Recall em dia: segurança para todos
Por Vinicius Melo *
Não importa a cor, a marca ou o modelo. Toda vez que vai comprar um carro o cliente passa pelo processo de pesquisa de preço, condições de pagamento, histórico da marca. Tudo para tentar evitar futuras dores de cabeça. Mesmo assim, às vezes podemos ser surpreendidos por defeitos que não são por mau uso, mas que já vieram de fábrica. E aí, para quem reclamar?
Ao contrário do que se pensa, carros zero-quilômetro também estão suscetíveis a serem convocados para recall. Mesmo adquirindo um veículo novo, é recomendável que se verifique pelo número do Renavan se há alguma pendência. Em geral, os motivos mais frequentes de reparos são: airbag, sistemas elétricos e de combustível, motor e freio.
Há diversas maneiras de se manter informado sobre as campanhas de recall, inclusive por meio de aplicativo de celular. No site do Detran, Senacon, site da montadora e grandes veículos de comunicação as campanhas são divulgadas, já que é lei que sejam publicadas de maneira transparente.
Embora as montadoras não façam alarde e não exista prazo para o cliente levar o carro ao conserto, o recall é uma questão de segurança para todos que transitam, não apenas o motorista. Além disso, não pode ser cobrada do proprietário nenhuma taxa de reparo, mão de obra, independentemente de o carro ter as revisões em dia ou não terem sido realizadas nas concessionárias.
Uma mudança na questão da campanha de recall é o licenciamento. Com a aprovação do Novo Código de Trânsito, nos casos em que um veículo tenha sido convocado para conserto e o proprietário não tenha tomado as providências, o documento anual não será liberado.
Problemas técnicos podem ocorrer, mas a melhor maneira de fazer valer os direitos do consumidor é os conhecendo.
*Vinicius Melo é CEO do Papa Recall
Sobre Papa Recall
Lançado em 2019, o Papa Recall é um aplicativo que informa e alerta os motoristas a respeito de uma importante questão no setor automotivo: o recall. Ele funciona de forma simples: o usuário faz o download em seu smartphone, cadastra seu carro e automaticamente será informado se há recall pendente ou se a montadora fizer o chamamento do modelo e versão do seu automóvel. Dessa forma, a pessoa reduz o risco de acidentes e evita que uma frota significativa de veículos com defeitos de fábrica circule diariamente por ruas e rodovias do país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>