SEGS Portal Nacional

Veículos

Pneus com a tecnologia Michelin Ultraflex podem ajudar a "alimentar o mundo", conclui estudo da Harper Adams

  • Segunda, 17 Mai 2021 08:46
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Brandão
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Estudo da universidade inglesa aponta que máquinas agrícolas que operam com a tecnologia de baixa pressão podem aumentar a produtividade dos agricultores em 4%

Um estudo aprofundado sobre compactação do solo revelou que as máquinas agrícolas que operam com pneus com a tecnologia Michelin Ultraflex, de baixa pressão, podem aumentar a produtividade dos agricultores em 4%. A Harper Adams University - provedora especializada de ensino superior para o setor agrícola e rural – liderou a pesquisa, realizada tanto em seu campus em Newport, como, em conjunto com a Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Paula Misiewicz, PhD AMIAgrE e Professora Sênior em Gestão de Solo e Água da Harper Adams University, explica: “Como os veículos agrícolas ficaram, cada vez mais, pesados ​​nos últimos anos, podendo ter um impacto severo sobre o solo, o objetivo de nossa pesquisa foi encontrar maneiras de aliviar a compactação”.

O estudo em Illinois foi conduzido ao longo de três anos, usando tratores de 290 HP com pneus de baixa pressão, com a tecnologia Michelin Ultraflex, e pneus de pressão convencional em dois tipos de campos.

“Os resultados mostraram, claramente, que os pneus com a tecnologia Michelin Ultraflex podem ajudar os agricultores a reduzir significativamente a compactação do solo, aumentando o seu rendimento em 4% comparado aos pneus convencionais”, afirma Misiewicz.

Já os testes realizados por nove anos na Harper Adams, em Newport, também compararam os dois tipos de pneus, combinando com cultivo de tráfego controlado, juntamente com cultivo zero, cultivo raso e técnicas de cultivo profundo. “Embora tenha havido alguns benefícios no uso de pneus com a tecnologia Michelin Ultraflex, de baixa pressão, em todos os testes, foi nas técnicas de cultivo profundo que eles realmente se destacaram. Novamente, registramos uma melhoria de rendimento de cerca de 4% em comparação aos pneus agrícolas convencionais”, aponta a professora.

Richard Godwin, Professor Visitante da Harper Adams University, afirma: “Embora essa melhoria possa parecer pequena, quando você pensa globalmente, ela ajuda consideravelmente a alimentar o mundo. Muitas pessoas estão preocupadas com a sustentabilidade humana e, se pudéssemos obter esses resultados para muitas culturas diferentes, teríamos um grande impacto na sustentabilidade”.

O estudo também descobriu que, o investimento inicial com a compra dos pneus com a tecnologia radial Michelin Ultraflex, seria amortizado em 12 meses. “Nossa análise descobriu que o período de retorno do investimento é de cerca de um ano. E, de forma eficaz, depois de pagar por seus pneus no primeiro ano, terá recuperado o investimento, podendo ainda usar esses pneus por mais cinco anos ou mais”, acrescenta Godwin.

A tecnologia Ultraflex da Michelin permite que os agricultores operem suas máquinas agrícolas com pressões de pneu mais baixas do que o convencional, protegendo a saúde do solo, ao reduzir a incidência de formação de sulcos e sua compactação. Como resultado, o ar e a água podem penetrar mais facilmente na terra, levando a melhores condições do solo para uma resposta máxima da cultura.

Projetado para cobrir todo o ciclo de cultivo da safra, a linha completa de pneus Ultraflex Technology, disponíveis no Brasil, inclui os pneus MICHELIN AXIOBIB para tratores, pneus MICHELIN CEREXBIB para colheitadeiras, MICHELIN SPRAYBIB para pulverizadores, além de pneus MICHELIN TRAIXBIB para reboques.

Para obter mais informações sobre os pneus agrícolas MICHELIN, visite: https://agricola.michelin.com.br.

A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los a tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega mais de 123.600 pessoas em todo o mundo e dispõe de 71 centros de produção implantados que fabricaram cerca de 170 milhões de pneus em 2020.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 12, 2026 Veículos

Jaecoo 7 abre alas do carnaval do Rio e esteia na…

Fev 12, 2026 Veículos

Hyundai CRETA ganha versão Action, de R$ 119.990, que…

Fev 12, 2026 Veículos

Citroën intensifica proximidade com seu público e…

Fev 11, 2026 Veículos

Vai viajar no Carnaval? O erro que muitos motoristas…

Fev 11, 2026 Veículos

Mercedes-Benz Sprinter lidera o mercado de vans de…

Fev 11, 2026 Veículos

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version