e reconhecimento da TUV Rheinland certamente nos ajudará em contratos futuros, para os quais pretendemos manter a parceria", destaca Flores.

Para Camelo, essa é uma oportunidade única para que os paulistanos possam contar com um sistema seguro, que ajude a reduzir o tráfego na cidade e sejam acessíveis para todos. "A tendência é que os próximos projetos públicos de infraestrutura já nasçam com a exigência de um serviço de certificação acreditada totalmente independente, que é a única maneira de garantir uma avaliação de qualidade totalmente isenta e que atenda aos requisitos máximos de segurança", acrescenta o executivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 13, 2026 Veículos

Guia de como preservar a bateria de carro elétrico e…

Fev 13, 2026 Veículos

Dicas para dirigir com segurança na chuva e alagamentos

Fev 13, 2026 Veículos

Checklist do motorista no Carnaval: pneus em dia evitam…

Fev 12, 2026 Veículos

Jaecoo 7 abre alas do carnaval do Rio e esteia na…

Fev 12, 2026 Veículos

Hyundai CRETA ganha versão Action, de R$ 119.990, que…

Fev 12, 2026 Veículos

Citroën intensifica proximidade com seu público e…

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version